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IMG 20201010 WA0019PONTES disse que não haverá complementação de recursos para bolsas em 2021 - Foto: NEILA ROCHA - ASCOM/MCTIUm contraditório Marcos Pontes visitou a UFRJ na segunda-feira (5). Para a imprensa, discurso de loas às universidades e elogios ao governo pelos investimentos em infraestrutura de pesquisa. Em um encontro mais reservado com dirigentes da instituição, a exposição da dura realidade da Ciência no país gerido por Bolsonaro.
Depois da agenda aberta à cobertura dos jornalistas, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação participou de uma conversa com representantes do Consuni e parte da equipe da reitoria, na sala dos Colegiados Superiores. A questão orçamentária dominou a reunião de quase uma hora. Nela, o ministro informou que o corte de 15% do orçamento previsto para 2021 impactará as bolsas de pesquisa. Até aí, nenhuma novidade. Mas, segundo ele, as complementações conseguidas nos últimos dois anos com o Ministério da Economia, desta vez, estarão fora do radar.
O ex-astronauta Pontes parece não ter voltado do espaço, quando destacou “um Congresso Nacional favorável à Ciência”. Citou como exemplo a tramitação amigável do Projeto de Lei Complementar (PLP 135) que transforma o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em um fundo financeiro, proibindo o contingenciamento dos recursos. O PLP foi aprovado por 71 votos a 1 no Senado e agora depende da Câmara. Só “esqueceu” de mencionar todos os outros projetos que desmontam o serviço público, como a PEC da reforma administrativa.
Não há dúvidas de que o ministro valoriza a pasta que comanda. Mas, egresso do meio militar, não entende como funcionam as universidades, responsáveis pela maior parte da produção científica nacional. Pontes defendeu um ajuste de “linguagem” e “sinergia” entre a pasta e a universidade e expressou o desejo do governo de mais engajamento “no desenvolvimento de inovações para produtos, empregos e empresas”. Parecia um Abraham Weintraub citando o malfadado Future-se.
O vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha ressaltou que “universidade contribui para a inovação, formando alunos inovadores e com ideias que podem ser utilizada pelo setor privado”.

PARA A IMPRENSA
Diante dos microfones da mídia, Pontes tinha virado rapidamente a “chave”. O ministro acompanhou o início dos primeiros ensaios clínicos com a vacina BCG para prevenção da Covid-19. Em seguida, participou da inauguração de um laboratório de campanha com capacidade para análise de 300 testes moleculares, do tipo PCR, o mais preciso, por dia. Afirmou que aposta alto no retorno da pesquisa brasileira. “Com o conhecimento que temos aqui, somos um país capaz de desenvolver e produzir uma vacina,” declarou.  Segundo Pontes, atualmente, 15 protocolos de vacinas são desenvolvidos por cientistas brasileiros. E outros 12 laboratórios de campanha estão em vias de ser inaugurados.
Foi a primeira visita do ministro a instalações da universidade na atual reitoria. Durante a agenda, a reitora Denise Pires de Carvalho lembrou outras ações da UFRJ de combate à pandemia, como a atuação do GT Coronavírus e a produção de mais de 80 toneladas de álcool.
Na ocasião, a reitoria considerou que a presença do ministro confirma o protagonismo da UFRJ no “movimento que coloca as universidades públicas como motores do desenvolvimento científico, artístico, cultural e tecnológico do nosso país”.
 
