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O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas homologou o resultado na tarde de segunda-feira (25). O candidato somou mais votos que o concorrente, professor Fernando Santoro, nos três segmentos O professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, da Faculdade de Educação, foi eleito decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) para o quadriênio 2018-2022. O Conselho de Coordenação do CFCH homologou o resultado na tarde de segunda-feira (25). Durante a apuração realizada no dia 21, os votos de 29 docentes referentes à urna do segundo dia de eleição no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais haviam sido impugnados. A ata e as listas de assinaturas totalizavam 28 votantes, um a menos do que o contabilizado. O Conselho de Centro confirmou a impugnação. Corrêa e Castro obteve 26,55% dos votos (resultado ponderado entre os segmentos) contra 14,75% do professor Fernando Santoro, do IFCS. Brancos somaram 0,25% e nulos, 1,36%. O candidato eleito ganhou nos três segmentos. Entre os docentes, 170 a 114, com seis nulos e nenhum branco. Entre técnicos administrativos, 171 a 75, com três brancos e 12 nulos. Entre alunos, 299 a 214, com quatro brancos e nenhum nulo. O universo eleitoral era de 479 docentes, 425 técnicos-administrativos e 7.633 estudantes. Ainda não há data oficial para a posse do novo decano.

Uma manhã de tiroteio no Complexo da Maré, na última quarta-feira (20), causou uma tragédia: a morte do adolescente Marcos Vinícius da Silva, 14 anos, atingido quando estava a caminho da escola. Marcos morreu na quinta-feira, e o episódio revoltou a comunidade, localizada ao lado da Cidade Universitária. A Polícia Civil fazia uma operação para cumprir 23 mandados de prisão. Houve reação e intenso tiroteio com grupos criminosos. A Polícia Civil foi criticada por ter usado um helicóptero que realizava disparos. Foi aberto inquérito para apurar as circunstâncias da morte do estudante. Mais seis pessoas morreram. “É horrível, não entendemos a lógica de trocar tiros”, afirmou Diogo Nascimento, aluno de Matemática da UFRJ. Nas redes sociais, vários estudantes da universidade que são moradores da Maré relataram momentos de pânico. Enquanto isso, o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), moradora da Maré, segue sem punição, cem dias depois do crime. Marielle e seu motorista Anderson Gomes foram assassinados no dia 14 de março, no centro do Rio.

“Lugar de velho é em casa”. “Você não é tão negra assim”. “Índio tem muito privilégio”. “Nem parece trans”. Essas são algumas das mensagens deixadas nas lixeiras de “Recicláveis?”, obra instalada no Parque Tecnológico da UFRJ “Lugar de velho é em casa”. “Você não é tão negra assim”. “Índio tem muito privilégio”. “Nem parece trans”. Essas são algumas das mensagens deixadas nas lixeiras de “Recicláveis?”, obra instalada no Parque Tecnológico da UFRJ. Criada por Thales Valoura, estudante e técnico da Escola de Belas Artes (EBA), a peça oferece bastões de madeira para que quem passa registre falas e situações para serem depositadas nas lixeiras reservadas a Machismo, Racismo, LGBTTfobia e Outros. O fundo de cada lixeira é transparente para que todos possam ler o conteúdo. A iniciativa, que integra o segundo ciclo da Galeria Curto Circuito de Arte Pública do Parque Tecnológico da UFRJ, está dando o que falar. Renato Alves, doutorando de Informática, confessa que usou o “Por que você está brava, é TPM (tensão pré-menstrual)?” em casa com a mulher. O jardineiro Ivan Junior já brigou por falarem “Macaco!” no futebol. E a estudante Larissa Carneiro cansou de ouvir “Engenharia não é para mulher” e “A culpa é do decote”. “A gente espera outra postura numa universidade”, lamenta. Professora de desenho da EBA, Dalila Pinto reconheceu imediatamente o “lápis cor de pele”, deixado na caixa do Racismo: “Sempre disse aos estudantes que isso não existe. Mas era uma explicação técnica de que tons são combinações de cores. Agora tenho a dimensão política da coisa”. O autor da obra destaca quatro conceitos: crítica social, didatismo, desmistificação da arte e participação do público. E afirma que o título “Recicláveis?” não é aleatório: “Até que ponto é possível reciclar um preconceito?”, indaga Thales, que critica a forma como as chamadas minorias são representadas. “Muitas vezes, aparecem na mídia de forma vazia e carregada de estereótipos”, avalia. ‘DIVERSIDADE É A CHAVE’ Leonardo Melo, coordenador de Desenvolvimento Institucional do Parque Tecnológico, diz que a obra resume a ideia do curto-circuito de uma galeria pública no Parque Tecnológico. “Diversidade é chave para inovação na sociedade em geral e nas empresas”. O Parque, segundo Melo, aposta na aliança entre arte e tecnologia – e entre diferentes unidades – para promover criatividade e humanização. “Somos UFRJ. A consolidação da Galeria como extensão é prova disso”. O coordenador celebrou a visita da diretoria da Adufrj ao Parque Tecnológico na segunda-feira, 11. “Esse diálogo nos fortalece como universidade”, destacou. A diretora Maria Paula Araujo (Instituto de História), deixou seu “Abaixo a gordofobia!” na lixeira “Outros preconceitos”. “Vivemos a ditadura das dietas e do visual fitness. Que as pessoas possam descobrir a própria beleza!”, resume.

