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CEPG do dia 28 de novembro discute crise das bolsas - Foto: Silvana SáA UFRJ perdeu 700 bolsas de doutorado e 600 de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os números retratam o período de 2018 a 2025. Os dados são da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), mas o problema já vinha sendo alertado pelas coordenações dos programas de pós da universidade.
Para tentar recompor parte dessas perdas, a PR-2 mudará temporariamente os critérios para a distribuição de bolsas de sua cota do CNPq. A ideia é dar peso maior a programas de excelência, que foram os mais prejudicados pelas mudanças na concessão de bolsas financiadas pela agência. “Nós não queremos que os programas mais bem avaliados da UFRJ caiam de produção, por isso essa saída provisória”, explica o pró-reitor João Torres.
A próxima distribuição de bolsas já trará essas mudanças para tentar equalizar os prejuízos. A agência de fomento disponibilizará em 2026, para a cota da PR-2, 82 bolsas de doutorado (41 por semestre) e 144 de mestrado (72 por semestre). O número, no entanto, segue sendo insuficiente. “Veja, 41 bolsas é o número que apenas um dos programas perdeu do CNPq”, observa o pró-reitor.
Também houve uma redução absoluta de 106 bolsas da Capes em 2025, fruto de novos critérios de distribuição que reverberam a queda de bolsas do CNPq. “Os critérios da Capes levam em conta o Índice de Desenvolvimento Humano do município onde o programa está localizado e um multiplicador ligado ao número médio de defesas de teses e dissertações por ano do programa”, explica João Torres. “A combinação dos fatores acaba afetando os programas da UFRJ”.
A ideia de usar o IDH é estimular a pesquisa acadêmica para o desenvolvimento das regiões mais empobrecidas do país. Porém, o alto IDH do Rio de Janeiro reduz a pontuação da UFRJ em comparação com universidades localizadas em regiões de baixo IDH. Os programas, de acordo com o pró-reitor, entraram num ciclo vicioso. “Além do multiplicador do IDH, a redução de bolsas do CNPq diminui a entrada de novos alunos. Menos alunos geram menos defesas, ou seja, há queda também nesse multiplicador, e isso gera menos bolsas da Capes no ciclo seguinte”, ilustra. “Esse efeito é observado sobretudo nos programas de excelência da UFRJ que historicamente tinham muitas bolsas do CNPq”, analisa o pró-reitor.
A pró-reitoria ainda não definiu como estabelecerá o peso diferente para tentar refrear essa espiral negativa. “Ainda não fechamos. Temos 136 programas de pós-graduação e um número insuficiente de bolsas”, observa João Torres. “O que tentamos é atuar da maneira mais republicana e igualitária possível”, afirma o pró-reitor. “No entanto, percebemos que neste momento os programas 6 e 7 precisam de mais apoio”.
Mais bolsas
Representante do Centro de Ciências da Saúde no CEPG e coordenadora de pós-graduação do CCS, a professora Cláudia Pinto Figueiredo, do Instituto de Biofísica, propõe que das 82 bolsas que serão destinadas pelo CNPq à PR-2, 50 sejam distribuídas para os programas que foram mais prejudicados no Centro. “Queremos essas bolsas para corrigir emergencialmente as perdas acumuladas”, pleiteia a professora Cláudia.
A docente afirma que sem esse fomento vários programas 6 e 7 não terão condições de abrir seleção para o doutorado. “Se esses programas caem, toda a UFRJ cai junto. Não é bom para ninguém essa crise”, diz. Ela destaca a importância de um esforço coletivo: “Está todo mundo do mesmo lado. Estamos todos trabalhando pelo mesmo objetivo: fortalecer a universidade e garantir condições equilibradas para todos os programas”.
Para a docente, a fórmula da Capes deixa de ver as perdas que os programas tiveram com as bolsas do CNPq. “A Capes tratou como se fosse um problema só do CNPq, quando, na verdade, reverbera em todo o sistema de pós-graduação”, aponta a professora. “Ao invés de a PR-2 corrigir esse problema, o aprofundou. Não há como tratar diferentes de forma igualitária. É preciso tratar com equidade. Dar mais bolsas a quem perdeu mais”, defende.
