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Documento de dirigentes eleitos, mas não empossados pelo MEC, solicitam apoio na "batalha contra o autoritarismo, dentro e fora de nossas Instituições": A carta é assinada pelos candidatos que venceram as eleições internas de 17 universidades ou institutos federais, mas não foram nomeados pelo governo Bolsonaro.

"A democracia é um valor que, para ser materializado, precisa ser praticado, e não apenas enunciado e debatido abstratamente. Não basta proclamar-se democrático. É preciso demonstrar, com ações, o respeito à vontade da Comunidade. E é justamente a falta desse respeito que vem sendo evidenciada, cada vez mais, pelas ações tanto do Ministério da Educação (MEC) quanto pelos colegas servidores que têm aceitado, contrariamente ao resultado das urnas, atuar como interventores ou como membros das equipes de intervenção nas Instituições Federais de Ensino que, desde 2019, tiveram negada a posse de suas reitoras e dos seus reitores/diretores eleitos", diz o trecho inicial.

CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

 Encontro virtual organizado pela AdUFRJ, o Sextou-Tamo Junto deste dia 4 recebe o professor Josué Medeiros para fazer um balanço das eleições e da política brasileira em 2020. Para participar, basta enviar uma mensagem para o whatsapp do sindicato ((21) 99365-4514), a partir das 17h15.WhatsApp Image 2020 12 03 at 16.06.48

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As demandas da Assessoria Jurídica da AdUFRJ cresceram logo no início da pandemia, em março, quando começaram a vigorar as novas alíquotas de contribuição previdenciária impostas pela reforma da Previdência. De lá para cá, com a adoção do ensino remoto no Período Letivo Excepcional (PLE), elas só aumentaram. Questões como progressões de carreira, férias em conflito, corte de vale-transporte e perda de adicionais por risco à saúde são algumas das mais requisitadas pelos docentes.
“A procura pelo apoio jurídico cresceu bastante durante a pandemia, sobretudo pela adaptação de todos a algo que não fazia parte do cotidiano da vida acadêmica, que é o ensino remoto”, relata Ana Luísa Palmisciano. Para fazer frente a essas demandas, a AdUFRJ ampliou o Plantão Jurídico. O atendimento virtual às sextas-feiras, que era quinzenal e durava três horas, passou a ser semanal e com quatro horas de duração. Assim, os sindicalizados têm agora plantões jurídicos todas as terças, entre 8h e 11h30, e às sextas, pela manhã ou à tarde, com quatro horas de duração.
O atendimento é feito pelo aplicativo Zoom, que pode ser baixado gratuitamente no computador ou no celular (www.zoom.com). Para agendar um horário, basta enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou mensagem de whatsapp para (21) 99808-0672. O sindicalizado receberá o link para participar do atendimento virtual na data marcada.

Diretoria da AdUFRJ

A publicação da portaria nº 1.030 do Ministério da Educação que define o retorno às atividades presenciais para 4 de janeiro e suspende o ensino remoto nas universidades é mais uma tentativa do governo federal de intervir nas universidades, violando o princípio constitucional da autonomia universitária, consagrado no artigo 207 da Constituição Federal. As universidades possuem seus colegiados, além de pareceres científicos que sustentam suas proposições acerca do retorno ou não de atividades presenciais.
A atitude do governo é extemporânea, uma vez que nos encontramos na emergência de uma possível segunda onda de crescimento da pandemia pelo Coronavírus é abusiva porque interfere na decisão a ser tomada em cada instituição, é irresponsável porque dissemina incertezas e preocupações desnecessárias para a vida institucional.
A AdUFRJ denuncia o princípio intervencionista que marca a atuação deste governo em relação às universidades, assim como o seu persistente negacionismo frente às mais óbvias evidências científicas. Não consideramos plausível que a universidade se submeta a essa lógica e reafirmamos o nosso inarredável compromisso com as resoluções e determinações estabelecidas no âmbito dos colegiados de nossa instituição.

Entrar na reunião Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86210854405

Felipe Rosa
Vice-presidente da AdUFRJ


Na segunda-feira, 16 de novembro, a UFRJ finalizou o seu Período Letivo Excepcional, o PLE. Como muitos já haviam antecipado, não foi nada fácil: além de lidar com fardo emocional imposto pelo isolamento social, tivemos de montar cursos em plataformas online a partir do zero, resistir às infindáveis horas na frente de variadas telas, viabilizar o atendimento aos alunos com menos acesso, entre outras tarefas. A implementação de um ensino remoto emergencial numa universidade do tamanho da UFRJ é uma empreitada causticamente árdua, e nós professores estamos sentindo isso na pele. Por outro lado, apesar de todo o cansaço e malabarismo, colecionamos muitas histórias de aproximação entre docentes e discentes (e, na minha experiência, uma cumplicidade inédita entre os próprios discentes), além de inúmeras ideias de como fazer ensino de qualidade mesmo em condições anômalas e adversas.

WhatsApp Image 2020 12 01 at 19.13.01Infelizmente, não apenas a pandemia de covid-19 não está sob controle no Brasil como nas últimas semanas entrou uma perigosa tendência de alta de casos e óbitos em diversos estados, Rio de Janeiro inclusive. Recebemos com muita esperança a notícia de que algumas vacinas se saíram muito bem na fase 3 de testes, mas dificilmente isso surtirá efeito prático em massa antes do início do próximo ano letivo, ao final de junho de 2021. Ou seja, nossa já longa quarentena terá de ser esticada e reiniciaremos 2020.1 – e muito provavelmente 2020.2 – ainda de forma remota. Sabendo disso, é importante que nos preparemos bem, para que:

1. essa jornada seja menos sofrida e mais gratificante para noss@s docentes.

2. a UFRJ assuma uma posição de protagonismo nesse assunto.

Este segundo aspecto é frequentemente esquecido – e, no debate sindical, francamente ignorado – mas é de fundamental importância, pois quanto melhor for o nosso desempenho em manter as atividades didáticas de qualidade, maior será a nossa legitimidade moral de retornar ao ensino presencial quando as autoridades sanitárias assim indicarem.
WhatsApp Image 2020 11 27 at 10.34.23 1Cristina MendesBom, é nesse espírito de solidariedade e responsabilidade que apresentamos nossa iniciativa de auxílio ao docente para o ensino remoto emergencial: o lançamento será na próxima quarta-feira (2), às 18h, com uma apresentação da consultora educacional Cristina Mendes sobre fundamentos do ensino remoto. Ela ficará disponível durante o período de 2020.1 (horários a serem definidos) para sessões de “assistência técnica”, e faremos alguns vídeos curtos com tópicos específicos e dúvidas mais frequentes. É uma contribuição modesta, mas é de coração, e de professor@ para professor@.

Esperamos você no lançamento!

 

Entrar na reunião Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/86210854405

 

 

 

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