facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 06 29 at 21.15.02 4Microalga amazônica ainda não identificada. Autoria: Aldenora Vasconcelos/Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas/CenabioQuem frequenta a Cidade Universitária pode trocar a paisagem inóspita do Fundão pela rara beleza das imagens produzidas em pesquisas acadêmicas. Uma exposição de cartazes coloridos e surpreendentes acaba de ser inaugurada no bloco K do Centro de Ciências da Saúde. São análises microscópicas, exames de ressonância, ilustrações e pinturas que aproximam os espectadores do trabalho realizado em laboratórios e ateliês.
As reproduções — parte delas ilustra esta página — foram escolhidas a partir de uma disciplina oferecida pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ. As aulas, que ocorreram em 2022, discutiram as “Imagens dos Mundos Reais e Imaginários” como ponto de convergência de diferentes saberes.
“Fomos à procura de imagens da música, da pintura, da arquitetura e das ciências sociais. Fomos atrás de imagens de explosões que ocorrem no universo”, cita o idealizador da iniciativa e diretor do Centro Nacional de Biologia Estrutural e de Bioimagem, professor Adalberto Vieyra. “Foi um encontro extremamente rico, variado, e acredito que todos nós crescemos muito a partir dessa experiência”.
Diretora do CBAE, a professora Ana Célia Castro convida toda a comunidade acadêmica a conhecer o trabalho. “Acho que todo mundo deveria ver. Ficou de uma beleza indescritível e inesperada”.WhatsApp Image 2023 06 29 at 21.16.45 1A espera/Série Melancolia - Autoria: Lícius Bossolan - Curso de Pintura - Escola de Belas Artes/UFRJ
Mas quem não puder ir ao CCS não precisa se preocupar. Após 15 dias, a exposição irá para a sede do próprio Colégio, no Flamengo. E, num futuro próximo, talvez para a Casa da Ciência. “Acho que a Casa da Ciência é o local natural para ela. Porque os alunos das escolas poderiam ver. Isso é uma grande motivação para que as pessoas venham fazer cursos. É um apelo enorme para os estudantes do ensino médio”.
Cada cartaz é acompanhado de um QR code, que conduz o internauta para a aula em que aquela imagem foi discutida. E todas elas estão disponíveis no canal do CBAE, no Youtube. “Tão importantes quanto as imagens são as aulas que falam delas”, reforçou Ana Célia.
WhatsApp Image 2023 06 29 at 21.16.45grãos de pólen da espécie Ixora coccinea. Autoria: Aldenora Vasconcelos/Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas/Cenabio A professora Débora Foguel, do Instituto de Bioquímica Médica, ministrou uma das aulas da disciplina, e recomendou a exposição: “Muito bonita e interessante a iniciativa. É uma experiência única onde a ciência encontra a arte, onde a ciência encontra cor. Fiquei muito emocionada”, disse.
A professora Claudia Mermelstein, organizadora da exposição ao lado do professor Manoel Luis Costa — ambos do Instituto de Ciências Biomédicas —, convida todos a visitarem as imagens da vida mostradas nesta exposição. "São imagens lindas do ponto de vista estético e além disso ricas em conteúdo".

Topo