Ela dá dois exemplos: no caso da cota CNPq, um dos programas do CCS perdeu 60% de suas bolsas e a PR-2 repôs 6,2% desses benefícios. Em contrapartida, outro programa que não tinha bolsas (e por isso não teve perdas) recebeu 6 bolsas. “A PR-2 colocou suas cotas de maneira aleatória, sem olhar de maneira estratégica para os PPGs que vem sendo desmontados”, critica a professora Cláudia Figueiredo. “A cota da PR-2 é para ser estratégica, discricionária. É para equalizar os prejuízos”, acredita. “Os programas que estão agonizando são os maiores da UFRJ”, afirma.
O professor João Torres rebate e argumenta que a PR-2 tem critérios. “Não é aleatório. Nos baseamos nas bolsas utilizadas, nas bolsas já distribuídas e em uso, na demanda de bolsas que inclui os ingressantes e, em ordem decrescente, por notas do PPG”, explica o pró-reitor. “Outra informação relevante e não falada é que, em 2021, quando ainda não estávamos na reitoria da UFRJ, a universidade já tinha perdido 400 bolsas de doutorado”.
Evasão de bons alunos
Também muito afetado pelos cortes, o Programa de Pós-Graduação em Química (PGQU), o mais antigo do país na área, viu o número de ingressantes cair vertiginosamente. “Em 2025, foi a primeira vez em 63 anos que a gente teve um processo seletivo com zero bolsa de doutorado. Isso era inimaginável”, conta a professora Sabrina Baptista Ferreira, coordenadora do PGQU. “Perdemos alunos para a USP e para a UFMG porque lá eles tinham bolsa. Estamos vendo nossos bons alunos, formados nas nossas graduações, irem embora”, lamenta.
A queda no número de bolsas afeta muito mais os programas experimentais por uma razão: os estudantes não conseguem conciliar essa formação com outra ocupação formal. “O aluno precisa estar no laboratório gerando resultado e não consegue ter outro emprego. Então, ele precisa da bolsa para se manter”, justifica a professora Sabrina.
“Antigamente os programas tinham cotas de bolsas do CNPq. Quando veio a mudança, implementada em 2019, todos os programas perderam essas cotas. Quando os alunos defendem, essa bolsa não volta mais para a gente, como voltava antes”, explica a professora.
“Atrelado a isso, tivemos cortes de bolsas da Capes. Isso virou uma bola de neve. Como não temos bolsas, temos impacto nas entradas de novos alunos. A gente tinha processos seletivos com 200 alunos e entravam na ordem de 40 de doutorado e 30 de mestrado”, lembra. “Temos 64 docentes e, ao longo de todo o ano passado, recebemos 16 alunos de doutorado e 26 de mestrado. Muitos professores não estão conseguindo ter seus orientados, desenvolver seus projetos, porque faltam alunos”.
A notícia da revisão da fórmula da PR-2 agradou a professora. “Eu acho excelente. É importante colocar nessa conta o tamanho do programa. Se você coloca todo mundo na mesma regra, você distorce a realidade. Se você tem mais professores, precisa de muito mais alunos para fazer a máquina girar”, avalia. “O que está ocorrendo é um balizamento por baixo e os programas 6 e 7 são os que mais estão sofrendo. Vai cair a produção da UFRJ como um todo”.
O que dizem Capes e CNPq
A presidente da Capes, professora Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da UFRJ de 2018 a 2022, afirmou que a agência mantém, desde 2020, o mesmo modelo de distribuição de bolsas. Ele é baseado em quatro parâmetros. “Nesse modelo, os cursos de doutorado com notas 6 e 7 e que titulam acima da média da área recebem maior número de bolsas”, explica. “A quarta dimensão, o IDHM, não altera a distribuição entre os PPGs da UFRJ localizados na cidade do Rio de Janeiro, pois todos se encontram na mesma faixa de IDHM, que permaneceu inalterada entre 2024 e 2025”, pondera a dirigente.
De acordo com os dados da Capes, entre 2020 e 2024 houve aumento do número de bolsas na UFRJ. “Tanto pela aplicação do modelo quanto, especialmente, porque a partir de 2024 a Capes passou a conceder para a PR-2 as cotas relativas aos Programas Proex, algo que não ocorria antes. A UFRJ é muito beneficiada pela ação, uma vez que quase metade dos seus programas acadêmicos são de excelência”, diz a professora Denise. “É importante destacar que as cotas repassadas às pró-reitorias, seja com base na Demanda Social ou no Proex, são distribuídas internamente de maneira discricionária, conforme critérios de cada pró-reitoria”.
