facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

07bWEB menor1141O campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade acaba de comemorar 12 anos de fundação com mais autonomia. “Há dez anos, a gente vinha lutando pra ser unidade gestora, pois ainda tínhamos o nosso orçamento executado via Instituto de Biofísica. Agora, tivemos o nosso CNPJ criado e autorizado pelo Ministério da Economia, exatamente no dia 6 de agosto”, disse a professora Juliany Rodrigues, diretora geral do campus. A notícia se tornou o presente de aniversário da comunidade, por coincidir com a data de inauguração das novas instalações, em 6 de agosto, no bairro de Santa Cruz da Serra.
O papel social desempenhado na Baixada Fluminense pela universidade tem sido uma das grandes marcas do local nesses 12 anos, de acordo com a diretora. “Quase 90% dos nossos estudantes são os primeiros membros das suas famílias a cursar o ensino superior, e 80% deles vêm de escola pública”, ressaltou.
Outra característica é a intensa participação. Juliany destacou a criação do canal no youtube do campus durante a pandemia. “O ‘Caxias é Live’ tem sido quase que uma festa e um encontro semanal da comunidade”, lembrou. A adesão ao ensino remoto por parte dos cursos também foi comemorada pela professora. “A gente vai ter 100% dos professores oferecendo disciplinas no PLE, e com muitas das turmas lotadas”, completou.
Juliany acredita que a região tem a necessidade e o potencial de abrigar um complexo científico. A docente aponta a proximidade com muitas empresas instaladas na Baixada como um elemento favorável à criação dessa iniciativa. “Hoje eu olho para a UFRJ no campus de Duque de Caxias e não vejo muito a minha geração, mas vejo os próximos que virão. E eu quero que eles se orgulhem de dizer que a UFRJ atua na Baixada Fluminense”, finalizou.

HISTÓRIA
Criado em 2008 como “Polo Xerém”, a partir de uma articulação entre UFRJ, Inmetro, governo do estado do Rio de Janeiro e a prefeitura de Duque de Caxias, o campus recebeu em 2015 o seu nome atual, após o falecimento do seu primeiro coordenador geral, o professor Geraldo Cidade. As novas instalações do campus, em Santa Cruz da Serra, foram cedidas pela prefeitura e inauguradas em 2018.
Parte do importante processo de interiorização da universidade, o local abriga três cursos de graduação, quatro de pós, e um corpo social de 850 pessoas, entre estudantes, docentes, técnicos e terceirizados.

Topo