facebook 19
twitter 19
andes3


WhatsApp Image 2021 09 13 at 13.05.21Otto (à esq.) e AlbertoO Conselho Universitário do dia 9 manifestou pesar pelo falecimento do professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte e do médico Alberto José Araújo. Otto, titular da Escola Politécnica, integrava a Sociedade Brasileira de Computação e fez parte do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa entre 2003 e 2004. Alberto era presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira e foi dirigente do Sintufrj nos anos 90.

REPÚDIO AO PRESIDENTE
Na mesma sessão, o Consuni repudiou os atos do presidente Jair Bolsonaro contra a “ordem constitucional”. Em especial, o discurso do dia 7 de setembro contra ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. “Estes atos caracterizam crime de responsabilidade e cabe ao Congresso Nacional tomar as atitudes cabíveis”, diz o trecho final da moção aprovada no colegiado.

WhatsApp Image 2021 09 13 at 13.02.47Na última quinta-feira, 9, foi lançado o comitê UFRJ do movimento Fora Bolsonaro. A presidente da AdUFRJ, professora Eleonora Ziller, celebrou a unidade construída entre as entidades sindicais e estudantis da universidade, materializada no Fórum de Mobilização e Ação Solidária (Formas-UFRJ). “Acredito que esse comitê dê uma consequência mais radical a essa proposta, consolidando um trabalho que é da maior importância, porque sabemos que somos, como universidade, um dos alvos preferenciais do governo, desde o início”. O evento, liderado pelo Sintufrj, também contou com representantes da CUT e da Fasubra, e de movimentos sociais como o MST e o MTST.

Quem se filiou à AdUFRJ até 13 de julho e está em dia com a contribuição sindical tem direito ao voto. Se você realizou a atualização cadastral, o e-mail foi enviado para o endereço informado. Caso não tenha realizado, a mensagem pode ter sido encaminhada para outra conta, não necessariamente a que você recebe os informes da AdUFRJ.

Pesquise na sua conta de e-mail a mensagem com o remetente “votedigital”. Caso não esteja em sua caixa de entrada, verifique a aba de promoções e spam.

Foi encerrada às 17h deste dia 15 a sala de plantão via aplicativo Zoom que auxiliou os professores que não receberam (ou não encontraram) a cédula de votação no e-mail.

 

rádioNesta segunda-feira, dia 13, começaram as eleições para a diretoria e para o Conselho de Representantes do sindicato. E o programa AdUFRJ no Rádio recebeu os candidatos a presidente pelas duas chapas concorrentes: o professor João Torres, do Instituto de Física, pela Chapa 1 (Docentes pela Democracia: em Defesa da Universidade Pública) e a professora Cláudia Lino Piccinini, da Faculdade de Educação, pela Chapa 2 (Esperançar: Universidade Pública e Sindicato Autônomo, Sim!). Os candidatos responderam a perguntas sobre seus projetos e a importância do sindicato na defesa dos docentes, da universidade e da democracia no Brasil. O AdUFRJ no Rádio vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10h, com reprise às 15h.

Arthur Maia deputadoFoto: Luis Macedo/Agência CâmaraO deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA) (foto), relator da reforma administrativa, apresentou texto substitutivo à PEC 32, em que mantém a estabilidade de todos os servidores públicos. No texto original, apenas carreiras típicas de Estado preservariam o direito. O texto do relator também exclui o vínculo de experiência como etapa de concursos públicos, garantindo, assim, a posse de todos aqueles que forem chamados dentro do quadro de vagas. Apesar dos avanços, a reforma ainda é muito nociva ao serviço público. Arthur Maia admitiu a hipótese de desligamento de servidores estáveis que ocupam cargos obsoletos. Neste caso, o servidor seria indenizado e a norma só valeria para os admitidos após a publicação da PEC. O substitutivo acaba com uma série de benefícios. Segundo o texto, ficam vedados, por exemplo: férias superiores a 30 dias por ano; adicionais por tempo de serviço; aumento de remuneração ou de parcelas indenizatórias com efeitos retroativos; licença-prêmio; adicional por substituição, exceto quando houver substituição em função de confiança; progressão ou promoção baseadas exclusivamente em tempo de serviço. O relatório deve ser votado ainda em setembro.

Topo