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WhatsApp Image 2023 07 05 at 19.59.53 3Fotos: Alessandro CostaSão dez anos muito bem vividos. A primeira década do “Tem Menina no Circuito”, do Instituto de Física, foi celebrada com a inauguração do novo laboratório do projeto. Instalado no segundo andar do novo prédio da Física, o espaço poderá receber as estudantes em oficinas propostas pelo grupo, além de ser mais adequado à formação e treinamento das monitoras. O laboratório anterior era muito pequeno e já não comportava a expansão do projeto, que atende 200 meninas de cinco escolas públicas.
“Aqui é um espaço maior. Vamos trazer as meninas para fazer as oficinas aqui. Essas oficinas são o nosso fio condutor, mas o objetivo final é causar nelas essa sensação de pertencimento à universidade”, destaca a professora Elis Sinnecker, que é uma das coordenadoras do projeto. “Esse é nosso espaço de criação, onde desenvolvemos produtos e conhecimento. Agora mais amplo e apropriado para nossas atividades”, celebra.
Já na entrada, o cartão de visitas pode ser montado por quem chega para saber mais sobre as atividades desenvolvidas. Uma demonstração lúdica do que é a proposta do projeto. Com instruções impressas no cartão e orientação das monitoras, o visitante pode montar um circuito elétrico. Na bancada, baterias, luzes LED, fitas e fios estão à disposição. Se acertar a montagem, a pequena lâmpada acende quando o cartão é pressionado.
Outra coordenadora, a professora Thereza Paiva é só alegria. “Estou muito feliz! Vamos dar um salto de qualidade. Aqui a gente vai poder receber as alunas do ensino médio para as nossas atividades. É um espaço de prototipagem, com impressora 3D”, destaca.WhatsApp Image 2023 07 05 at 20.00.28
As coordenadoras já têm olhos para o futuro. “A gente cria produtos, mas também produz pesquisa, conhecimento. Estamos em vias de submeter projeto ao Comitê de Ética para buscar saber que efeitos produzimos nas escolas onde participamos”, adianta a professora.
Hoje, o Tem Menina no Circuito atende alunas de escolas da Rocinha, Realengo, Duque de Caxias, São João de Meriti e Mesquita. Todas em áreas periféricas. “Quando começamos, era uma coisa inimaginável, primeiro, que sobreviveríamos por dez anos. Depois, que teríamos um laboratório tão grande”, festeja a professora Tatiana Rappoport, terceira coordenadora e idealizadora da iniciativa. “Hoje podemos dizer que temos um projeto maduro, de muita qualidade. Algo que se reflete nesse laboratório que tem a cara das meninas”.
Maduro, o projeto agrega monitoras de várias áreas do conhecimento. Todas da graduação da UFRJ. Elas são da Física Médica, Ciências Contábeis, Biofísica, Química. “Eu vi a chamada do projeto pelo Instagram e resolvi me inscrever porque é uma oportunidade de eu voltar ao colégio onde estudei”, conta a aluna Jossana Almeida, moradora de São João de Meriti. “Eu me sinto realizada em mostrar para as meninas que é possível elas traçarem a trajetória que eu fiz e ingressar numa universidade pública”.
Nathália Vieira acrescenta que a idade próxima entre as estudantes do ensino médio e as alunas monitoras ajuda a criar a identificação e o sentimento de pertencimento. “Elas sentem que é possível para elas também. É muito estimulador para as meninas”. Jéssica de Melo completa: “Elas se abrem com mais facilidade, porque se sentem próximas a nós, se sentem nossas amigas”.
O projeto acaba servindo também para ensinar e reforçar conceitos importantes das ciências exatas e contribuir para a inserção dessas jovens estudantes nas chamadas “áreas duras” do conhecimento. Por outro lado, há importante efeito nas graduandas. “Estive na SIAC para acompanhar as monitoras do projeto. Elas estavam tão amadurecidas, desenvoltas em suas apresentações. Falavam com tanta propriedade sobre os temas”, descreve a professora Maria Fernanda Elbert, do Instituto de Matemática e colaboradora do projeto. “O Tem Menina atua não só no acesso à graduação. Ele promove um efeito acadêmico importante nas monitoras, que são nossas estudantes de graduação. Ter esse espaço, neste momento, é um grande presente”.

