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A AdUFRJ achou na tecnologia um jeito de integrar os professores. Usando o Zoom,  o sindicato tem organizado diversas reuniões durante a quarentena, com destaque especial para o “Sextou - Tamo Junto”, um bate-papo entre os professores. Na última edição, na sexta-feira, 3, quem puxou a conversa foi a professora Tatiana Roque, que falou sobre  sua participação na articulação da renda básica emergencial.
Ex-presidente da AdUFRJ e hoje coordenadora do  Fórum de Ciência e Cultura, Tatiana, explicou detalhes da mobilização pela aprovação da lei, e respondeu perguntas dos professores.
O “Sextou - Tamo Junto” acontece toda sexta-feira, às 17h30. Para participar envie uma mensagem para o WhatsApp da AdUFRJ - 99365-4514.
A próxima puxadora de conversa, na sexta, 10, será a professora Ligia Bahia, médica especialista em saúde pública, e ex-vice-presidente da AdUFRJ. Participe!

WEB menor 1123 p6bA ressaca que atingiu a orla do Rio de Janeiro no fim de semana causou enormes prejuízos à Vila Residencial, instalada na Cidade Universitária, às margens da Baía de Guanabara. A inundação destruiu móveis e lembranças de família em muitas casas. Pelo menos três pessoas sofreram choques elétricos dentro das residências. Uma moradora chegou a ser internada, mas já recebeu alta. E, enquanto a Vila ainda se recuperava do incidente do fim de semana, uma segunda enchente voltou a afetar algumas casas na quarta-feira (8).
A Vila está habituada a pequenas enchentes e os acessos às moradias já são construídos em uma altura que evite a entrada da água. Mas as casas não estavam preparadas para o que ocorreu entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. “A água entrou e subiu até a altura do joelho. Foi tudo muito rápido”, conta Sandra Maria Costa, enfermeira aposentada e moradora do local desde 1987. “Perdemos a porta do quarto, a estante já está ‘abrindo’, as camas estão úmidas, minha filha perdeu material de curso...”, completa.

DOAÇÕES
Toda ajuda é bem-vinda para dona Sandra e as duas mil famílias da área. A sede da Prefeitura Universitária recebe doações de alimentos, produtos de higiene, roupas, colchões, álcool em gel e itens de utilidade doméstica até 16h. A PU fica na Praça Jorge Machado Moreira, 100. A associação dos moradores (Amavila) também recolhe donativos na rua das Margaridas, s/nº.
Presidente da Amavila, Antônio Avelino tem articulado com a reitoria os próximos passos para a limpeza e recuperação da área e os cuidados com a saúde dos moradores. A Comlurb vai recolher o mobiliário e o lixo provocado pela enchente. A Defesa Civil prepara uma avaliação de risco da área. Como consequência do incidente, existe a possibilidade de instalação de sirenes para avisar a comunidade em casos semelhantes. Também já foram feitos contatos entre a Amavila e a área de saúde da UFRJ para prevenção e tratamento de casos de hepatite. “As pessoas tiveram muito contato com a água, que tem esgoto misturado”, diz Antônio.

O programa "Pílulas Antimonotonia", da TV AdUFRJ, recebe a professora Isabel Van Der Ley Lima, do Colégio de Aplicação da UFRJ. A docente fala sobre a pressão sofrida por muitos colegas da educação básica para transformarem suas disciplinas em conteúdos de ensino a distância durante o afastamento social. Ela alerta que nem os professores e nem as famílias estão preparados para o EaD.

A seguir, destacamos trechos do depoimento.

"Embora as crianças e os adolescentes, estatisticamente, não sejam o principal grupo de risco da Covid-19, elas podem acabar sendo vetores do vírus para pessoas que façam parte desse grupo de risco. Então, a suspensão de aulas é uma medida muito importante neste momento.

Mas, à medida que o tempo passa, algumas famílias e estudantes vão ficando ansiosos. Há preocupação sobre quando as aulas vão voltar e sobre uma possível perda de conteúdos.

É importante fazermos uma reflexão: nenhum de nós se preparou para estar em isolamento. Muitos professores da educação básica tem sido pressionados a produzirem materiais, mesmo sem recursos. Além disso, os estudantes não têm igualdade de acesso a recursos para estudar em casa, como espaço, computador e internet.
As aulas vão ser retomadas futuramente. E, com certeza, as escolas vão repensar suas estratégias de ensino-aprendizagem para além do calendário acadêmico.

O mundo já não é mais o mesmo. A principal preocupação neste momento precisa ser: estamos em casa para nossa proteção individual, dos nossos familiares e do coletivo, para que menos pessoas fiquem doentes e os nossos sistemas de saúde possam receber e cuidar de quem realmente precisa."

Confira o vídeo:

Pílulas antimonotonia

Diante da necessária quarentena para minimizar os efeitos da pandemia no Brasil, a AdUFRJ lançou as “Pílulas antimonotonia”. Trata-se de uma nova forma digital de comunicação entre professores da UFRJ e a sociedade.

São vídeos curtos, publicados nas redes sociais da AdUFRJ, sobre variados temas, em que os especialistas da universidade vão nos ajudar a superar o afastamento social oferecendo debate sobre temas atuais, com conteúdo qualificado à luz de suas áreas de especialização. Uma forma de colaborar com o debate sério e responsável. Ao mesmo tempo em que leva a ciência, a cultura e os conhecimentos produzidos pela universidade para a população.

Antes da professora Isabel, participaram do programa o coordenador do GT Coronavírus da UFRJ, professor Roberto Medronho (veja AQUI) e as professoras Esther Dweck (veja AQUI) e Ligia Bahia (veja AQUI)

student 2052868 640Imagem de: Alexas_Fotos por PixabayNão haverá rescisão dos contratos de professores substitutos da UFRJ durante a pandemia, garante a administração central. O esclarecimento é necessário após uma mensagem da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4), remetida para diretores e decanos no dia 30 de março. O texto, que solicitava as ações realizadas pelos substitutos no período de suspensão das aulas, causou a preocupação de que as respostas pudessem levar a processos de demissão.
Pró-reitora de Pessoal, Luzia Araújo explica que a solicitação foi feita para resguardar os direitos dos próprios substitutos. Dias antes, o setor havia recebido a denúncia de um professor temporário que acusava descumprimento de contrato. Ou seja, estaria sendo deslocado para outras tarefas. “O contrato do substituto é específico para atuação junto a alunos de graduação. Não posso colocar esse professor em campo para, por exemplo, preceptoria de alunos da residência”, informa Luzia. Outro objetivo seria preservar a administração de alguma ação na Justiça por profissional exercendo atividade estranha ao contrato.
Ao mesmo tempo, existe o cuidado de organizar o trabalho que está sendo feito pela universidade. “O que eu faço hoje, daqui a dois, três meses, eu posso não lembrar”, observa a pró-reitora. Reuniões virtuais de departamento e organização de eventos pela internet são alguns exemplos.
O docente também pode justificar que não tem — ou que seus alunos não têm — os equipamentos necessários para o desenvolvimento de atividades em ambiente virtual.

A noite de 31 de março de 2020 terminou com milhares de brasileiros  nas janelas gritando ‘fora, Bolsonaro’ e lembrando o golpe militar que, há 56 anos, empurrou o Brasil para mais de duas décadas de arbítrio.

Os registros são do fotógrafo Fernando Souza

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