PESQUISA DE PONTA,
APESAR DO GOVERNO
Apesar dos reduzidos investimentos em Ciência, os professores fazem pesquisa de excelência. Uma delas relacionada à vacina BCG. A professora Fernanda Mello, diretora do Instituto de Doenças do Tórax explica que a vacina — geralmente aplicada na infância para prevenir casos graves de tuberculose — não substituirá uma eventual imunização específica contra o novo coronavírus. Contudo, uma segunda dose — já que ela perde força ao longo dos anos — poderá oferecer benefícios de profilaxia, aumentando a imunidade.
“A vacina BCG atuaria estimulando o sistema imunológico do organismo, especificamente a imunidade inata”, explica a pesquisadora. “Além disso, vários estudos demonstram o efeito heterólogo da vacina BCG, ou seja, um efeito além do seu propósito principal, com redução das  taxas de infecções respiratórias bacterianas e virais em crianças”, acrescenta. O aprofundamento da linha de investigação, no Brasil, é facilitado pelo fato de a BCG fazer parte do calendário vacinal, tal como em países europeus e EUA.
Mil profissionais de saúde serão recrutados, nos próximos dois a três meses. Eles serão vacinados com a BCG e acompanhados pelos próximos seis a 12 meses. Nunca ter tido Covid-19 está entre os critérios para resultados confiáveis e seguros. O aporte de R$ 1 milhão destinado à pesquisa pelo MCTI foi aplicado na aquisição de insumos para a realização dos testes laboratoriais. “Entre eles RT-PCR e sorologia para coronavírus, além de dosagem de biomarcadores que auxiliam na compreensão da resposta imunológica contra o SARS-Cov-2”, descreve Fernanda. Também foram adquiridos equipamentos que darão suporte ao processo de vacinação, como equipamentos para a conservação das vacinas.
Já o laboratório de campanha da UFRJ tem como objetivo aprimorar os diagnósticos dos testes no estado, além de aumentar a segurança biológica. Coordenador da iniciativa, professor Amilcar Tanuri, destacou, à imprensa, a importância científica de um laboratório deste tipo em funcionamento na universidade: “Neste laboratório, o teste se transforma em pesquisa também. A vantagem de se colocar um laboratório em estrutura de universidade é que o teste auxilia o paciente e também movimenta a pesquisa na área”. Segundo informou, a UFRJ já realizou mais de 30 mil testes diagnósticos de coronavírus.

Entre os dias 3 e 6 de novembro, os professores universitários de todo o país vão escolher a próxima direção do Andes. A eleição será virtual. Duas chapas disputam o pleito: Unidade para Lutar: Em defesa da educação pública e das liberdades democráticas – Chapa 1, da situação; e Renova Andes – Chapa 2, de oposição.
Duas mulheres concorrem à presidência. Rivânia Moura, professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é a candidata da chapa 1. Celi Taffarel, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, é a candidata da chapa 2.
Para início da apresentação das propostas de cada grupo, o Jornal da AdUFRJ solicitou uma entrevista aos candidatos ao cargo de 1º vice-presidente da Regional Rio de Janeiro do Andes. O professor Felipe Rosa, diretor da AdUFRJ, candidato da chapa 2, aceitou o convite.
A candidata da chapa 1, professora Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa, da UFF, disse que poderia falar com a reportagem no dia 7 à tarde. Mas, pela manhã, informou que teria uma reunião e pediu que as questões fossem enviadas para o seu e-mail. Informada que deveria ser uma entrevista por telefone, disse que não conseguiria atender à solicitação. No dia 8, para tentar preservar a apresentação da chapa, cinco perguntas foram enviadas por e-mail às 14h51, com prazo de resposta até o meio-dia desta sexta. Após mensagens por whatsapp e cinco ligações telefônicas não atendidas, a professora acusou o recebimento da mensagem por áudio do aplicativo, mas não garantiu que poderia responder a tempo, em função da agenda lotada de compromissos. As respostas não chegaram.

ENTREVISTA/ FELIPE ROSA

IMG 20201010 WA0018Professor Felipe Rosa“Os professores precisam se sentir representados”

1 – Por que é importante votar na eleição do Andes?
É importantíssimo votar na eleição do Andes. Ao mobilizar para o voto, os docentes acabam criando uma mobilização natural e dizendo o que querem: por que estão votando na chapa 1, por que estão votando na chapa 2. E eu tenho bastante convicção de que o que a maioria quer é o que está materializado no programa da chapa 2, do Renova Andes.