LINGUAGEM JOVEM
WhatsApp Image 2023 07 05 at 19.59.53 4Vice-presidente da AdUFRJ, a professora Mayra Goulart visitou o laboratório, durante a inauguração. “O espaço é muito interessante, com uma linguagem bem jovem, bastante atraente para as meninas que estão usando o equipamento”, elogiou. Para a docente, o “Tem Menina” cumpre um papel importante no combate à sub-representação feminina nas chamadas áreas mais duras da Ciência.
A dirigente do sindicato conversou com a professora Thereza que a AdUFRJ busca captar recursos para uma segunda edição do documentário “Ciência: Luta de Mulher” — o filme, lançado ano passado, trata das histórias de pesquisadoras em diferentes campos do conhecimento. Já a sequência teria como objetivo ouvir as meninas sobre a Ciência. “Tentando captar os dilemas, dramas e perspectivas delas quando olham para a Ciência”, conclui

WhatsApp Image 2023 07 05 at 20.05.11A eleição para a diretoria da AdUFRJ será nos dias 13 e 14 de setembro. As chapas podem se inscrever até 13 de agosto. Todos os sindicalizados até 14 de julho podem votar. O pleito será virtual.
Haverá escolha também dos integrantes do Conselho de Representantes da AdUFRJ. As listas com os candidatos devem ser apresentadas até 2 de setembro. O edital eleitoral foi aprovado na última assembleia, na segunda-feira, 3.
Com a saída do agora ex-presidente João Torres para a pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, o cargo deveria ser ocupado pela 1º vice-presidente, professora Mayra Goulart. A docente, no entanto, quer disputar a presidência da AdUFRJ no pleito que se aproxima. Por isso, Nedir assumiu a presidência.
“Se Mayra virar nossa presidente agora, não poderá concorrer ao mesmo cargo para o próximo mandato”, explicou João. A situação não é permitida pelo regimento.
Como alternativa, a direção resolveu aplicar outro dispositivo do regimento: quando há vacância, uma assembleia especial pode apreciar o nome de qualquer sindicalizado indicado pela gestão para ocupar o cargo vago. E Nedir foi a escolhida.
Antes 1ª tesoureira, a indicada recebeu manifestações de apoio da assembleia. “A Nedir tem feito um trabalho gigantesco. Foi a diretora que nos brindou com o evento UFRJ na Praça, em Madureira, que foi muito importante”, afirmou a coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura, professora Christine Ruta.
Em junho do ano passado, a AdUFRJ levou um conjunto de atividades da universidade para o Parque Madureira, dialogando com a população sobre a importância da Ciência. No chat da reunião, o professor Jorge Ricardo, da Faculdade de Educação, escreveu: “A professora Nedir é muito querida”.
Em sua última atividade como presidente da AdUFRJ, o professor João Torres se despediu dos colegas. “Desejando para a Nedir e para os colegas que ficam na diretoria um ótimo trabalho, que tenho certeza de que vão fazer”.

EDITAL

Eleições para Diretoria
e Conselho de Representantes

De acordo com o disposto no Art. 38 do Regimento Geral e no Art. 4o do Regimento Eleitoral da AdUFRJ-SSind, e conforme aprovado em assembléia geral da entidade realizada em 3 de julho de 2023, convoco eleições para a Diretoria e o Conselho de Representantes da Adufrj-SSind, biênio 2023-2025, para os dias 13 e 14 de setembro de 2023.
As chapas candidatas à Diretoria devem ser inscritas junto à secretaria da Adufrj-SSind até 13 de agosto de 2023, de acordo com o disposto no Art. 41 do Regimento Geral e no Art. 12 do Regimento Eleitoral da Adufrj-SSind.
As listas de candidatos/as ao Conselho de Representantes deverão ser inscritas até o dia 2 de setembro de 2023, de acordo com o disposto no Art. 14 do Regimento Eleitoral da Adufrj-SSind. Podem candidatar-se a cargo da Diretoria ou do Conselho de Representantes os/as docentes sindicalizados/as até 15 de maio de 2023, que estejam em pleno gozo de seus direitos, de acordo com o disposto no Art. 40 do Regimento Geral e no Art. 8 do Regimento Eleitoral da Adufrj-SSind.
São eleitores os docentes sindicalizados até 14 de Julho de 2023 que estejam em pleno gozo de seus direitos, de acordo com o disposto no Art. 36 do Regimento Geral da Adufrj-SSind.
As eleições serão realizadas de forma remota, por meio de programa auditável que garanta link individual e intransferível, enviado por email aos sindicalizados/as aptos/as a votar.

