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WhatsApp Image 2023 10 20 at 19.47.07Foto: Alessandro CostaO Conselho Universitário aprovou a distribuição de 410 vagas docentes por 46 unidades da UFRJ, em sessão extraordinária realizada no dia 19. Todos elogiaram o trabalho da comissão responsável pelo relatório avaliado, mas não faltaram críticas ao resultado final.
O primeiro problema é que a partilha das vagas limitou-se apenas à reposição da força de trabalho perdida entre 1º de setembro de 2019 e 20 de março deste ano. São todas as vacâncias — aposentadorias, exonerações e falecimentos, por exemplo — daquele período. “Esta é uma universidade que cresce. Portanto, a reposição nunca será satisfatória pelo fato de nossa estrutura estar sempre em movimento”, afirmou a professora Walcy Santos, representante dos titulares do CCMN.
Pelo critério, há unidades que não receberão sequer uma vaga. Dois exemplos foram citados pelo decano do CCS, professor Luiz Eurico Nasciutti. “Faculdade de Fisioterapia e Nutes não foram contempladas com alocação de vagas, pois não apresentaram vacâncias no período estabelecido. A manutenção de projetos institucionais ficará comprometida devido ao déficit de docentes”, observou.
Quem recebeu pouco também reclamou, projetando novas perdas em um futuro próximo. A professora Maria Inês Tavares relatou que o Instituto de Macromoléculas só teve direito a uma vaga. “Somos apenas 19 docentes. Vamos passar a ter 20. Em 2026, teremos duas aposentadorias compulsórias. Uma em janeiro e outra em julho. Teremos então um decréscimo”, disse. “Contamos com a sensibilidade do conselho e da reitoria para nos agraciar com pelo menos mais três vagas”.WhatsApp Image 2023 10 20 at 19.54.02
Apesar das solicitações, apenas uma unidade conseguiu sair do Consuni com mais vagas que o previsto. O Instituto de Computação, criado no final de 2020 com docentes oriundos de um departamento do Instituto de Matemática, ganhou mais quatro. Os conselheiros entenderam que as vacâncias sofridas naquele departamento (três aposentadorias e uma exoneração), antes da criação do IC, deveriam ser compensadas para o novo instituto.
NÃO HÁ VAGAS NOVAS
O colegiado deliberou com base em um relatório elaborado pela Comissão Temporária de Alocação de Vagas (Cotav). Composto por representantes do Conselho de Ensino de Graduação (CEG), do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), o grupo trabalhou de fevereiro a agosto em cima dos dados encaminhados pelas unidades e pela administração central.
Presidente da Cotav, o professor Fábio Freitas explicou que a UFRJ não dispõe de vagas novas para distribuir entre as unidades. “Isso não é uma decisão da Cotav. Se a gente fizer algo de expansão para uma unidade, significa a redução de docentes em outra unidade. O critério emergencial é garantir o mínimo”, disse.
Além de verificar as vacâncias, a Cotav também estabeleceu uma lista de prioridades para a alocação das 410 vagas, de acordo com as necessidades de cada local, até a próxima distribuição. Isso quer dizer que esse total não será distribuído de uma vez só. E, por consequência, algumas unidades não terão tão cedo esses reforços docentes.
Exemplo: a Faculdade de Medicina tem direito a 58 vagas. Mas, como a reitoria pretende lançar um edital com 250 vagas este ano (veja quadro), a faculdade só poderia preencher as oito vagas que possui listadas até este número, na ordem determinada pela Cotav.
A situação será mais fácil para unidades em que há concursos ainda válidos, com aproveitamento de candidatos já aprovados. “Isso implica em economia de tempo e recursos e o professor pode ir mais rápido para a unidade, porque já foi concursado”, afirma a vice-reitora, professora Cássia Turci. “Estamos vendo os concursos que vão caducar para agilizar, caso as unidades queiram nomear aprovados nas listas”, reforça o superintendente de Pessoal, Rafael Pereira.

FALTA INFORMAÇÃO
Ao longo da discussão do Consuni, houve um consenso. O árduo trabalho da Cotav, ao longo de pouco mais de seis meses, mostrou que a UFRJ precisa de um sistema de informações unificado e confiável. “Só quem já participou da Cotav sabe o trabalho louco que é juntar os dados desta universidade. A UFRJ ainda carece de um sistema unificado de informação”, disse o professor Ricardo Medronho, representante dos eméritos no conselho.