Segundo a presidência da Capes, a agência também autorizou que, entre 2024 e 2025, as pró-reitorias remanejassem, de forma igualmente discricionária, as bolsas não utilizadas entre PPGs da mesma instituição para evitar que ficassem ociosas e fossem retiradas do sistema no ano subsequente. “No total, a UFRJ perdeu 123 bolsas de 2024 para 2025: 98 de doutorado e 25 de mestrado, devido à falta de utilização das cotas em 2024, as quais poderiam ter sido remanejadas pela PR-2 entre os PPGs para evitar ociosidade”, critica.
O CNPq não respondeu aos questionamentos da reportagem até o fechamento desta edição.
Os versos quase melancólicos de “Saudosa Maloca”, canção de Adoniran Barbosa, ganharam contornos de alegria e saudade no sarau de encerramento das comemorações pelos 40 anos da chegada da Faculdade de Letras à Cidade Universitária, na noite do último dia 14, no Centro Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), no Flamengo, Zona Sul do Rio. A música foi o hino da mudança da faculdade de sua antiga sede na Avenida Chile, no Centro — onde hoje está o Edifício Ventura — para a Ilha do Fundão, em 1985.
“Eu era aluna da graduação, e Saudosa Maloca foi nosso hino de despedida daquele lugar onde fomos muito felizes. Estudei lá três anos antes de mudar para o Fundão. Foi uma época em que começavam a soprar os ventos da redemocratização, um tempo de esperança que está na formação da minha geração”, recordou, emocionada, a professora Eleonora Ziller, ex-diretora da Faculdade de Letras e ex-presidenta da ADUFRJ.
As comemorações pelos “40 anos da Letras no Fundão” incluíram debates, homenagens e apresentações artísticas. E culminaram com o caloroso encontro de professores, ex-alunos, artistas, poetas e escritores do professor João Baptista de Medeiros Vargens (Leia abaixo entrevista com o professor).
Vargens era um dos diretores da Faculdade de Letras em 1985, e recorda que a mudança foi feita a toque de caixa. “Encostaram vários caminhões das Mudanças Botafogo, e a ordem dos encarregados era só levar o que não tivesse cupim. Foi tudo muito rápido”, lembrou Vargens. Segundo ele, a atuação da então aluna Eleonora Ziller foi fundamental para que a festa de despedida dos estudantes não terminasse em confusão: “Queriam jogar cadeiras para o alto, coisas assim, e ela subiu numa mesa e conseguiu acalmar os ânimos”.
“Nem lembro o que falei de cima da mesa, só sei que parece que me escutaram”, riu Eleonora, ao lembrar o episódio do passado. “Tinha também um ar de revolta naquela despedida. Afinal era ainda um governo da ditadura militar, comandado pelo general João Figueiredo”. Eleonora recorda ainda que o local da velha sede foi ocupado por um estacionamento durante muitos anos, antes da construção do Edifício Ventura, e sente saudades do teatro da faculdade antiga, um local de debates e apresentações culturais. “Tinha até coxia e camarim, vivemos ali momentos inesquecíveis”.
ENTREVISTA I João Baptista de Medeiros Vargens, PROFESSOR TITULAR DE ESTUDOS ÁRABES DA LETRAS/UFRJ
Foto: Fernando Souza“Tenho muito orgulho dessa história”Portelense e autor de obras referenciais sobre o universo do samba — como “Candeia, luz da inspiração” e “Velha Guarda da Portela” —, João Baptista de Medeiros Vargens é um dos precursores do ensino da língua árabe no Brasil e ganhou, em 2012, o Prêmio Sharjah, da Unesco, por suas contribuições à difusão da cultura árabe no mundo. “Entrei para o curso de Português-Árabe em 1971 e, em 1975, comecei a dar aulas como auxiliar de ensino. Tenho muito orgulho dessa história”, lembrou o mestre, de 73 anos, durante o sarau do CBAE. Foi lá que ele contou um pouco dessa bela história para o Jornal da ADUFRJ. Vamos a ela.
Jornal da ADUFRJ: O senhor entrou como aluno na Letras em 1971, lá nos primórdios. Como foi essa chegada, em plena ditadura?