João Torres de Mello Neto
Presidente da Adufrj-SSind

 

WhatsApp Image 2023 06 29 at 21.15.02 3Por Igor Vieira

O público presente no auditório da Inovateca na segunda-feira (23) era único e diverso: único pela vontade de estudar, e diverso em sua sexualidade, identidade de gênero e experiência, compondo as letras do LGBTQIA+ da sua maneira, em seus sonhos e projetos de vida. No evento de abertura da terceira Turma e do primeiro Seminário do Programa de Extensão TransGarçonne, professores, alunos, extensionistas, representantes de ONGs e do poder público se reuniram para celebrar a Educação e o orgulho.
O professor Renato Monteiro, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), explicou os eixos de atuação do programa, voltado para pessoas trans, travestis e não-binárias. “Qualificamos os alunes para o mercado de trabalho em Gastronomia, com foco em bebidas. No eixo da empregabilidade, temos um banco de currículos compartilhado com empresas parceiras”.
Monteiro utilizou sua experiência no mercado e sua área de atuação na universidade para a capacitação. “Como professor do Departamento de Gastronomia, eu leciono a disciplina ‘Bebidas, bares e restaurantes’. Dentro da Gastronomia, essa é a área de hospitalidade e serviço de salão, que é o atendimento de clientes em bares, restaurantes e hotéis”.
O programa é ainda mais relevante, levando em conta que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans, e que mais de 90% delas têm a prostituição como fonte de renda. “A ideia do curso veio da minha vivência, para pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades”, contou Renato, homem trans e o primeiro professor a se assumir e fazer a transição dentro da UFRJ.
Os alunes também são preparados para entrevistas de empregos, aprendendo etiqueta de trabalho e cultura das empresas, com ajuda dos oito docentes e 17 extensionistas da equipe.
A professora Cristina Vermelho, do Instituto Nutes de Educação em Ciências da Saúde, do Centro de Ciências da Saúde, atua no eixo pedagógico. “Eu trabalho nos bastidores, fazendo a preparação pedagógica dos extensionistas da UFRJ. Ensino-os a preparar e ministrar aulas”, descreveu a professora, que entrou na extensão em 2021.
Essa é uma experiência enriquecedora para os estudantes do bacharelado. “Eles respondem super bem, o grupo atual já está trabalhando com a segunda turma. Há um nervosismo por serem da graduação. No final, porém, eles têm outra visão até do seu próprio processo de formação”, relatou a professora Cristina. Ela foi orientadora do professor Renato, e acompanhou todo o processo de transição.
A professora Verônica Oliveira, vice-diretora do INJC, desejou sucesso à nova turma do TransGarçonne. “A UFRJ tem responsabilidade social de promover esse curso: essa é uma universidade pública de todes para todes. Espero que a turma seja representante de tudo o que a universidade pode oferecer”.
A inauguração da nova turma no mês do orgulho é ainda mais emblemática. Os alunos extensionistas, do curso de Gastronomia, são aliados ou fazem parte da comunidade, representados em alguma das letras do LGBTQIA+. Eles atuam nas aulas, na comunicação, na organização, e nos diferentes eixos, como o de empregabilidade.
O estudante de Gastronomia Pedro Domingos entrou na extensão em 2021, e já atuou lecionando. “Ainda não tinha conhecimento em coquetelaria. No programa, ampliei a minha percepção da Gastronomia, tanto na parte prática quanto social, pela transformação da realidade através do trabalho conjunto”, disse o estudante.
Pedro agora trabalha na comunicação, junto com a aluna de Gastronomia do terceiro semestre Karina Lassala. “Entrei porque a área de bares e bebidas é a que mais me interessa na Gastronomia. Também me sensibilizo com a proposta e com o público”, contou Karina, que conhece o programa antes mesmo de ingressar na UFRJ, em 2022.
Karina já participou de algumas aulas. “Ampliei meu contato com pessoas da comunidade, que têm histórias de vida às vezes difíceis, mas inspiradoras. É um ambiente muito acolhedor”, disse Karina.
Graças ao TransGarçonne, a ex-alune e embaixadora do programa, Rochelly Rangel, hoje tem uma carreira de sucesso: já ganhou prêmios pelos seus drinks, assina a carta de bebidas do Hilton e venceu até mesmo um reality show. “O TransGarçonne foi a oportunidade que eu sempre busquei. Eu trabalhava como cabeleireira, mas não era o que eu queria. Hoje, tenho uma carreira, carteira assinada, nome retificado, e a lei é minha aliada, como qualquer trabalhadora, porque estou na formalidade e tenho direitos”, comemorou Rochelly. “A UFRJ também me abriu um universo diverso, da Educação. Nunca pensei que estaria em uma universidade, mesmo sendo curso de extensão”.
Rochelly dividiu a apresentação da nova turma e primeiro seminário com seu colega ex-alune Ary Santos, que hoje também está empregado. “A UFRJ é uma instituição centenária, e que se atualiza”, disse ele para nova turma da diversidade.
Presente ao evento, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio de Janeiro, Fernanda Diniz explicou a atuação do MPT. “É um orgulho o Transgarçonne integrar nosso fundo de Destinação Substituta”, disse Fernanda. A verba do fundo é composta por meio de indenizações de empresas irregulares, e destinada a projetos e ONG’s por meio de edital.