2 – O manifesto da chapa critica a atual direção do Andes, mas não deixa claro o que vai fazer de diferente, se vencer a eleição. Na prática, que metodologia de debates e votações seria implantada no Sindicato?
A gente está amadurecendo. A metodologia atual, no caso dos congressos e conads, já está implantada há muito tempo. Por mais que a gente não goste, leva um certo tempo para conseguir mudar as coisas. No entanto, inclusive com a experiência do último Conad em que fui delegado, podemos dizer sem medo de errar que essa metodologia de debater as questões importantes do sindicato está ultrapassada. Não é possível, que a gente reúna 400, 500 docentes por congresso, pessoas altamente qualificadas, passar uma semana discutindo e, no final das contas, a gente publicar um documento das ações do sindicato em que 50% são platitudes, 20% a 30% são questões de metodologia e de procedimentos e 20% são de fato questões que mereceriam a atenção dos docentes. Eu defenderia encontros menores e muito mais focados.

3 – A carta-programa da chapa não menciona o debate sobre filiação de central sindical, mas é sabido que o grupo é contra a filiação à Conlutas. Por outro lado, sabe-se que a chapa recebe apoio da CUT, tida pela situação como uma central que não desenvolveu as lutas durante os governos do PT.  A vitória da chapa vai levar o Andes para o colo da CUT e do PT?
Não é segredo para ninguém que a chapa Renova Andes tem apoio da CUT. Vários membros proeminentes da chapa são filiados ao PT, tem história dentro do partido. Claro que existe uma associação indireta tanto com a CUT como com o PT. Assim como a chapa 1 tem associação indireta com outros partidos e com a Conlutas. O que vai acontecer depois, caso a gente seja eleito, durante a nossa gestão, eu sinceramente não posso adiantar. Eu pessoalmente defendo a desfiliação da Conlutas, mas não defendo particularmente a refiliação à CUT. Isso deve vir de um amplo debate com os nossos filiados.
Com relação aos governos tanto do Lula como da Dilma, por mais que tenha havido uma certa subordinação em alguns momentos da CUT aos interesses do governo, sou muito mais crítico à postura completamente inflexível da Conlutas contra a gestão do PT. Isso levou, por exemplo, que tanto a Conlutas quanto o Andes tomassem posições historicamente equivocadas, como por exemplo, a rejeição inicial às cotas e uma oposição completamente despropositada ao Reuni.

4 – O manifesto da chapa diz que “Somos trabalhadores e trabalhadoras, mas sabemos que realizamos um tipo particular de trabalho, relacionado com o ensino, a pesquisa e a extensão. Como consequência, nós entendemos a particularidade de nossas reivindicações e as formas de luta que precisam ser distintas daquelas de outras categorias”. Que formas de luta seriam essas? Onde e quando elas se mostraram eficazes?
 As novas formas de luta passam por uma ação direcionada à sociedade, de nos reconectar com a sociedade. Pois só com o apoio da sociedade vamos conseguir alguma coisa. No 15 de maio do ano passado, fizemos uma das maiores manifestações populares recentes, conseguimos fazer essa conexão. Levamos a universidade para a praça. Foi um dia de praça cheia. Com vários segmentos da universidade representados. E isso fez parte de um movimento maior. Por que foi um sucesso? Porque foi feito com esse novo diálogo com a sociedade. A sociedade quer uma universidade que funcione, que seja ampla, que acolha os alunos.
Uma outra forma é o Observatório do Conhecimento. A AdUFRJ capitaneou essa iniciativa que conta com mais de 10 ADs parceiras. É um fórum onde a gente pode discutir ações para mostrar o que se faz de bom na universidade, de dar publicidade a todo esse trabalho que se desenvolveu durante a pandemia. Temos ADs ligadas ao Andes, ao Proifes (federação de sindicatos que representa parte dos docentes universitários federais) e independentes. São ADs que entenderam que esse debate no Andes estava interditado... ok, talvez não interditado, mas certamente sufocado.
O ideal é engajar a sociedade, mas o primeiro passo é engajar nosso próprio docente. Eles só estarão engajados se eles se sentirem representados de alguma forma. Se eles sentirem que os representantes sindicais só defendem pautas alheias aos seus interesses, claro que eles vão se afastar. Isso ocorreu nacionalmente. E na UFRJ até 2015.

