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Carreira em foco

Tema integra a agenda de lutas temáticas do mês de outubro para os professores das IFES

Andes-SN também incentiva atos pela Educação pública

Em outubro, as seções sindicais devem dar sequência à agenda de lutas do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Andes-SN deliberada no 59º Conad (realizado em agosto na cidade de Aracaju (SE)). O tema escolhido para mobilização é a carreira docente, especialmente em relação à implementação dos critérios relacionados ao desenvolvimento na carreira.

Para fomentar o debate, os docentes presentes à reunião do Setor das Federais, que aconteceu dias 27 e 28 em Brasília (DF), deliberaram, entre outros encaminhamentos, que as seções sindicais utilizem como base para discussão dos critérios para desenvolvimento na carreira o compromisso assumido pelo Ministério da Educação com o Andes-SN.  

Em abril deste ano, o MEC concordou com a reestruturação da carreira fundamentada em alguns conceitos defendidos pelo Sindicato Nacional: degraus constantes do nível inicial ao topo e percentuais definidos para valorização de cada uma das titulações são alguns desses itens.

Segundo Francisco Jacob Paiva da Silva, um dos coordenadores do Setor das Ifes, a participação de 28 seções sindicais na reunião, nesse momento de retomada da discussão e início da construção da pauta de 2015, demonstra o interesse da categoria. 

Outro apontamento da reunião foi a necessidade de os docentes ficarem atentos ao processo de regulamentação dos critérios de desenvolvimento na carreira, em particular para a classe E (titular). “Há uma grande possibilidade, como já vem ocorrendo em algumas IFE, de decisão unilateral por parte das reitorias, sem debate com os docentes, de implementação de critérios produtivistas, elitistas e excludentes, que aprofundem a desestruturação dessa carreira prevista na Lei 12.772, que já é, por vício de origem, incompatível com a nossa visão do fazer acadêmico”, alerta Jacob.

Segundo o coordenador do Setor das Ifes, um traço evidente de alinhamento dos gestores das Federais ao projeto de contrarreforma na educação do Governo Federal foi a ação recente dos reitores de declarar apoio à reeleição da presidente Dilma, sem consultar a Academia. Desse modo, “rifaram e desrespeitaram a autonomia universitária, para serem cabos eleitorais de candidatura à Presidência da República”.

Para fortalecer a luta em defesa da Educação Pública, o Setor indicou ainda que as seções sindicais participem dos atos estaduais em defesa da educação pública, previstos para a segunda quinzena de outubro, conforme encaminhamentos do Encontro Nacional de Educação (ENE). A próxima reunião do Setor das Federais acontecerá 24 e 25 de outubro, também em Brasília (DF). (Fonte: Andes-SN. Edição: Adufrj-SSind)

 


Não à meritocracia e ao produtivismo

Para intensificar a mobilização acerca da carreira docente, em especial em relação à implementação dos critérios de desenvolvimento na carreira dentro das universidades, o Andes-SN preparou três cartazes, disponibilizados para as Seções Sindicais via e-mail e também no site do Sindicato Nacional, para que todos os professores possam participar da ação. 

As frases utilizadas nos três cartazes são as seguintes: “Ampliar e democratizar a discussão sobre os critérios de progressão e promoção dos docentes nas IFE!”; “O desenvolvimento na carreira docente deve ser dissociado do produtivismo!”; “Os critérios para progressão e promoção não podem ser barreiras para o desenvolvimento na carreira docente!”.

As primeiras imagens da campanha, que podem ser vistas no perfil do Andes-SN no facebook, foram feitas durante a reunião do Setor das Ifes, em Brasília, nos dias 26 e 27 de setembro. Todos podem enviar a foto com um dos cartazes para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contribuindo para aumentar o álbum do Sindicato. Haverá uma sessão de fotos no próximo Conselho de Representantes da Adufrj-SSind (aberto a todos os sindicalizados), marcado para o dia 13.

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Como se identificar sem o contracheque

Universidade oferece carteiras funcionais

Em algumas situações, o professor da UFRJ precisa se identificar, mas não quer expor seu contracheque. Como fazer? Para preencher esta necessidade, a universidade oferece carteiras funcionais.

Técnica-administrativa da Divisão de Pessoal da PR-4, Marisa Lobão adverte: “A universidade não tem poder de órgão identificador, como o Detran. Nenhum estabelecimento tem obrigação de aceitá-la”.

Mesmo assim, a alternativa é considerada vantagem, por exemplo, por dispor de fotografia.

A carteira é feita em papel-moeda, com uma foto 2x2. Embora exista “desde sempre”, segundo a servidora, muitos professores ainda não a adquiriram.

Procedimento

Para solicitar a carteira, o professor deve buscar o departamento de pessoal de sua unidade e preencher um cadastro. O formulário pede, entre outras informações, RG, título de eleitor, filiação; tipo sanguíneo; a matrícula SIAPE, Registro UFRJ e PASEP.

“Os departamentos nos enviam o pedido por meio de memorando já com todas as informações”, informou Marisa. Segundo a servidora, não há um prazo fixo para o documento ficar pronto: “Mas costuma levar aproximadamente dois meses”, completa. 

Revista da Adufrj-SSind discute as razões políticas e jurídicas que transformam a luta social em crime no Brasil 

 

Ópera “O Diletante”: récita no CT, em 6 de outubro

As Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação da UFRJ realizam a montagem de “O Diletante”, ópera de João Guilherme Ripper. A ópera é baseada na peça homônima de Martins Pena, um clássico do teatro de comédia brasileiro. O libreto e a música foram encomendados a Ripper pela Escola de Música em comemoração aos 20 anos do projeto Ópera na UFRJ.

Após quatro récitas no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música, haverá novas apresentações, ainda, no Teatro Municipal de Niterói (1º/10); no Theatro D. Pedro, de Petrópolis (2/10); no Auditório Horta Barbosa, Centro de Tecnologia da UFRJ (6/10, 11h) e no Teatro Municipal de Macaé (16 e 17/10).

 

Mais informações em www.musica.ufrj.br.

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