João Baptista Vargens: Eu fui da terceira turma de Português-Árabe. O curso começou em 1969, com dois alunos. Em 1970, foram dois alunos de novo. Nenhum chegou ao final. Na minha turma foram oferecidas dez vagas, e todas foram preenchidas. Mas em 1974, quando eu me graduei e me licenciei, só havia dois alunos. Represento então 50% da primeira turma graduada em Português-Árabe na UFRJ. E naquela primeira turma, a de 1969, um dos alunos era um agente do DOPS. Inclusive depois ele se tornou meu aluno, ele demorou a sair. Sempre no final do curso ele não fazia as provas, para ficar lá mesmo.
E logo depois de graduado o senhor começou a lecionar.
Sim, em 1975 eu comecei a dar aulas como auxiliar de ensino lá na Avenida Chile. Era o primeiro degrau da carreira naquela época. E estou até hoje, em 2025.
E a mudança da sede, o que lhe marcou?
Foi uma mudança precipitada. A faculdade no Fundão ainda não estava pronta. Não tínhamos mobiliário. Era o final do governo João Figueiredo e a ministra Esther Ferraz queria ver o nome dela e o dele na placa. O reitor na época era o (Adolpho) Polillo, e ele também queria o nome na placa. Então a mudança foi de uma hora para a outra. Quando voltamos à faculdade depois das férias, em março de 1985, muita gente nem sabia que a sede já estava no Fundão. Encostaram vários caminhões das Mudanças Botafogo, e a ordem era: o que está com cupim fica, o resto vai.
O senhor já fazia parte da direção da faculdade?
No ano seguinte, em 1986, que eu assumi como diretor adjunto para Assuntos Culturais, na administração do professor Edwaldo Cafezeiro, recentemente falecido. Foi logo depois da nomeação do professor Horácio Macedo como reitor, em 1985, para mim um grande marco na história da UFRJ. Foi um período em que a Faculdade de Letras estruturou projetos que não poderiam ter sido desenvolvidos na Avenida Chile. A antiga sede da Letras era um pavilhão pequeno doado pelo governo de Portugal. Era para ser um espaço provisório, mas lá ficamos 16 anos, de 1968 ao início de 1985.
Então o senhor está na sede atual desde o início. Como foi essa caminhada?
Ganhamos certamente muita coisa com a sede do Fundão, desenvolvemos muitos projetos. Mas 40 anos são 40 anos, o prédio se deteriorou. Os diretores estão tendo muito trabalho, são poucos os recursos. Temos preciosidades lá. Nossa biblioteca tem obras raras. Logo no início, com a mudança às pressas, às vezes saíamos de casa num domingo, se começasse a chover, correndo para a faculdade, com medo de a chuva molhar os livros. Hoje nós precisamos de reformas no prédio da Letras, é preciso frisar isso, para que não percamos preciosidades, como livros do século XVII que temos lá.
E o livro sobre seus 50 anos de magistério, o que o motivou a escrever?
Eu faço um percurso histórico desde a minha entrada como aluno. Eu não tenho ascendência árabe. Tenho um filho que foi gerado em Damasco, onde estudei por um período depois que me formei, minha mulher engravidou lá. Então não tenho ascendência, mas descendência árabe. Além da Síria, depois eu vivi e trabalhei como professor no Marrocos, durante três anos. Hoje o nosso curso já tem cinco professores, somos reconhecidos. O trabalho universitário é em grupo. Ninguém faz um dicionário sozinho. Aliás, tive a honra de participar da equipe do Dicionário Aurélio, fiz três mil palavras de origem árabe. Já fiz tradução, legenda para filme, enredo para escola de samba.
Mas o caminho do magistério é o que mais o encanta, não?
A função do professor é incentivar. Hoje em dia a carreira é desprestigiada socialmente. O professor ganha mal, você não vai ficar rico. Mas você pode ser feliz. Tenho muito orgulho dessa história. Eu ainda não penso em parar, mas vou ser parado daqui a dois anos, quando fizer 75 anos. Posso parar com a universidade, mas há outros caminhos. Acho que não vou parar, não.
Atenção, professores! A prévia do contracheque está aparecendo com um desconto maior para a AdUFRJ. Não se trata de aumento da contribuição sindical. O valor está maior em função do desconto sobre o 13º salário dos filiados, como acontece todos os anos. Depois, a contribuição voltará ao normal.
