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WhatsApp Image 2020 07 03 at 12.06.05“Aquele texto chamado de “acadêmico excessivo”, que ninguém entende, é o anticonhecimento. Ele cria barreiras de acesso ao conhecimento que está sendo produzido, e a escrita precisa ser exatamente o contrário disso”, afirmou a presidente da AdUFRJ, Eleonora Ziller, em uma live promovida no dia 2 de julho. A conversa sobre “O desafio da escrita entre orientadores e orientados” contou também com a professora Dani Balbi, orientada pela professora Eleonora no seu doutorado em Ciências da Literatura, na Faculdade de Letras.
A relação das duas docentes, enquanto orientadora e orientada, foi o pontapé inicial do debate. “Às vezes, você tem uma paixão tão grande pelo objeto que o seu orientando está produzindo que você acaba querendo dar a ele uma determinação que é sua, e não uma construção autônoma desse estudante”, disse Eleonora. Segundo Dani Balbi, a relação entre as duas foge do que é o padrão na universidade. “O papel que ela cumpria não era só de uma revisão, mas sim da minha demanda muito direta por referências”, declarou.
A presidente da AdUFRJ realçou a importância da lida entre as partes. “A base universal do respeito pelo trabalho de cada um deve ser configurada como o principal elemento da relação entre orientando e orientador”, pontuou. As convidadas destacaram também o reflexo deste relacionamento na pesquisa realizada. “Se existe uma competição que ultrapassa limites, aí o trabalho não é produtivo, e afeta demais a saúde dos envolvidos”, afirmou Dani, que hoje já vivencia o lugar de orientadora como professora da Escola de Comunicação da UFRJ.
O debate mediado por Luana Bulcão, da Associação de Pós-Graduandos da UFRJ, enfatizou as complexidades da vida acadêmica. “Enquanto orientadora eu procuro ser muito respeitosa: Como eu posso contribuir para esse trabalho sem descaracterizá-lo, sem desmerecer aquela reflexão, aquele objeto, aquele caminho?”, indagou Dani. “O trabalho de escrita é duro. Não que ele precise ser torturante, mas exige tempo, energia e muito estudo”, completou.
A estrutura da pós-graduação, segundo Eleonora, também implica em um prejuízo para a escrita acadêmica. Ela acredita que a duração do mestrado gera fragilidades na tese que poderiam ser evitadas. “É um trabalho intelectual que acaba funcionando para atender prazos, e não pra responder a problemas essenciais que a pesquisa havia colocado”, criticou.

Diretor da AdUFRJ e professor do Instituto de Física, Felipe Rosa vai puxar a conversa do Tamo Junto, um encontro virtual organizado pela associação docente todas as sextas-feiras. Desta vez, o tema será "ensino remoto e trabalho docente". Para participar, é fácil: a partir das 17h15 você envia uma mensagem para o whatsapp da AdUFRJ (21) 99365-4514 e nós te enviamos o link de acesso à nossa sala no ZOOM. Se você ainda não conhece o aplicativo, acesse zoom.com e instale em seu computador ou celular.WhatsApp Image 2020 07 03 at 11.25.111

106565053 2002154659909012 569851950822809344 nO Clube da Escrita transmite, nesta quinta-feira (2), uma conversa sobre “O desafio da escrita entre orientadores e orientados” com a participação de Dani Balbi, Doutora em Ciências da Literatura pela Faculdade de Letras e docente da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO); e Eleonora Ziller, Doutora em Literatura Comparada, docente da Faculdade de Letras da UFRJ e presidente da AdUFRJ.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do Centro de Tecnologia em parceria com a Associação de Pós-Graduandos da UFRJ, Representações Discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras.

A live terá transmissão ao vivo no canal do CT no YouTube, e tradução simultânea em Libras.
bit.ly/youtubedoct

conference 4087444 640Imagem de mohamed Hassan por PixabayO Conselho de Ensino de Graduação (CEG) aprovou hoje o calendário do chamado período letivo excepcional, quando serão realizadas aulas remotas.As aulas vão de 10 de agosto a 31 de outubro. De 17 a 25 de julho, haverá a abertura de turmas e a inscrição direta dos concluintes, realizada pelos coordenadores. O período de inscrição de disciplinas será de 27 de julho a 6 de agosto no SIGA. A proposta original, formulada pelo GT CEG PR-1, propunha o começo das aulas no dia 3 de agosto. Mas, por decisão do colegiado, a data foi alterada para dar tempo aos alunos de receberem os chips com plano de dados que serão distribuídos pela pró-reitoria de Políticas Estudantis. O calendário precisa ser aprovado pelo Consuni.

WhatsApp Image 2020 06 30 at 11.45.12O CineAdUFRJ desta semana vai discutir o Protagonismo Negro no Cinema. Orientando o debate, teremos a Professora Danielli Balbi (Escola de Comunicação- UFRJ), doutora em Ciência e Literatura pela UFRJ e a cineasta e diretora Yasmin Thayná (Kbela, 2015). 

Lista de filmes:
Alma no Olho, de Zózimo Bulbul (1973).
Kbela, de Yasmin Thayná (2015).
Café Com Canela, de Glenda Nicácio,Ary Rosa (2015).
Disponíveis em: encurtador.com.br/lzFT8
A sala abre às 18h30: encurtador.com.br/efzM9

No segundo debate, faremos um contraponto sobre de que maneira o cinema mainstream e o cinema alternativo abordam questões ligadas à negritude.

No terceiro e último debate, discutiremos produções cinematográficas realizadas e protagonizados por indígenas.

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