CONCURSO COMPLEXO

A secretaria da comissão executiva de concursos docentes da Pró-reitoria de Pessoal informou à reportagem como funciona todo o processo a partir de agora: o setor prepara um quadro de vagas, considerando as vagas listadas pela Cotav, acrescenta vagas de republicação de editais anteriores, vagas de redistribuição, reserva técnica do reitor e exclui as vagas Cotav que as Unidades farão aproveitamento de editais na validade. Em seguida, o quadro é enviado às unidades para confirmarem as setorizações e informarem seus requisitos. Estes requisitos incluem programas e os pontos para sorteio nas provas, cronogramas de execução de cada setorização, banca e bibliografia. A PR-4 também organiza o edital do sorteio das vagas a serem destinadas prioritariamente a pessoas com deficiência e das vagas a serem destinadas prioritariamente a pessoas negras.

CRONOGRAMA (previsão)

Fechamento das informações
com as Unidades: 23 a 27/10

Edital de sorteio de cotas,
publicação e sorteio: até 13/11

Publicação do edital geral: 17/11

WhatsApp Image 2023 10 20 at 19.47.08Foto: Alessandro CostaNos últimos dez dias, dois graves acidentes evidenciaram as péssimas condições estruturais do prédio histórico que abriga o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e o Instituto de História (IFCS-IH) da UFRJ no Largo de São Francisco, Centro do Rio. Um ventilador despencou do teto na sala 306 e, na sala 406, parte do reboco do teto caiu. As duas salas estavam em aula e, por pouco, alunos não saíram feridos. Os problemas estruturais no prédio levaram os professores a dar um prazo de 30 dias à direção do IFCS-IH para apresentar soluções e há um indicativo de paralisação das aulas para o dia 8 de novembro.
“Ontem (quarta-feira, 18) eu teria uma aula na sala 406, mas, por conta da infiltração, parte da sala estava alagando, a parede e o teto estavam muito úmidos, então trocamos de sala. Além disso, o ar-condicionado está cedendo, com risco de cair. Esse ar-condicionado fica em cima de três cadeiras, ele não é ligado, mas fica pingando por causa da infiltração. Mudamos para a sala 402, que só tem ventiladores de teto, e tivemos de desligar um deles no meio da aula porque estava balançando muito, ficamos com medo de ele cair também”, relatou Pedro Augusto Terra de Albertim, aluno do 2° período de Ciências Sociais e representante do Centro Acadêmico do curso (CACS).
Os estudantes convocaram para a próxima quarta-feira (25) uma assembleia comunitária em que vão debater com docentes, técnicos e terceirizados o indicativo de paralisação para o dia 8 de novembro. “Nessa assembleia, esperamos oficializar esse indicativo. Não são problemas pontuais, estão para acontecer mais acidentes. E isso afeta a nossa condição de estudo. Até quando vamos ter aula, até quando os técnicos e terceirizados vão continuar trabalhando? Até acontecer um acidente fatal? Até acontecer um incêndio? Como vamos evacuar o prédio? Não temos sinalização, as escadas não têm faixa antiderrapante, a escada de emergência não tem corrimão”, sustentou Pedro Albertim.WhatsApp Image 2023 10 20 at 19.47.08 1acidentes em série: Reboco do teto da sala 406 caiu e um ventilador despencou do teto da sala 306. As duas salas estavam em aula e, por sorte, ninguém saiu ferido