Foto: Alessandro CostaCarioca, professora Titular da Faculdade de Letras, especialista em Lima Barreto e, agora, Emérita da universidade. Beatriz Resende — Beá, para os íntimos — recebeu o título no dia 25, no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito, cercada do carinho dos amigos e familiares. A solenidade celebrou a trajetória de uma docente apaixonada pelos livros, pela educação pública e pela democracia.
Em 21 minutos, Beatriz repassou capítulos de sua vida, em um discurso recheado de bom humor e de gratidão. Destacou a influência do mentor Eduardo Portella (ex-diretor da Faculdade de Letras e ex-ministro do MEC) e da amiga e mestra, Heloísa Teixeira (antes, Heloísa Buarque de Holanda): “Com um olhar feminista que me marcou”. Citou, ainda, Aloisio Teixeira (ex-reitor da UFRJ): “O primo que me levou ao primeiro baile de carnaval, à primeira ópera e à militância política”.
O perfil democrático começou a ser construído na infância, na escola pública Pedro Ernesto, na Lagoa. O colégio abrigava alunos das favelas que existiam na orla da Lagoa, à época, antes de serem removidas no governo de Carlos Lacerda. “Penso que foi nesta primeira escola pública que se formou minha maneira de ser, minha sociabilidade”, disse.
Beatriz relembrou sua passagem pela Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil (hoje, UFRJ) — onde viveu a resistência à ditadura —, a graduação e o magistério na Faculdade de Letras, a saída para as Artes Cênicas na UniRio e o retorno à Letras, então como Titular.
“O curso de Letras me deu tudo que eu desejava”, agradeceu Beá. Aqui, a professora fez questão de citar o trecho de uma crônica de Lima Barreto: “Queimei meus navios; deixei tudo, tudo, por essas coisas de Letras”.
Perto de concluir, a mais nova emérita da instituição ainda traçou uma analogia entre sua escola da infância e a UFRJ atual. “Nossa UFRJ é hoje maior e mais inclusiva de quando eu entrei. Possui carências, como baixos salários e falta de verbas, mas está mais parecida com aquela escola pública que tanto me marcou. Com cores e vozes múltiplas”, completou.
Beatriz também saudou colegas de curso, alunos de ontem e de hoje, técnicos-administrativos e o apoio dos familiares. “Não cheguei aqui sozinha. Mas com muita ajuda”, disse. Emocionada, dirigindo a palavra aos netos, encerrou seu discurso: “Que os ventos da democracia e da liberdade os levem em direção a um país mais justo e igualitário. Muito obrigada!”.
DNA DA MINERVA
O reitor Roberto Medronho reverenciou a trajetória da homenageada e sua estreita ligação com a UFRJ desde o início de sua formação, na Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil. “A professora Beatriz é, literalmente, o que chamamos de cria da casa, uma filha da Minerva. A Minerva está no seu DNA”, afirmou.
Presidenta da AdUFRJ, a professora Ligia Bahia prestigiou a cerimônia e reforçou as homenagens: “A Beatriz já entra na universidade como emérita. Hoje estamos comemorando um ponto de chegada, mas ela sempre foi essa professora completa”, disse.
NO CORAÇÃO DA LETRAS
Os colegas da Faculdade de Letras eram só elogios para a mais nova emérita da UFRJ. “A faculdade tem muito orgulho de ter Beatriz Resende em seu quadro e em seu coração. Ela é um exemplo”, afirmou a então diretora da unidade, professora Sônia Reis.
“Beatriz Resende é hoje uma intelectual reconhecida e admirada não só na cidade à qual dedicou seu afeto e grande parte de suas investigações, o seu Rio de Janeiro. Mas também no Brasil como um todo e no exterior”, disse o também professor emérito Eduardo Coutinho, pela comissão que conduziu a homenagem.
Já o decano do Centro de Letras e Artes, professor Afrânio Barbosa, contou que ter assistido às aulas da professora Beatriz ainda no segundo período de sua graduação foi decisivo para seguir carreira na Letras. “Tenho sorte de ver meus mestres chegando à emerência. Sou muito grato”, afirmou.
