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WhatsApp Image 2020 08 26 at 18.10.46A tecnologia apresenta novos desafios e novas possibilidades, mas a necessidade de defender a Educação e a Cultura permanece igual. Esse foi o tom do último Parangolé da Cultura na Universidade, evento organizado pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, no dia 25.
“A nossa luta vai ter que continuar, porque ela não começou na pandemia”, disse Miriam Struchiner, do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES) da UFRJ. A docente apontou que as principais dificuldades da Educação não se resumem ao ensino remoto. “A gente está vivendo muitos retrocessos.    
A nossa luta não está na tecnologia, está além dela. O que nós não podemos nesse momento é esmorecer”, completou.
A utilização dos meios digitais, ainda inédita para a maioria dos docentes, deve ser pensada como um aspecto a mais na produção de conhecimento. “Quando incorporamos as tecnologias ao processo educacional, precisamos entender que não se trata de transpor o presencial para o remoto, mas sim de uma linguagem nova”, frisou Miriam.
A professora entende que alguns colegas julguem a experiência do ensino remoto como uma ameaça ao modelo presencial, mas salientou que a Universidade não pode ficar para trás. “A cultura digital já está inserida no processo educativo, queiramos ou não, pois ela está na sociedade. Mas o processo educativo também precisa contribuir com a cultura digital, e estar inserido nela”, concluiu
Alexandre Pilati, do Instituto de Letras da UnB, também entende que as novas tecnologias devem ser aproveitadas para a produção de alternativas. “A tecnologia possibilita algumas coisas que podemos explorar para ter um alcance maior da Universidade”, disse. “O principal desafio é que a tecnologia ainda guarda uma tendência à unilateralização do processo de transmissão do conhecimento”, lembrou. Segundo ele, é preciso desenvolver mecanismos para vencer essa limitação e democratizar o espaço de ensino.
“A tecnologia em si não vai salvar nem condenar ninguém. Mas a maneira como ela se relaciona com a infraestrutura desse mundo em que a gente vive é o que vai fazer toda diferença”, afirmou Pilati.
A rica elaboração de alguns conteúdos já disponíveis na internet contribuiu para a preparação de aulas remotas de Felipe Rosa, vice-presidente da AdUFRJ e professor do Instituto de Física. O docente também é um entusiasta do aperfeiçoamento do ensino tradicional com a ajuda das inovações tecnológicas. “É incrível como as equações e os conceitos podem ganhar vida com ajuda de animações, trechos de filmes e outros recursos virtuais”.
Maria Cecília Chaves, professora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, reforçou o argumento. A docente lamentou o ano letivo “quase inteiramente perdido”, mas vê potencial para crescimento. “O importante é que a gente aprenda tudo aquilo de positivo para agregar novas possibilidades no futuro”.

ARTE É REFLEXÃO
A professora Martha Werneck, da Escola de Belas Artes da UFRJ, pontuou a relevância da cultura durante a pandemia. “Quando trabalhamos com novas tecnologias e percebemos a imagem como conhecimento, começamos a sacar como podemos usar isso melhor”, disse a docente. Martha defende a arte como um ambiente educativo essencial. “As pessoas precisam de mais arte nesse momento, porque a arte é um escape. Mas não um escape do mundo, ela é uma reflexão de como o mundo está”.
De fora da UFRJ, veio uma solicitação para a universidade dialogar com todas as camadas populares, a exemplo da Cultura. “A principal discussão social que nós precisamos fazer é: de que maneira a gente consegue pluralizar o nosso conhecimento para abrir mais mentes?”, indagou Deivid Domênico, compositor e cantor de samba do Rio de Janeiro. “Ou a gente começa a discutir a democracia por baixo, e começa a ouvir quem mais precisa, ou a coisa vai ficar complicada”, afirmou.