SITUAÇÃO PRECÁRIA
As más condições de estrutura do IFCS-IH ganharam repercussão com uma carta conjunta apresentada na reunião da Congregação do IFCS no último dia 4 e enviada à direção da unidade pelos departamentos de Antropologia Cultural, Ciência Política e Sociologia e pelo CACS. Professores e alunos se uniram para fazer um levantamento sala a sala dos problemas e formaram um dossiê que sustenta a denúncia. “Consideramos que as atuais condições do prédio se encontram inadequadas, perigosas e arriscadas para a continuidade das atividades de ensino”, alerta a carta, informando ainda que, caso as demandas não sejam atendidas, “o corpo docente de Ciências Sociais se verá compelido a realizar uma paralisação das atividades”.
Na quinta-feira (19), estudantes do IFCS-IH protestaram com gritos e faixas na sessão do Conselho Universitário. Eles também divulgaram uma carta em que denunciam os problemas do prédio e o atraso frequente nos salários dos terceirizados. O reitor Roberto Medronho prometeu para a próxima terça-feira (24) uma vistoria no prédio do IFCS-IH, a partir de 9h.
“Toda a reitoria visitará o IFCS na terça-feira, com a prefeitura, com o ETU, com nossos pró-reitores para verificar toda a situação e as justas reivindicações de alunos, docentes e técnicos. Nossa proposta é que a gente faça tudo para resolver pelo menos os mais graves problemas que temos lá, dos quais temos ciência e estamos aqui para enfrentá-los. Depois da visita, queremos uma reunião com o corpo social, queremos estabelecer essa interação, esse diálogo e também colocarmos algumas questões sobre por que algumas dessas justas reivindicações ainda não foram atendidas. Mas não apenas com justificativas, mas com propostas concretas de solução. A reitoria está empática, acolhe as justas reivindicações”, disse o reitor.
Na mesma sessão do Consuni, o pró-reitor de Finanças, professor Helios Malebranche, lembrou que há recursos disponíveis do orçamento participativo. “No caso do IFCS são R$ 35 mil. E o limite de empenho desses recursos é até esta sexta-feira (20)”, destacou o pró-reitor. O diretor do IFCS, Fernando Santoro, disse que solicitou 100% do orçamento participativo, mas a unidade gestora que os empenha é o CFCH. Disse ainda que, em 2022, o IFCS foi a única unidade do CFCH a empenhar e usar 100% do orçamento participativo. “Pretendemos repetir o desempenho. As travas às reformas estruturais não estão no orçamento participativo, mas na demora da execução dos projetos e obras já licitados”, acrescentou o professor.
Tombado pelo Iphan e pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), o prédio do IFCS tem suas origens no século XVIII. Datam de 1749 os primeiros registros de construção de uma nova Sé para o Rio de Janeiro no local. Após várias interrupções por falta de recursos, o terreno foi destinado a sediar a Real Academia Militar, em 1812. Transformada, em 1874, em Escola Politécnica, seria integrada à Universidade do Brasil em 1937. Desde 1960, o prédio sedia o IFCS.

WhatsApp Image 2023 10 12 at 00.08.39 11A diretoria da AdUFRJ manifesta seu repúdio aos ataques sofridos pelos professores Michel Gherman (foto), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, Mônica Herz e Márcio Scalércio, ambos do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os docentes foram vítimas de ações orquestradas de ódio, durante debate sobre a guerra entre Israel e a Palestina, realizado na terça-feira, 10, na PUC-Rio.
A universidade é a arena do livre pensamento, do contraditório, da pluralidade de ideias e de reflexões; jamais palco de ações que agridam, censurem e calem vozes dissonantes.
Reiteramos o total apoio aos docentes agredidos, em especial ao professor Gherman, docente desta casa, ao qual representamos enquanto entidade sindical.
Nossa solidariedade aos professores. Exortamos que a razão seja a bússola norteadora da paz entre os povos e entre nós mesmos.

11/10/2023

Diretoria da AdUFRJ

Notas públicas de apoio

Nosso total respeito e nossa total solidariedade aos professores associados Mônica Herz e Márcio Scalércio, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, e ao professor Michel Gherman, da UFRJ, vítimas de atitudes de ódio, desrespeito e agressão durante o debate sobre o conflito Israel-Palestina realizado hoje, dia 10 de outubro de 2023, na PUC-Rio.
Reiteramos o repúdio a toda ação que se manifeste contrária ao debate acadêmico aberto e construtivo que promova a análise dos temas que são cruciais no delicado momento que o mundo vive.
A universidade é e deve permanecer um espaço plural do exercício da reflexão, do debate, da crítica e do diálogo.

ADPUC-Rio
Associação de
Docentes da PUC-Rio

Manifestamos total solidariedade aos professores Monica Herz e Márcio Scalércio, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, e ao professor de sociologia Michel Gherman, da UFRJ, que foram verbalmente agredidos durante debate sobre o conflito Israel-Palestina em 10 de outubro.
Os docentes foram vítimas de atitudes de ódio e desrespeito, enquanto procuravam fomentar uma discussão civilizada e profícua sobre a questão que aflige há décadas o Oriente Médio e, sobretudo, os povos diretamente envolvidos na região.
A ADUR-RJ reitera seu total repúdio a crimes contra a humanidade, contra os ocorridos nesse episódio, que sacrificam vidas humanas, principalmente de civis, incluindo jovens, famílias e crianças que não estão diretamente envolvidos no conflito.