WhatsApp Image 2023 07 05 at 19.59.52 3Fotos: Alessandro CostaCom o auxílio de uma máquina fotográfica de brinquedo, dessas que atira água em vez de bater fotos, o professor Paulo Alcantara Gomes conseguiu rechaçar um indesejável convênio entre a UFRJ e a Escola Superior de Guerra em plena ditadura militar. Quem lembrou a história foi o ex-reitor Nelson Maculan (1990-1994), na sessão solene do Conselho Universitário, sexta-feira passada (30), que outorgou o título de professor emérito a Paulo Alcantara Gomes. “O Paulo era diretor da Coppe (1978-1982) e não queria fazer o convênio. Então pegou aquela máquina e começou a atirar água na gente. O general deve ter nos achado um bando de loucos e nunca mais voltou ao Fundão”, recordou Maculan, arrancando risadas da plateia e um leve sorriso do homenageado.
A capacidade de negociar e dialogar foi enaltecida como uma das muitas qualidades de Paulo Alcantara Gomes na sessão solene realizada no Salão Nobre do Centro de Tecnologia. Na mesa e na plateia, professores, pesquisadores, funcionários e cinco ex-reitores prestigiaram a homenagem. Foi o último ato oficial do então reitor Carlos Frederico Leão Rocha, que se disse emocionado ao entregar a medalha ao homenageado. “Temos aqui o peso institucional da UFRJ, com a presença dos ex-reitores, ao conceder esse título ao professor Paulo, aprovado por unanimidade pelo Consuni”, disse Leão Rocha. O reitor nomeado Roberto Medronho, e sua vice Cássia Turci, também estavam na plateia.

