facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

03aWEB menor1141O fim da primeira etapa de inscrições no período letivo excepcional revelou números surpreendentes. Foram ofertadas 4.066 disciplinas em 6.184 turmas de graduação da universidade. Elas corresponderam a 237.450 vagas disponibilizadas em toda a universidade. O número de de inscrições em disciplinas foi de 195.189, o que corresponde a 82,2% do total de vagas. Os dados, ainda preliminares, foram divulgados pela reitora Denise Pires de Carvalho, no Conselho Universitário, dia 13.
“No geral, há mais vagas do que inscrições no nosso PLE. Os problemas que foram identificados aconteceram em cursos e disciplinas pontuais. Sobre esses dados é que vamos nos debruçar para resolver da melhor forma possível”, afirmou a reitora. A professora Denise informou que a administração central vai apresentar relatórios sobre a adesão e as dificuldades do processo nos próximos dias, mas se monstrou otimista com os números. “Nos deixaram mais tranquilos. Isso mostra o vigor da UFRJ”, afirmou.
O alívio tem uma razão: na última semana as representações estudantis reclamaram seguidas vezes nos colegiados da universidade da oferta escassa de vagas em disciplinas oferecidas no PLE. Os dados preliminares, no entanto, mostraram que o número maior de procura não era algo gerado pelo período letivo excepcional, mas se repetia também em períodos regulares. “É uma questão histórica em algumas disciplinas e em algumas unidades”, argumentou a reitora.
Para se ter uma ideia, a disciplina mais procurada na primeira fase das inscrições teve 1.555 inscritos para 1.410 vagas ofertadas. A segunda com maior procura ofereceu 552 vagas e recebeu 993 inscritos. “Não dá para dizer que as unidades não ofertaram vagas. Agora com o novo prazo de inscrições, esperamos que mais estudantes sejam atendidos. Eles têm alta demanda por estudar”, afirmou Denise.


NÚMEROS

4.066
disciplinas
ofertadas

6.184
turmas

237.450
vagas

195.189
inscrições

82%
de vagas
ocupadas

Topo