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140812111Cerimônia de acolhimento dos novos professores ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia. Foto: Fotos: Filipe Galvão - 05/08/2014

Em palestra para 115 docentes recém-empossados, presidente da Adufrj-SSind fala sobre desafios da profissão

“A Universidade está recheada de relações conflituosas”, diz Cláudio Ribeiro

Filipe Galvão. Estagiário e Redação

A UFRJ recepcionou 115 novos professores no último dia 5. Organizada pela Pró-reitoria de Pessoal (PR-4), a cerimônia no auditório do CT foi marcada pelas dúvidas sobre carreira e por chamados à reflexão sobre a educação no país. Convidado pela PR-4, o presidente da Adufrj-SSind, Cláudio Ribeiro, deu as boas-vindas aos recém-chegados: “Hoje é um dia muito feliz para vocês. É o fim de um duro processo de formação e o início da vida como professor universitário”.

Cláudio traçou um panorama atual da disputa ideológica dentro das universidades públicas e lembrou a responsabilidade pública e política inerente à profissão. “A Universidade está recheada de relações conflituosas, desde o machismo ao assédio moral. É tarefa do professor universitário, enquanto educador, enfrentar esse quadro”, disse. O presidente apresentou a Seção Sindical como importante aliada do professor nessa conjuntura e fez o convite à sindicalização.

Diversas perguntas surgiram no auditório durante a atividade. Questões sobre o estágio probatório, sobre previdência, sobre progressão na carreira. Cláudio observou que, “antes de termos respostas às nossas dúvidas, é preciso entendê-las”. “A posse de professores no contexto da nova carreira e diante de uma precarização substancial que é o Funpresp (Fundação de Previdência Complementar dos servidores públicos) exige uma reflexão e uma ação de todos nós para invertermos as condições privatizantes da contrarreforma universitária. O sindicato é o lugar de realização deste debate e desta luta”, apontando que a contrarreforma universitária assume uma forma fragmentária.

Ao final da cerimônia, a presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), professora Denise Nascimento, explicou o contexto das mudanças no plano de carreiras do magistério federal ocorridas em 2012 e dos novos modelos de progressão e promoção — a regulamentação interna da ascensão funcional deve ser finalizada no Consuni do próximo dia 14.

Foi apresentado, ainda, o Programa de Apoio à Docência do Ensino Superior – PADES, uma iniciativa conjunta da PR-4, da Faculdade de Educação e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, com o apoio das decanias do CCMN, CCS, CLA, CT e CCJE. Esta parte da palestra coube à professora Lígia Karam e ao professor Antonio José, que é conselheiro da Adufrj-SSind.

 

Sem ilusões com a vida universitária

14081272Foto: Filipe Galvão - 05/08/2014Wagner Diniz Chaves, recém-contratado como professor Adjunto-A para o departamento de Antropologia Cultural do IFCS, sabe que o momento é de mobilização. Ele, formado pela UFRJ, volta agora como professor depois de cinco anos de magistério na UFAL, onde foi diretor do Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore. “Já conheço o funcionamento da vida universitária. Não tenho ilusões, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar”, afirmou.


Na formação, novo professor vê “caminho inverso”

14081273Foto: Filipe Galvão - 05/08/2014Para o pesquisador da Fiocruz e agora professor Adjunto-A do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes), Gustavo Figueiredo, a contratação de novos docentes “é um bem que o país adquire”. Graduado em Odontologia pela UFRJ e doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona, Gustavo lamenta, porém, o retrocesso das condições de trabalho dentro das instituições de ensino. “A universidade brasileira é mais aberta a experimentações, é mais dinâmica. Mas, depois de uma longa luta para transformar ‘recursos humanos’ em ‘sujeitos humanos’, o que se vê hoje é o caminho inverso”, completou.