EXEMPLO
Paulo Alcantara Gomes foi reitor da UFRJ de 1994 a 1998, sucedendo a Nelson Maculan, de quem foi vice-reitor. Em seu discurso, Maculan destacou a capacidade de negociação do amigo, ilustrada com o episódio da máquina fotográfica de brinquedo. “Paulo é meu amigo desde 1978, quando cheguei à UFRJ, e ele já estava aqui. É um exemplo de vida dedicada à educação brasileira. É impressionante a capacidade dele de agrupar as pessoas, de negociar. É um grande gestor. Como professor, deu aulas na graduação e na pós, orientou teses, fez pesquisa, se articulou internacionalmente. Ele é importante por toda a sua carreira”, disse Maculan.WhatsApp Image 2023 07 05 at 20.02.26
O ex-reitor lembrou um fato marcante na carreira de Paulo: a contratação de pesquisadores demitidos da Finep pelo regime militar. “Ele foi diretor da Coppe na época da ditadura, e teve a coragem de contratar aqueles pesquisadores. Não é qualquer um que faz isso, não”, relembrou Maculan, muito aplaudido.
Reitor da UFRJ de 1981 a 1985, Adolpho Polillo foi professor de Paulo e falou sobre o ex-aluno. “Em todos os lugares em que eu encontro o Paulo ele sempre tem o cuidado de dizer a todos: ‘Foi meu professor’. Fico honrado com isso. Em todos os instantes em que eu acompanhei a vida do Paulo, inclusive durante minha passagem como reitor, nunca encontrei algo de que pudesse discordar. Eu me sinto agraciado pela sorte de ter conhecido Paulo Alcantara Gomes”, disse Polillo.
O médico e professor Alexandre Pinto Cardoso, reitor da UFRJ de 1989 a 1990, arrancou risadas da plateia ao elogiar a elegância do homenageado. “Muitas coisas já foram ditas aqui sobre o Paulo, o nosso Paulinho. Mas quero dizer mais. O Paulo é um conciliador por excelência, uma pessoa de grande empatia. Escuta a todos, e é capaz de docemente dizer ‘não’. E as pessoas saem agradecidas pelo fato de terem sido ouvidas e receber um ‘não’ com tamanha elegância”, descreveu Pinto Cardoso. “É um batalhador incansável pela universidade, com seu carisma e com seu cuidado no trato com as diferenças”, completou.
A diretora da Escola Politécnica, professora Cláudia Morgado, já conta com o trabalho do novo professor emérito na congregação da unidade: “A UFRJ hoje está resgatando uma dívida com ela mesma. Essa emerência já deveria ter sido outorgada há muito tempo. É uma honra ter o professor Paulo agora na nossa congregação, e ele já aceitou fazer parte de uma comissão que vai reestruturar as diretrizes pedagógicas dos cursos da Escola Politécnica”.

INVESTIMENTOS
WhatsApp Image 2023 07 05 at 20.02.10Ao receber a medalha das mãos do reitor Carlos Frederico Leão Rocha, Paulo lembrou de sua trajetória na UFRJ. “Quero dizer o quanto me sensibiliza e enobrece esse título de professor emérito. A UFRJ foi o berço de minha formação intelectual. Recebo esse título 60 anos depois de ter iniciado meu curso de Engenharia Civil na então Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, hoje Escola Politécnica”.
Paulo se disse “em casa” no CT, por suas passagens pela Coppe e pela Escola Politécnica. “Fico feliz de voltar ao Centro de Tecnologia, onde passei muitos momentos importantes de minha vida. Minha turma foi a última do Largo de São Francisco e a segunda da Ilha do Fundão. Depois ingressei na Coppe e fiz meu mestrado orientado por Luiz Bevilacqua, meu doutorado com o professor Sidney Santos. A Coppe é uma referência. E uma de minhas maiores realizações foi a de ter sido professor dos cursos de graduação da Escola Politécnica. Aqui apreendi a dar valor à formação científica dos engenheiros e tive a chance de contribuir para a reforma dos cursos de Engenharia”.
O emérito falou também da falta de investimentos nas universidades e instituições de pesquisa. “Decorridos mais de 20 anos de meu mandato como reitor, é possível constatar grandes mudanças no cenário, mas ainda persistem muitos desafios. Os investimentos em educação, ciência e tecnologia são um problema sério e dependem essencialmente do setor público. Em 2020, para se ter uma ideia, foram investidos em ciência, tecnologia e inovação apenas 16% dos R$ 8,6 bilhões aplicados em 2014, o que equivale a 0,8% do PIB. A média mundial anda na faixa de 1,8% do PIB”.
Paulo falou sobre alguns reflexos dessa falta de investimentos. “Apenas 11,4% dos doutores formados vão para a indústria no Brasil, enquanto nos Estados Unidos esse percentual chega a 42%. Estamos perdendo profissionais e pesquisadores altamente qualificados para outros países. Há dias, a professora Cláudia Morgado me relatou que, só na Escola Politécnica, foram sete nos últimos anos”, lamentou.
Mas o mestre vê bons sinais no horizonte. “Há perspectivas melhores agora que o governo está tentando recuperar os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, e ainda recompor o orçamento de custeio das universidades federais. Todos nós estamos vendo com esperança uma nova fase das agências públicas de fomento à pesquisa”, concluiu.