5 – Qual a posição da chapa em relação ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação?
A carta-programa é omissa em relação ao tema.
Não existe. Esse tema não é livre de controvérsias. Eu, por exemplo, acho a iniciativa muito boa, mas há críticas razoáveis a serem feitas. O Renova não centraliza, procuramos agregar. Haverá diferentes pontos de vista, mas é importante frisar que não existe uma oposição sistêmica ao Marco, de forma alguma. Pretendemos fazer uma gestão de muito diálogo com a SBPC, com as sociedades científicas específicas, com a ABC, enfim, com todo o mundo acadêmico.

Nota da Redação: O documento foi divulgado no início da semana, antes da sessão do Conselho Universitário que definiu o calendário acadêmico da UFRJ (leia AQUI).

Prezado professor, Prezada professora,

IMG 20201010 WA0013Temos recebido muitas mensagens com dúvidas sobre a marcação de férias para 2021, pois as unidades já estão solicitando aos professores a confirmação das datas, embora o calendário aprovado pelo CEG ainda não tenha sido apreciado pelo CONSUNI. Do ponto de vista legal, é importante frisar, não existe nenhuma subordinação do período de férias ao período de recesso acadêmico. Por outro lado, também não há nenhum dispositivo legal que obrigue esse período ser de 30 dias corridos. Ele poderá ser dividido em até três partes. A rigor, não existe uma vinculação direta entre o calendário acadêmico e os nossos direitos trabalhistas. A escala de férias deve ser definida no âmbito do departamento, autorizada pela chefia imediata, e deve obedecer à necessidade de execução das nossas responsabilidades, sendo possível postergar sua concessão até o ano seguinte (ou seja, também não há a obrigatoriedade de gozar as férias ainda em 2021, podendo esta ser usufruída até dezembro de 2022).
A UFRJ possui uma grande variedade no modo como são organizadas as disciplinas dos seus quase 200 cursos. Algumas funcionam por módulos, com mais de um docente responsável, ou tem sua carga horária concentrada. Diversos arranjos podem ser feitos, como o compartilhamento das disciplinas, e isso permite que muitos possam organizar suas férias de forma concomitante ao período letivo. Entretanto, em sua maioria, há uma sobrecarga permanente, e uma demanda maior do que o número de professores disponíveis para cada disciplina. Isso sem considerar os cursos novos que, em muitos casos, há apenas um docente responsável por determinada disciplina. Também é sabido que muitos de nós, por conta do envolvimento com a pós-graduação e seu calendário de defesas, não usufruímos os períodos de férias nas datas oficialmente marcadas, o que nos obriga a acordos para gozá-las em momento oportuno, o que não raro significa apenas alguns poucos dias de verdadeiro descanso.
Foi por conta desse cenário que apresentamos um destaque em relação ao calendário acadêmico de 2020, a ser realizado em 2021, que será votado na próxima sessão do CONSUNI. O calendário, que prevê a compressão do semestre em 12 semanas e apenas 15 dias para reiniciar as atividades do período seguinte, se for aprovado, irá dificultar enormemente os ajustes locais. Não se trata de reabrir toda a discussão no Consuni, uma vez que o CEG é o colegiado responsável pela elaboração da política de graduação na UFRJ, mas de permitir um ajuste para que ao menos se acrescente uma semana de recesso entre 2020.1 e 2020.2, que poderá ter um efeito não só apaziguador, como de repercussão pedagógica importante, pois reafirmamos que um intervalo entre as intensas e compactadas atividades de ensino é também necessário para os estudantes. O tempo de decantação e elaboração das informações e do conhecimento novo é parte inseparável do processo de ensino-aprendizagem
Mesmo nesse cenário ainda por se definir, nada impede que sejam marcadas agora as férias, e que estas possam ser posteriormente ajustadas. Ressaltamos ainda que é possível encontrar soluções e arranjos institucionais legais para que se garanta inclusive o direito ao período de férias nos primeiros dias de janeiro, reivindicação central para tantos de nós que temos uma sobrecarga de gastos nesse período e tradicionalmente contamos com o recebimento do chamado 1/3 de férias e o adiantamento do 13º salário
Os tempos que estamos vivendo são difíceis, mas não precisam ser piores do que se apresentam. Há soluções para reduzirmos os efeitos desse processo, desde que estejamos abertos ao diálogo e comprometidos com a qualidade de nosso trabalho. E os professores e as professoras da UFRJ não estão sozinhos nesse momento. Contam com os representantes da AdUFRJ de suas unidades, com a diretoria e com o nosso serviço jurídico para auxiliá-los nessa jornada.
Acreditamos que dessa forma alcançaremos alguma flexibilidade na implantação do nosso calendário, reconhecendo que não é a solução ideal, nem a desejada por nós, mas que pode mitigar as grandes e pesadas perdas que o longo período de pandemia nos tem imposto.
Caso precise de ajuda e orientação, não hesite em nos procurar. Pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Ou pelo WhatsApp AdUFRJ Jurídico (21) 99808-0672.