Ex-diretora da Letras e ex-presidenta da AdUFRJ, a professora Eleonora Ziller destacou o compromisso da homenageada por uma universidade de fato aberta e interdisciplinar. “Quando fiz a prova para o mestrado em Literatura Comparada, eu estava trabalhando na área da saúde há dez anos. Não ficou uma prova ‘pura’ de literatura. Ela me disse depois que foi disso que ela mais gostou, pois, se queremos uma pós-graduação interdisciplinar, temos que ser coerentes”, relatou. “Esse é um problema da Academia. Todo mundo fala de interdisciplinaridade, mas, na hora H, todo mundo se fecha nas suas caixinhas. Ela, não”, completou.
Foto: Kelvin MeloPara progressão na carreira, os professores deverão dedicar pelo menos oito horas semanais à graduação (ou ao nível básico, no caso do Colégio de Aplicação), se quiserem garantir a pontuação máxima na avaliação de suas atividades de ensino. Foi o que decidiu o Conselho Universitário do dia 13. A medida acrescenta mais quatro horas ao que determina a resolução ainda em vigor, datada de 2014.
Um dos proponentes da mudança foi o professor Carlos Riehl, do Instituto de Química. “Quando a gente coloca um mínimo de quatro horas na graduação, ele vira o máximo. Reforço que aqui tem que estar, no mínimo, oito horas”, disse.
Já a vice-diretora do Museu Nacional, a professora Andrea Ferreira da Costa defendeu que a resolução deveria acomodar a situação dos professores de unidades que não possuem graduação. “O Museu não possui graduação. Mas possui uma intensa atividade na iniciação científica. É a nossa contribuição à graduação. Esse fato faz parte da diversidade da universidade”.
No caso de unidades ou órgãos suplementares que não oferecem cursos de graduação, ficou definido que a avaliação irá considerar, neste item, uma carga horária de oito horas semanais de ensino, sendo pelo menos quatro horas na graduação ou nível básico.
Diretor do Instituto de Economia, Carlos Frederico Leão Rocha considerou a proposta razoável, mas avaliou que ficou um pouco exagerada. “Talvez tivesse sido melhor ficar com seis horas (dedicadas à graduação)”. O professor acredita que a mudança, mesmo com oito horas, não vai afastar professores da pós-graduação. “O texto não está proibindo as pessoas de dar disciplina na pós-graduação. Apenas está dizendo que não vão pontuar o máximo naquele quesito. Elas poderão compensar com outras atividades”.
Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), o professor Bruno Lourenço Diaz projetou a situação dos colegas de unidades que, a exemplo do Museu Nacional, não oferecem cursos de graduação. “Não terão a nota máxima, mas o perfil definido para o Museu levará em conta as particularidades da Unidade e a pontuação possível de ser alcançada ainda será mais do que suficiente para aprovação na progressão ou promoção”, afirmou. “Lembrando que a impossibilidade de zerar é para o grupo (de ensino) e não este aspecto específico de aula na graduação”, completou.
REITORIA DISCORDOU
A proposta aprovada venceu o texto apoiado pela reitoria e pela Comissão de Legislação e Normas do colegiado. A CLN defendia que os docentes dedicassem oito horas semanais ao ensino, sendo pelo menos quatro para a graduação.
“Após uma série de encontros entre a CPPD e a CLN, entendemos que a universidade tem uma pluralidade de fatores organizacionais, acadêmicos e de administração”, afirmou o professor Carlos Bolonha, presidente da CLN. “Entendemos que a proposta que aqui fazemos atende a esta pluralidade, observando a carga horária semanal de quatro horas no ensino de graduação”, completou.
Pró-reitor de pós-graduação e reitor em exercício no dia da reunião, o professor João Torres discordou da proposta das oito horas só na graduação, o que poderia prejudicar diferentes perfis docentes. “A universidade é um navio. Todo mundo tem que remar. Você rema dando aula na pós-graduação, na graduação, fazendo outras coisas”, observou.
AINDA NÃO ACABOU
O mínimo de horas na graduação para pontuação máxima no ensino foi a grande polêmica do Consuni do dia 13 que continuou o debate sobre a revisão das regras de promoção e progressão na carreira.
O colegiado, que tem apreciado o tema desde outubro, avançou até o artigo 44 dos 68 da proposta de resolução. A discussão vai prosseguir na próxima sessão.