Quem recebe o benefício de assistência à Saúde Suplementar tem até o dia 31 de agosto para apresentar a comprovação das despesas referentes ao exercício 2019, informa a pró-reitoria de Pessoal. A comprovação deverá ser feita enviando pelo SIGAC, módulo requerimento, a declaração do seu plano de saúde, contendo: data de início do contrato; modalidade (cobertura) do plano de saúde; valores mensais por beneficiário, com o atestado da quitação até 31/12/2019. O procedimento deve seguir um manual divulgado pela página da PR-4 (veja AQUI).
Se o plano foi contratado através do Sintufrj ou da CAURJ, não é necessário fazer a comprovação, que será feita pelas entidades. Para esclarecimentos adicionais, envie um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No caso dos convênios feitos via AdUFRJ, o comprovante do plano Unimed pode ser obtido no site do Grupo Qualivida Saúde. E o da SulAmérica, no site da Qualicorp, na área do cliente.

online 3412498 640Imagem de Mudassar Iqbal por PixabayAté o fim de setembro, 54 das 69 universidades federais terão retomado as aulas em meio remoto. As demais ainda discutem o calendário. E nenhuma decidiu pelo retorno presencial das atividades acadêmicas. A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa virtual pela diretoria executiva da associação de reitores, a Andifes, no dia 20.
A opção pela oferta das aulas em meio virtual, argumentaram os reitores, não é a ideal, mas a melhor dentro das circunstâncias da pandemia. “Já tive essa experiência de ensino remoto, mesmo antes da pandemia. É uma situação nova para grande parte dos docentes e dos estudantes. Mas certamente possível”, disse Joana Angélica, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia. “Acho que vamos ter problemas, sim, mas acredito que manter as atividades remotas neste momento trará muito mais vantagens do que prejuízos”, completou.
“É uma anormalidade sem precedentes. O que o setor da Educação como um todo está fazendo é adotar uma estratégia de redução de danos”, reforçou o reitor Paulo Burmann, da Universidade Federal de Santa Maria.
Os dirigentes negaram que as universidades tenham demorado a abordar a questão do ensino remoto. “Será que demoramos? As universidades públicas tinham que oferecer um sistema que não abrisse mão da qualidade e fosse absolutamente inclusivo. Justamente por isso, precisou ser construído dentro desse espaço de tempo”, afirmou Marcus David, reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora.
APOIO INSUFICIENTE DO MEC
A inclusão digital, enfatizaram os reitores, não tem contado com o devido apoio do MEC. Questionado sobre o programa de distribuição de chips aos alunos anunciado pelo ministério esta semana (leia mais AQUI), o presidente da Andifes, professor Edward Brasil, criticou: “O auxílio claramente não é suficiente. Ele se propôs a atender à faixa de estudantes de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Sabemos que a camada da faixa de renda imediatamente acima foi muito afetada”, disse. De cada quatro estudantes das universidades federais, o reitor informou que três são de baixa renda e um deles é de baixíssima renda — o público atendido pelo programa do MEC. “As universidades terão que fazer esforço extra para viabilizar a conectividade e também em relação a equipamentos”.
A Andifes voltou a se manifestar contra a proposta do governo de redução linear de 18,2% do orçamento discricionário das universidades para 2021. As instituições perderiam R$ 1 bilhão de verbas para custeio e investimento. E num contexto em que as despesas serão maiores, em função da pandemia. “Em condições normais, o mesmo orçamento já traria dificuldades. Com 18,2% a menos, em condições normais, seria inviável funcionar. Em condições de pandemia, é simples concluir que nenhuma universidade suporta uma redução dessa magnitude”, afirmou Edward.