Saudações,
Profa. Eleonora
Ziller Camenietzki
Presidente
AdUFRJ-SSind

ufmg 262UFMG começa 2020.2 este anoA definição de calendário acadêmico em outras grandes universidades federais ocorre de forma bastante diversa. Algumas adotaram períodos excepcionais em meio virtual; outras optaram por já retomar 2020.1 no novo formato. A obrigatoriedade da inserção de professores e alunos depende do caráter regular do período escolhido. Há docentes com recessos já estabelecidos ou sem qualquer previsão. E, enquanto a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já projeta o ensino de graduação de 2020.2, com início ainda este ano, existem instituições onde sequer se sabe o que vai acontecer a partir de dezembro.
Obrigados a participar do semestre remoto que corresponde a 2020.1, os professores da UFMG voltaram às aulas em 3 de agosto. Conforme determinação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade, o período está previsto para terminar em 7 de novembro, seguido de um curto intervalo de recesso até 29 de novembro. O segundo período de 2020 começa no dia seguinte.
Presidente do Sindicato dos Professores de universidades federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), Stella Goulart afirma que a UFMG mantém um diálogo insuficiente com as entidades. “É um processo que está sendo conduzido pelos órgãos colegiados da UFMG de forma muito centralizada”, explica. Na última assembleia da Apubh, foi proposto o encaminhamento de um ofício para a reitoria, informa Stella. “Reivindicando que o próximo semestre tenha início com um grande congresso universitário, onde a gente possa avaliar a situação”, explica.
A UFMG já apresentou um planejamento para a volta às aulas presenciais, exclusiva para atividades que não se adaptam ao modo remoto. “Nosso posicionamento é que isso é um absurdo completo, porque não temos vacina”, afirma a professora. “É um negócio insólito e que vai abrir muitas querelas do ponto de vista jurídico, é insustentável”, opina.

IMG 20201010 WA0017POUCA DISCUSSÃO NA UFBA
Assim como a UFRJ, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) optou por um período suplementar, com atividades online de 8 de setembro até 18 de dezembro. O semestre 2020.1 foi suspenso e será reavaliado pelos conselhos superiores ao final do ano, para que se decida sobre a retomada presencial em janeiro ou fevereiro, conforme informou a assessoria. A resolução do Conselho Universitário prevê que a participação no Semestre Letivo Suplementar seja facultativa para os docentes e alunos.
Para a diretora do sindicato local dos docentes (APUB), Raquel Nery, houve pouco tempo de discussão do calendário para que os professores, estudantes e técnicos administrativos compreendessem o que iria acontecer. “Isso acabou gerando uma série de dificuldades. Em primeiro lugar, de caráter pedagógico mesmo, estamos falando daquilo que o professor faz na sua relação com o estudante”, afirma.
A APUB solicitou à reitoria uma audiência sobre a sequência do calendário.  “A gente está aguardando a resposta. Essa discussão sobre o que serão os próximos semestres na vida da universidade deve ser uma discussão da qual toda a comunidade deve participar”, defende Raquel. “Precisamos fazer um pacto sobre isso. Nós, professores das universidades federais, não estamos dispostos a sacrificar a qualidade do nosso trabalho, mas por outro lado a manutenção do modelo de trabalho não pode significar o sacrifício das nossas vidas e daquilo que fazemos”, diz.
Mesmo com o respaldo de uma sentença judicial que permite a remarcação das férias dos professores — proibida por uma instrução normativa do governo Bolsonaro — Raquel acredita que será uma questão “difícil de equacionar”. “A gente vinha de um período muito longo para reorganizar o calendário por causa da greve de 2015. Este último janeiro foi o primeiro janeiro depois de muito tempo em que a gente teve férias”, disse.