Enquanto o semestre não acaba, alunos, professores e técnicos equilibram as aulas com jogos da primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. Muita gente assiste às partidas nos pátios e nas cantinas; o restaurante do diretório acadêmico da Escola de Química instalou um telão. Nos grupos de mensagens, um dos assuntos é a troca de figurinhas, na tentativa de completar o álbum. O professor Bruno Souza de Paula, do Instituto de Física (IF), organizou um bolão de apostas da unidade com a participação de 63 professores e ex-professores. Cada um pagou R$ 50 para apostar, e o prêmio do vencedor será uma TV de 49 polegadas de resolução 4K. Apaixonado por futebol, Bruno está confiante no hexa: “A seleção melhorou muito com o Tite”, afirma. “O time está organizado. Se o Neymar for bem, vai fazer diferença.” No entanto, diz que é preciso cuidado com o favoritismo exacerbado. “É um campeonato curto, muito mata-mata, um jogo pode mudar tudo.” Ele aponta Alemanha e França como outras postulantes ao título. Flamenguista fanático, o professor conta que o amor pelo futebol começou na infância, quando colecionava álbuns dos Mundiais. “O primeiro que completei foi o da Copa de 1990”, lembra Bruno, nascido em 1980. “Em 1994, não consegui, mas em 1998 e 2002 completei.” Na Copa de 2014, o professor assistiu a quatro partidas e destaca a integração entre as torcidas. “Foi divertido ver gente de outros lugares, menos os argentinos, acampados por todo lado”, brinca.

Comunidade acadêmica foi chamada a enviar propostas para alterar critérios da avaliação da Capes para programas de pós-graduação; sugestão frequente é equilibrar quantidade e qualidade A comunidade acadêmica vive a expectativa de mudanças no sistema de avaliação da pós-graduação feita pela Capes. Uma delas deve ser a inclusão de novos indicadores para mensurar a qualidade da produção dos programas. O sinal verde para modificações partiu da própria Capes, no fim do ano passado. O Conselho Superior da agência solicitou à comissão de acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação 2011-2020 que fizesse uma consulta sobre o tema junto a entidades do meio científico e ministérios ligados à área. No último dia 12, a comissão apresentou resultados preliminares ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que reúne diretores da Capes e professores representantes das grandes áreas do conhecimento. Realizado na sede da Capes, em Brasília, o encontro analisou sugestões de entidades como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Academia Brasileira de Ciências (ABC); Finep e CNPq. Ao todo, foram recebidos 14 textos. “Identificamos dez pontos de convergência em dois terços das propostas”, afirmou Jorge Audy, da PUC-RS, que preside a comissão. “Agora analisaremos com profundidade”, completou, sem detalhar consensos nem divergências. Mas, segundo um docente ligado à Capes, um aspecto presente na maioria das sugestões foi justamente “um maior balanço entre indicadores quantitativos e qualitativos”. O relatório final do grupo será apresentado ao Conselho Superior da Capes em agosto.

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