WhatsApp Image 2023 06 29 at 21.15.02 4Microalga amazônica ainda não identificada. Autoria: Aldenora Vasconcelos/Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas/CenabioQuem frequenta a Cidade Universitária pode trocar a paisagem inóspita do Fundão pela rara beleza das imagens produzidas em pesquisas acadêmicas. Uma exposição de cartazes coloridos e surpreendentes acaba de ser inaugurada no bloco K do Centro de Ciências da Saúde. São análises microscópicas, exames de ressonância, ilustrações e pinturas que aproximam os espectadores do trabalho realizado em laboratórios e ateliês.
As reproduções — parte delas ilustra esta página — foram escolhidas a partir de uma disciplina oferecida pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ. As aulas, que ocorreram em 2022, discutiram as “Imagens dos Mundos Reais e Imaginários” como ponto de convergência de diferentes saberes.
“Fomos à procura de imagens da música, da pintura, da arquitetura e das ciências sociais. Fomos atrás de imagens de explosões que ocorrem no universo”, cita o idealizador da iniciativa e diretor do Centro Nacional de Biologia Estrutural e de Bioimagem, professor Adalberto Vieyra. “Foi um encontro extremamente rico, variado, e acredito que todos nós crescemos muito a partir dessa experiência”.
Diretora do CBAE, a professora Ana Célia Castro convida toda a comunidade acadêmica a conhecer o trabalho. “Acho que todo mundo deveria ver. Ficou de uma beleza indescritível e inesperada”.WhatsApp Image 2023 06 29 at 21.16.45 1A espera/Série Melancolia - Autoria: Lícius Bossolan - Curso de Pintura - Escola de Belas Artes/UFRJ
Mas quem não puder ir ao CCS não precisa se preocupar. Após 15 dias, a exposição irá para a sede do próprio Colégio, no Flamengo. E, num futuro próximo, talvez para a Casa da Ciência. “Acho que a Casa da Ciência é o local natural para ela. Porque os alunos das escolas poderiam ver. Isso é uma grande motivação para que as pessoas venham fazer cursos. É um apelo enorme para os estudantes do ensino médio”.
Cada cartaz é acompanhado de um QR code, que conduz o internauta para a aula em que aquela imagem foi discutida. E todas elas estão disponíveis no canal do CBAE, no Youtube. “Tão importantes quanto as imagens são as aulas que falam delas”, reforçou Ana Célia.
WhatsApp Image 2023 06 29 at 21.16.45grãos de pólen da espécie Ixora coccinea. Autoria: Aldenora Vasconcelos/Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas/Cenabio A professora Débora Foguel, do Instituto de Bioquímica Médica, ministrou uma das aulas da disciplina, e recomendou a exposição: “Muito bonita e interessante a iniciativa. É uma experiência única onde a ciência encontra a arte, onde a ciência encontra cor. Fiquei muito emocionada”, disse.
A professora Claudia Mermelstein, organizadora da exposição ao lado do professor Manoel Luis Costa — ambos do Instituto de Ciências Biomédicas —, convida todos a visitarem as imagens da vida mostradas nesta exposição. "São imagens lindas do ponto de vista estético e além disso ricas em conteúdo".

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