ADUR-RJ
Associação dos Docentes da
UFRRJ

WhatsApp Image 2023 10 12 at 00.08.40Fotos: Alessandro Costa"Sou professor de Direito Constitucional há 40 anos, advogado há 30 e estou ministro do Supremo há 10 anos. A minha profissão é professor”. Assim se apresentou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, para um abarrotado Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito, no dia 6.
Na primeira atividade pública como presidente do STF, o convidado prendeu a atenção da plateia com uma senhora aula magna de 59 minutos. Misturando dados e ditos espirituosos, Barroso compartilhou reflexões sobre três temas essenciais do nosso tempo.
O primeiro deles, a revolução digital. “A internet produziu uma imensa democratização do acesso ao conhecimento, à informação e ao espaço público”, disse. Por outro lado, argumentou o ministro, também se abriram as avenidas para a desinformação, para os discursos de ódio, para as teorias conspiratórias, para a destruição das reputações.
A liberdade de expressão é um princípio a ser preservado, mas há limites. “A regulação é um imperativo. A gente pode discutir quanto, como e há dificuldades nesta matéria. Mas precisamos fazer com que o avanço da tecnologia não nos desvie de uma trajetória ética mínima”, defendeu.

RECESSÃO DEMOCRÁTICA
O ministro apontou a democracia como a ideologia vitoriosa do século XX, tendo derrotado todas as alternativas que se apresentaram. “Porém, alguma coisa parece não estar indo muito bem no mundo em relação à democracia constitucional”, afirmou. “O que se assistiu no mundo, com reflexos no Brasil, foi a ascensão de um populismo autoritário antipluralista”, completou.WhatsApp Image 2023 10 12 at 00.08.40 1
No caso brasileiro, a imensa desigualdade social vira terreno fértil para estes movimentos antidemocráticos. “O Brasil é um país em que as seis pessoas mais ricas têm a mesma quantidade de riqueza que 100 milhões de pessoas”, disse. “A democracia é uma festa cívica, mas se é uma festa da qual a pessoa não participa, ela não tem nenhum interesse. E ela se torna presa fácil das outras alternativas. A preservação da democracia exige justiça para todos”.

MUDANÇA CLIMÁTICA
Barroso observou que o negacionismo de parte da população mundial dificulta as ações contra as mudanças climáticas extremas. Mas não só.
“O segundo problema é que os danos ambientais que são produzidos hoje só vão efetivamente gerar as suas graves consequências daqui a 25, 50 anos. Isso traz um desincentivo político à ação atual”, disse.
O pior de tudo é que não há soluções nacionais. “A mudança climática não respeita fronteiras, de modo que a queimada na Amazônia produz efeitos na Colômbia ou na Europa ou no Centro-oeste”.
E mesmo os acordos internacionais não estão sendo cumpridos. “O Brasil tem que assumir esse papel de liderança preservando a Amazônia. Criando uma bioeconomia que não pode ser um rótulo; tem que ter conteúdo e avançar nesse processo”, concluiu.
O cenário geral preocupa, mas Barroso encerrou a aula com uma mensagem para os estudantes da FND. “A gente só tem controle sobre o que a gente faz. De modo que, não importa o que esteja acontecendo à sua volta, faça você o melhor papel que puder e seja bom e correto, mesmo quando ninguém estiver olhando”.

MINISTRO NÃO
EXISTIRIA SEM A FND

Durante a apresentação, o ministro contou duas histórias curiosas que ligam sua biografia à Faculdade Nacional de Direito. “Eu não existiria se não fosse a Faculdade Nacional de Direito. Meu pai e minha mãe estudaram aqui, se conheceram aqui e se casaram ao final do curso”, disse.
Mas Barroso quase não se tornou ministro do STF em função de um compromisso na mesma faculdade. Em 2013, o professor estava na porta da FND quando foi chamado ao Palácio do Planalto pelo então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O agora presidente do STF respondeu que estava chegando à UFRJ para fazer uma saudação ao professor Paulo Bonavides, que receberia o título de Doutor Honoris Causa. “Eu não poderia cometer a desfeita e pedi que a presidenta Dilma Rousseff arrumasse outra data”, relatou Barroso. “Felizmente, ela arrumou, mas poderia não ter arrumado”, completou.
O ministro também brincou com o diretor da FND, professor Carlos Bolonha, que, ao lado da vice-diretora, professora Carolina Pizoeiro Gerolimich, foi muito aplaudido pelos estudantes ao ser chamado para a mesa do evento.
“Fiquei vivamente impressionado. Há muito tempo que eu não via um diretor ser ovacionado desta forma. Não é comum. Pode botar no currículo”.