14081221Atividade em auditório da Uerj, no último dia 4, denunciou violência do Estado contra os trabalhadores e movimentos populares. Foto: Asduerj - 04/08/2014

Ato pede anistia para os presos políticos do tempo de preparação e realização da Copa

Uerj teve uma docente e seis estudantes encarcerados

Elisa Monteiro. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Entidades sindicais e movimentos sociais participaram de manifestação em defesa da Democracia promovida, dia 4, pela Associação de Docentes da Uerj (Asduerj) naquela universidade, campus Maracanã. A atividade teve como mote o apoio à libertação e à anistia para todos os militantes detidos durante a preparação e a realização da Copa do Mundo no país.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro teve uma docente e seis estudantes encarcerados na chamada Operação Firewall, da Polícia Civil fluminense: “Essa operação absurda foi realizada na véspera da Copa para evitar que as manifestações de rua atrapalhassem os negócios e lucro de algumas empresas e corporações”, como qualificou Camila Jourdan, professora de Filosofia da Uerj, listada entre presos. 

Para ela, o Brasil e, em especial, o Rio de Janeiro vivem uma situação longe do trivial. Em sua visão, o momento político expôs uma ruptura do acordo democrático selado entre grupos de poder no país pós-ditadura: “A ditadura velada se revela e a violência cotidiana sobre as favelas chega à classe média”, afirmou. “A polícia mata rindo. Todo dia”, sublinhou ainda. Por outro lado, Camila avalia que a prisão de uma professora universitária criou uma contradição para o discurso midiático que tenta “enquadrar os manifestantes” em estereótipos de juventude despolitizada ou baderneiros. “Com essas prisões, acabaram dando um tiro no pé. Tenho convites para rodar esse país, denunciando a violência de Estado. Penso seriamente em aceitar”.

Unidade para ontem

 Pelos metroviários de São Paulo, um dos 42 demitidos na última greve (deste ano), Paulo Pasin falou sobre o aumento da repressão contra setores organizados da classe e sindicatos. Destacou a legislação “antigreve”, a ação violenta da polícia em manifestações e ações conservadoras do Judiciário. Como exemplo, Pasin citou a recente quebra de acordo entre o poder público e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no estado: “Cerca de quatro mil famílias que tiveram promessa de solução habitacional imediata, graças à mobilização antes da Copa, agora são ameaçadas”. 

Marina dos Santos, integrante da Direção Nacional do MST, ressaltou a necessidade de unidade para responder à ofensiva contra os trabalhadores: “Talvez seja o mais fundamental neste duro momento que vivemos”, disse a dirigente.  

Educação no foco

Elizabeth Vasconcelos (Regional Rio de Janeiro do Andes-SN) chamou atenção para a repressão sofrida pelos profissionais de educação no último período. A dirigente analisou o recentemente aprovado Plano Nacional de Educação do governo: “Temos clareza de que ele legitima o empresariamento da educação, a precarização das condições de trabalho e prejudica o ensino desde a educação básica à superior”. 

Participaram da mesa, ainda: Marino D`Icarahy, advogado e pai de um dos presos políticos; Luiz Eduardo Soares (Uerj); Márcia Leite, do Círculo Palmarino; Deize Carvalho (Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência); Vitor Guimarães (MTST); e Maria Inês Bravo, Fórum de Saúde do Rio de Janeiro; além de José Vitor Neves Guimar (IBGE). Pela Asduerj, o presidente Bruno Deusdará sinalizou: “A cada nova violência, nós teremos um novo chamado a nos reunir”.

Organizado pela Asduerj, o debate foi fruto de uma articulação regional das seções sindicais, em resposta à criminalização dos movimentos no estado (além desta atividade, houve o ato de 30 de maio — já noticiado no Jornal da Adufrj anterior — e a mobilização contra a Ebserh – leia matéria na página 12 desta edição).

Luta e celebração

Mais de duas mil pessoas vieram ao Rio discutir a criação de um projeto alternativo e celebrar um pacto em defesa da educação pública no Brasil, sob a ótica do interesse do povo.