SEM SEQUÊNCIA
DEFINIDA NA UFRGS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolve o semestre 2020.1 na modalidade Ensino Remoto Emergencial, com aulas entre 19 de agosto e 2 de dezembro, informou a assessoria. Ainda não há definição sobre os próximos períodos letivos. Nem sobre os recessos.
Lúcio Vieira, presidente da Adufrgs, diz que houve um acordo geral dentro da instituição sobre a presença nas aulas remotas, conta o professor. “A universidade retornou e, como ela retornou, deixa de ser facultativo. O que mudou é que a aula não é presencial e, portanto, isso faz parte da nossa atividade”, afirma Lúcio.
O presidente da associação docente lembra que o processo de aprovação do calendário ocorreu de forma cautelosa. “A reitoria, à época, com o professor Rui Oppermann que foi reeleito e não foi nomeado (a UFRGS sofreu intervenção do governo Bolsonaro), teve muito cuidado”, diz. “Foi aprovado com o debate necessário, mas com tranquilidade”.

AMBIENTAÇÃO NA UNB
Na Universidade de Brasília (UnB), as atividades de 2020.1 foram retomadas de modo não presencial em 17 de agosto e seguirão até 18 de dezembro, conforme resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A resolução previu um período de ambientação de três semanas, nas quais professores, estudantes e técnicos tiveram a oportunidade de se adaptar ao novo formato, informou a assessoria. O calendário do 2020.2 ainda não foi discutido pelo Conselho e não há previsão de retomada de atividades presenciais. “A decisão, quando houver, vai considerar o cenário da pandemia no DF e no Brasil. No momento, a prioridade é manter o isolamento social e, assim, salvar vidas”, informa a Administração Superior da UNB. Os docentes da instituição cumprem a carga horária mínima de aula, em consonância com a legislação vigente e as normativas internas da Universidade.
O presidente da Adunb, Jacques de Novion, afirma que a discussão do calendário acadêmico ocorreu de forma “extremamente acelerada”.  Uma das questões que preocupam são as férias. “Temos vários casos de professores da UnB que tentaram modificar as férias para outros períodos e não tiveram a oportunidade de remarcar”. A indefinição quanto à continuidade do calendário também não ajuda nas discussões internas. “Existe um burburinho que em janeiro não haverá atividades na UnB, mas não foi confirmado”.