LIVRO AUTOGRAFADO

WhatsApp Image 2023 10 12 at 00.09.01O ministro do Supremo recebeu na FND a tietagem de um astro do rock. Mesmo cercado de policiais federais, Barroso demorou muitos minutos para atravessar os poucos metros entre o Salão Nobre e a saída. Dezenas de estudantes se aglomeraram no caminho tentando tirar uma selfie ou entregar um livro ao presidente do STF para ser autografado.
Alguns tiveram sorte, como a estudante Nina Maciel (foto), do quinto período. A jovem conseguiu o autógrafo na sua edição do “Curso de Direito Constitucional Contemporâneo”, de autoria do ministro. “É muito emocionante”, comemorou. “É realmente muito significativo ter o Barroso aqui falando para a gente, que somos o futuro do Judiciário do Brasil”.

WhatsApp Image 2023 10 12 at 00.08.39 9Os problemas estruturais do histórico prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), no Largo de São Francisco, no Centro do Rio, podem levar à paralisação das aulas nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais em menos de um mês. O triste cenário foi revelado por uma carta conjunta apresentada na reunião da Congregação do IFCS no último dia 4 e enviada à direção da unidade pelos departamentos de Antropologia Cultural, Ciência Política e Sociologia e pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS). Professores e alunos se uniram para fazer um levantamento sala a sala dos problemas e formaram um dossiê que sustenta a denúncia.
“Consideramos que as atuais condições do prédio se encontram inadequadas, perigosas e arriscadas para a continuidade das atividades de ensino”, alerta o documento, que solicita à direção do IFCS providências “no prazo de até 30 dias corridos” e informa que, caso as demandas não sejam atendidas, “o corpo docente de Ciências Sociais se verá compelido a realizar uma paralisação das atividades”. Na quarta-feira (11), o colegiado do Departamento de Filosofia se reuniu e definiu apoio ao movimento, endossando as denúncias reunidas na carta assinada pelos outros três departamentos do IFCS e pelo CACS. Além disso, o colegiado aprovou por maioria o indicativo de paralisação para 8 de novembro.
Em assembleias realizadas na terça-feira (10), os estudantes também apontaram o dia 8 de novembro como data de início da paralisação. Eles marcaram um ato pela melhoria da infraestrutura do IFCS e pelo pagamento do salário dos terceirizados —que está atrasado — no Conselho Universitário do próximo dia 19.
Conviver com riscos de incêndios, alagamentos e calor insuportável nas salas de aula faz parte da rotina de professores, estudantes e técnicos do IFCS há muito tempo. A carta, contudo, traz um levantamento minucioso dos problemas e destaca que o quadro chegou ao limite do suportável. Segundo o documento, a precariedade das instalações “compromete gravemente a qualidade da prática pedagógica e coloca em risco a permanência das/os professoras/es, técnicos e estudantes no ambiente acadêmico”.WhatsApp Image 2023 10 12 at 00.08.39 10