06aWEB menor1142Foto: Divulgação UFRJA UFRJ distribui os chips de acesso à internet desde segunda-feira, 17, para os alunos que foram selecionados pelo edital da universidade. A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis encarregou as unidades da entrega dos dispositivos para evitar a concentração de todos os beneficiados no mesmo local. Junto com os cartões, a PR-7 ofereceu também equipamentos de proteção individual para uso dos técnicos e professores que fazem a entrega. A intenção é que todos os alunos recebam seus chips até o começo do Período Letivo Excepcional.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) questionou a logística adotada pela reitoria para a entrega do material. A principal crítica é à necessidade de deslocamento até a universidade para pegar o chip. “Muitos estudantes, especialmente moradores de municípios do Grande Rio, estão com dificuldade de se deslocar até a capital”, disse Antônia Velloso, representante do DCE. “Além disso, estamos sem o passe livre universitário, então tem o custo das passagens”. Segundo Antônia, a representação estudantil sugeriu à PR-7 que os cartões fossem enviados pelos Correios, ou entregues pela universidade na casa dos estudantes.
O pró-reitor de Políticas Estudantis, Roberto Vieira, disse que a PR-7 recebeu as sugestões, mas que elas são inviáveis. “Enviar pelos Correios atrasaria a operação, porque é um processo para cada estudante”, explicou o pró-reitor. “Quando o aluno recebe o chip, ele entrega uma declaração, essa entrega ficaria muito lenta assim”. Roberto também explicou a inviabilidade da entrega em domicílio. “Não temos carros e motoristas suficientes para fazer 3 mil entregas”. A PR-7 está com um canal de atendimento exclusivo para os alunos beneficiados pelo edital.
Ainda segundo o pró-reitor, as unidades não estão relatando nenhum tipo de problema na distribuição. A Faculdade Nacional de Direito optou por entregar os chips para os 127 alunos cadastrados ao longo de toda a semana. “Dividimos a entrega para preservar a segurança de todos”, contou o diretor da Faculdade, professor Carlos Bolonha. “Oferecemos atendimento especial para alunos com deficiência, com um dia de entrega dedicado a eles”, relatou. O processo está sendo feito respeitando os protocolos de segurança, com distanciamento e o uso de EPIs.
A PR-7 vai entrar em contato com os alunos que não fizerem a retirada do seu chip. “Vamos procurá-los para saber que tipo de problema eles tiveram. Já tivemos casos de alunos que desistiram, então esse acompanhamento é importante”, contou Roberto Vieira. Mas antecipando-se à pró-reitoria, as unidades do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza estão procurando os alunos que não aparecerem para pegar seus equipamentos. “A iniciativa foi da decania e das unidades”, contou a decana do CCMN, professora Cássia Turci. Segundo a decana, o Instituto de Química, cuja entrega foi terça-feira, conseguiu localizar alguns estudantes que não apareceram e agendar uma nova entrega para eles na quinta-feira.
No CCMN, a entrega também está acontecendo sem problemas e com muitos cuidados. “Distribuímos o trabalho entre unidades para desaglomerar, e assim proteger servidores, professores e alunos envolvidos”, disse Cássia. “Fizemos fora das salas, nos corredores, onde há mais espaço e circulação de ar”.

02aWEB menor1142Um pequeno balanço sobre os desafios para quem trabalha na universidade, no contexto da crise sanitária da Covid-19, foi promovido pelo Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (NUBEA) na quarta-feira, 19. A mesa ‘Trabalho em tempos de pandemia e as atividades universitárias’ contou com os três sindicatos da UFRJ – AdUFRJ, Sintufrj e Attufrj para uma troca de ideias. E acabou revelando um panorama geral, e desigual, das novas condições de trabalho na universidade frente à pandemia.
 “Estamos enfrentando uma pandemia com um governo que coloca granadas em nossos bolsos e que apresenta a universidade para a sociedade como uma inimiga, como o grande problema do país”, avaliou Eleonora Ziller, presidente da associação docente. “E ainda estamos discutindo uma proposta que é colocar esse PLE (período letivo excepcional) em pé, com atividades letivas sem intervalo para chegar sem atraso ao calendário SISU (Sistema de Seleção Unificada)”.
A presidente da AdUFRJ falou sobre a sobrecarga de tarefas dos docentes no ensino, na pesquisa, na extensão e à frente das funções administrativas. “O compromisso dos professores com os alunos, os laboratórios e todas as dimensões da universidade é enorme”, afirmou, “mas há também uma ponderação sobre até que ponto os professores poderão se sacrificar em nome do histórico de excelência da universidade”.
Eleonora defendeu a articulação entre os segmentos para a garantia de redes de proteção compatíveis com as demandas criadas pelo novo cenário pandêmico. E citou, como exemplo, o espaço criado, em maio, por estudantes, servidores e terceirizados: o Fórum de Mobilização e Ação Solidária (Formas).
Damires França, do Sintufrj, destacou o aumento da carga horária sem limite e do custo doméstico. “Os técnicos online acabam ficando disponíveis full time, inclusive nos finais de semana. Boa parte teve que comprar equipamento e aumentar a internet de casa para poder trabalhar”.
Damires falou ainda do impacto do trabalho remoto sobre a saúde física e mental: “As mulheres estão especialmente sobrecarregadas com os cuidados com filhos e pais”. E sublinhou que o isolamento “desmobiliza a luta coletiva” e “favorece o assédio moral”.
Ponta mais frágil da universidade, os terceirizados registraram um retrocesso nas relações trabalhistas. “Tudo online ficou muito mais difícil para nós”, avaliou Waldinéa Nascimento. A representante da Attufrj listou problemas para pagamentos em geral, como auxílios de alimentação e de transporte, e a agudização do assédio. A terceirizada também reafirmou a importância da articulação entre as associações. “As pessoas não têm noção do que os terceirizados estão passando”.

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