facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

student 2052868 640Imagem de: Alexas_Fotos por PixabayNão haverá rescisão dos contratos de professores substitutos da UFRJ durante a pandemia, garante a administração central. O esclarecimento é necessário após uma mensagem da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4), remetida para diretores e decanos no dia 30 de março. O texto, que solicitava as ações realizadas pelos substitutos no período de suspensão das aulas, causou a preocupação de que as respostas pudessem levar a processos de demissão.
Pró-reitora de Pessoal, Luzia Araújo explica que a solicitação foi feita para resguardar os direitos dos próprios substitutos. Dias antes, o setor havia recebido a denúncia de um professor temporário que acusava descumprimento de contrato. Ou seja, estaria sendo deslocado para outras tarefas. “O contrato do substituto é específico para atuação junto a alunos de graduação. Não posso colocar esse professor em campo para, por exemplo, preceptoria de alunos da residência”, informa Luzia. Outro objetivo seria preservar a administração de alguma ação na Justiça por profissional exercendo atividade estranha ao contrato.
Ao mesmo tempo, existe o cuidado de organizar o trabalho que está sendo feito pela universidade. “O que eu faço hoje, daqui a dois, três meses, eu posso não lembrar”, observa a pró-reitora. Reuniões virtuais de departamento e organização de eventos pela internet são alguns exemplos.
O docente também pode justificar que não tem — ou que seus alunos não têm — os equipamentos necessários para o desenvolvimento de atividades em ambiente virtual.

Topo