AMBIENTE INSALUBRE
A professora Roberta Guimarães, chefe do Departamento de Antropologia Cutural, espera providências que mudem esse quadro desalentador. “Nós demos 30 dias para a direção do IFCS responder às questões que a gente coloca. E esperamos alguma ação concreta nesse prazo. Há uma insalubridade geral no ambiente. É um processo de exaustão que chega ao ápice com o calor insuportável nas salas sem ar-condicionado. Salas com 50, 70 alunos. As pessoas passam mal, é impraticável. Se liga o ventilador, ninguém consegue escutar o que a gente fala, porque é muito ruidoso. Isso nas salas em que há ventilador. Como a fiação é muito antiga, mesmo nas salas onde há ar-condicionado não podemos ligar porque pode haver um curto-circuito, o que pode levar a um incêndio. Já vimos várias unidades da UFRJ passando por momentos trágicos com incêndios. E não queremos que o IFCS seja mais uma”, diz a docente.
A carta enviada à direção reforça o depoimento da professora. “Há relatos de acidentes com escadas, princípios de incêndio, choques elétricos, perda de matérias de trabalho e pesquisa por conta de alagamentos e infiltrações, entre outras situações inadmissíveis para o pleno exercício das atividades. Há também inúmeros casos de pessoas que têm passado mal devido ao calor intenso das salas, que não possuem sistema de ventilação e refrigeração adequado”.
Vítima do mais recente alagamento provocado pelas falhas no telhado do prédio, a professora Karina Kurchnir, do Departamento de Antropologia Cultural, perdeu a conta de quantas vezes teve de recomeçar trabalhos já adiantados por ter perdido material com as infilrações. “O último alagamento foi agora em setembro. No momento, na sala em que trabalho, estou sem nenhuma ventilação, com as janelas quebradas, parcialmente sem luz e sem equipamentos. Perdi impressora, computador e material de pesquisa nos últimos dois alagamentos. Minha sala foi apontada como sem saída em caso de incêndio”, relata a professora, cuja sala fica no quarto andar, apontado na carta como o que concentra a maioria dos problemas.
O dossiê traz ainda alguns pequenos relatos que traçam um retrato fiel — e triste — dos problemas do IFCS. São depoimentos de professores (não identificados). Alguns deles:
“Estou impossibilitado de usar minha sala há mais de oito meses devido a vazamentos de água provenientes do telhado. Quando ocorrem vazamentos, a água escorre diretamente pelo ponto de iluminação, representando um sério risco de choque elétrico. Devido a essa situação, perdi meu computador desktop, bem como vários documentos importantes”.
“Na última aula uma aluna quase desmaiou de calor. Para evitar que fique abafado, a gente tem mantido a porta aberta, o que é problemático por conta do barulho, já que a sala fica em frente ao elevador”.
“Infiltrações e alagamentos em diversos pontos devido a consequências de problemas no telhado do prédio. Pelo menos três vezes desde 2022 salas e corredores foram afetados durante dias de chuva. Os incidentes não apenas causam transtorno para docentes e discentes que utilizam o espaço, mas acarretam perda de materiais e, o que é mais preocupante, trazem risco para a estrutura do prédio e seus frequentadores. Não sabemos o estado do teto das salas com a água acumulada, além dos riscos para a rede elétrica”.
Presidente eleita da AdUFRJ, a cientista política Mayra Goulart conhece bem a realidade descrita na carta. “Como professora do IFCS, tenho no meu cotidiano a lida com essa precariedade, principalmente as questões elétricas, que impedem que a gente climatize salas que são muito prejudicadas em termos de janelas e de ventilação. No verão é muito difícil dar aulas, chega a ser dramático. Essa iniciativa dos departamentos e dos alunos do IFCS é muito legítima e a AdUFRJ está empenhada em contribuir para a resolução desses problemas. O novo sindicalismo que defendemos se estrutura a partir de frentes como o advocacy e a mobilização da sociedade civil. Vamos colocar essas práticas a serviço dessa causa”.

RESPOSTA DA DIREÇÃO
O professor Fernando Santoro, diretor do IFCS, disse ao Jornal da AdUFRJ que a posição da direção é a de “acolher a lista de demandas”. “São demandas dos professores, dos alunos e dos técnicos sentidas cotidianamente. É um prédio antigo, histórico, que precisa de cuidados especiais. E por conta disso também, infelizmente, tem uma burocracia adicional das instâncias que deveriam zelar pela sua integridade física. Essa burocracia por vezes aumenta o tempo para resolver as nossas dificuldades estruturais. Vamos acolher as demandas, ver o que pode ser resolvido internamente e imediatamente”, disse o professor.
Santoro lembrou que há demandas mais simples, que podem ser equacionadas com orientações internas, mas há outras mais complexas que dependem de instâncias externas, de processos de licitação: “O que implica em demora no Serviço Público. O que podemos fazer é encaminhar a cada instância competente as nossas demandas para que esses processos sejam acelerados. Nós temos urgência em resolver os problemas. Desde o ano passado nós temos um projeto de prevenção de incêndios aprovado, o primeiro da história do IFCS, e nós precisamos completar sua implementação. Temos brigada civil de bombeiros, mas precisamos da sinalização, das fitas antiderrapantes. Temos em curso também outra reforma urgentíssima que é a reforma elétrica. Infelizmente a primeira empresa que ganhou a licitação abandonou o serviço. A licitação teve que ser refeita e está em curso”.
O diretor do IFCS espera ter apoio para dar respostas à comunidade acadêmica. “Nós não queremos deixar que aconteça no prédio do IFCS, que é o mais antigo da universidade, o que aconteceu com o Museu Nacional. Essas duas frentes, a prevenção de incêndios e a reforma elétrica, são essenciais. E esperamos que as instâncias superiores, especialmente a reitoria, também unam seus esforços para conseguir em Brasília os recursos suplementares que nos foram tolhidos nos últimos seis ou sete anos de redução orçamentária”, concluiu.

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