WhatsApp Image 2020 10 02 at 20.40.05“Será que podemos nos falar mais tarde? Agora estou sozinha com o meu filho”. Não poderia ser mais esclarecedora a forma como a professora Gizele Martins, do campus Macaé, atendeu ao primeiro contato do Jornal da AdUFRJ para falar das dificuldades que docentes mães e pais de crianças pequenas enfrentam durante a pandemia.
Gizele faz parte do grupo que divulgou uma carta dirigida à administração central da UFRJ para garantir um tratamento justo neste período, além de ampla discussão do tema em toda a universidade. O documento, disponível AQUI, está aberto às assinaturas de mais colegas.
Em julho, Gizele respondeu a uma pesquisa de duas professoras de outra universidade, e não soube dar resposta para uma questão sobre as soluções que a administração central da UFRJ oferecia para as mães no ensino remoto. “Eu não consigo assistir às reuniões de colegiado. Queria saber se estava sendo discutido algum respaldo, algum apoio para quem está na função de cuidador”, disse.
Ela procurou outros pais, e, em grupo, decidiram escrever a carta. “A carta já saiu de Macaé e está recebendo apoio em outras unidades”, afirmou.
Na semana passada, o grupo reuniu-se com a diretoria da AdUFRJ. O objetivo é que, além de atuar para que a reivindicação dos professores chegue até a administração central, o sindicato ajude a sensibilizar a comunidade universitária sobre as dificuldades de quem está sobrecarregado com as atividades docentes e o papel de cuidador exclusivo durante o isolamento social. “Nosso propósito é, justamente, rearrumar essa discussão na UFRJ”, disse a presidente da AdUFRJ, Eleonora Ziller.
“A ideia é que a gente troque o olhar crítico em relação àqueles que não conseguem alcançar um nível de produção das atividades acadêmicas, porque estão envolvidos no cuidado de crianças ou idosos”, afirmou Eleonora. “Inverter a lógica da crítica e da acusação de que eles trabalham menos para a ideia de solidariedade, de partilha e comprometimento, de que podemos, de alguma forma, contribuir para que esse esforço seja menor ou não seja um entrave para esses professores e professoras que estão temporariamente envolvidos e divididos em possibilidade de atenção”, completou.
Uma das solicitações é que as avaliações de estágio probatório e progressão, em médio e longo prazo, sejam feitas considerando o papel de cuidador. “Já foi demonstrada a menor produtividade durante a pandemia e, ainda menor, pelas mulheres nesse período (pela pesquisa com ampla visibilidade internacional realizada pelo grupo brasileiro Parent in Science)”, diz um trecho do documento.
Mãe de Gabriel, de dois anos, Gizele ficou sem sua rede de apoio com o isolamento social, e assumiu integralmente os cuidados do filho, já que o marido trabalha em outra cidade.
Ela conta apenas com a mãe, que, com 70 anos, está no grupo de risco do novo coronavírus. “No início, foi muito complicado, porque eu estava sem suporte nenhum”, afirmou. “E não melhorou. Acho que consegui me adaptar”. Gizele desdobrou-se entre as atividades da extensão, adaptadas para acontecer remotamente, e de pesquisa, mais difícil com o isolamento. Mesmo assim, decidiu dar aulas no Período Letivo Excepcional (PLE). “Imaginei que um período letivo remoto obrigatório fosse acontecer em algum momento, então queria tentar, ver como seria a experiência”, explicou a professora, que divide uma disciplina com outros professores. “É um curso multidisciplinar. Cada professor trata da sua especialidade. Mas eu faço a parte administrativa, de plataforma, de cronograma e contato com os alunos”.
Gizele sente a sobrecarga, e não tem dúvidas de que o seu trabalho e suas obrigações com a casa e o filho estão sendo prejudicadas. “Eu acho que não estou dando conta. Em alguns dias, a casa fica bagunçada; em outros, acho que não consigo estar presente o tanto quanto gostaria nas atividades do PLE”, desabafou.
A professora tem usado as madrugadas para dar conta das tarefas impostas pela disciplina, o que reconhece não estar fazendo bem para a sua saúde. “Se não tivermos nenhum tipo de adequação ou ação que considere essa adversidade que é estar cuidando de uma pessoa que depende de você, a qualidade do nosso trabalho vai cair”, disse.

COMPUTADOR COMPARTILHADO
A professora Tais Fontoura de Almeida, também uma das autoras da carta, vive experiência semelhante. Mãe de duas filhas, de 4 e 6 anos, ela se divide entre as tarefas do trabalho e a atenção que as crianças exigem. “Elas já têm demandas das escolas. Isso demanda muito a minha dedicação”, contou. As aulas remotas das meninas criaram outra dificuldade para Tais, que precisa dividir o único computador da casa. “Algumas tardes, consigo fazer algumas coisas pelo celular, porque elas estão usando o computador”, relatou. “O que eu vou fazer? Tirar essa estrutura de ensino delas, que já está estabelecida?”.
As aulas remotas foram importantes no estabelecimento de uma rotina para as filhas, no confinamento. “Dá uma certa sensação de normalidade para a criança”, explicou. “Para que isso funcione, tenho que dar a elas a segurança de que seus compromissos serão atendidos”.
A situação implica não só as horas em que as meninas usam o computador, mas apoio na elaboração das tarefas da escola.
É mais uma tarefa para a professora, que manteve as atividades de pesquisa e extensão e está dando aulas no PLE, em parceria com outros colegas. “Vou fazendo tudo nos intervalos que tenho das tarefas com a casa e as meninas”, disse.

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