IBGE sob risco

Em greve desde 26 de maio, os trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estão em situação dramática. Vitor Neves Guimar, da Associação dos Servidores do IBGE (Assibge), explica que, dos 14 mil servidores que havia no IBGE em 2006, hoje restam apenas 6 mil. “Sendo 4 mil destes na iminência de se aposentar”.

 A abertura de concursos está no topo da pauta da categoria. “A substituição dos trabalhadores tem sido feita não por estatutários nem por celetistas; são contratos totalmente precários de um salário mínimo”. 

Vitor destacou que 40% da categoria se encontram nessa situação: “A perspectiva é que, em um curto período, esse percentual suba para 70% do quadro”.

Off-line

Devido a problemas no servidor de live streaming (computador que faz a transmissão ao vivo) cuja manutenção foi descontinuada pelo iNCE, como anunciado pelo instituto em seu site, a CoordCOM não tem transmitido ao vivo as sessões dos colegiados (Consuni, CEG e CEPG). 

Este serviço só estará disponível novamente quando o processo, ora em curso, de migração para outra plataforma estiver completa. 

Entretanto, as sessões gravadas continuam a ser publicadas algumas horas após o término das referidas reuniões.

 

140812112Foto: Divulgação

LIVRO. O professor emérito da UFRJ Ronaldo Lima Lins lança na próxima segunda-feira, 18 de agosto, às 19h, na Blooks Livraria ( Praia de Botafogo, 316 – no Espaço Itaú de Cinema), seu livro editado pela editora 7Letras.

 

Paraíso dos bancos

  • Aqui no Brasil, o retorno dos bancos é pelo sistema Selic. 
  • O governo retira dos impostos para remunerar os bancos.
  • As observações são do economista Ladislau Dowbor, da PUC de São Paulo, autor de mais de 40 livros, consultor da ONU. 
  • Seus estudos são sobre desigualdade e pobreza.
  • Em recente entrevista, o professor lembrou que, no governo FHC, o Brasil chegou a pagar 47% ao ano de juros pelos títulos da dívida pública.
  • Ladislau Dowbor também lembra que os juros do cartão de crédito no Brasil chegam a 260% ao ano.
  • “Nos Estados Unidos, estão em 17% e já são considerados altíssimos”, disse.
  • O professor foi enfático:
    “Se você considera que o banco usa o dinheiro de terceiros que nele depositam suas economias em troca de uma remuneração de 8% ao ano, percebe o tamanho do rendimento que o banco tem, apenas usando o dinheiro que não é dele.”
 
140812113Foto: Pedro Barreto/SeCom/CFCHPosse no CFCH
A professora Lilia Guimarães Pougy toma posse como decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), dia 15. A cerimônia, aberta a toda a comunidade universitária, acontece às 17h, no auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio do CFCH, campus da Praia Vermelha.


 
UFRJ: exemplo
A experiência do HUCFF foi citada na sessão do Conselho da Unirio sobre Ebserh. 
O hospital foi lembrado pela conquista de vagas para concursos e de aporte financeiro para melhorar a prestação de serviços.
A Unirio, diga-se, viveu dia histórico: como se sabe, a comunidade universitária da instituição derrubou a Ebserh.
 
Quartelada I
O golpe em curso que pretendia derrubar a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio foi neutralizado.

Quartelada II
O Globo e o jornal Extra, que apostaram na aventura (fizeram eco ao ímpeto da turminha da oposição de circunstância) devem cobrar a fatura a alguém.

14081281O 59º Conselho do Andes-SN está marcado para Aracaju (SE), de 21 a 24 de agosto. Assembleia também debateu novas possibilidades de organização do próximo Congresso da categoria, em 2015

Objetivo é melhorar o aproveitamento político do tempo dos congressos do Sindicato

Silvana Sá. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Assembleia Geral da Adufrj-SSind, dia 4, aprovou os nomes da delegação que participará do 59º Conselho do Andes-SN (Conad), de 21 a 24 de agosto, em Aracaju (SE). São os professores: Cláudio Ribeiro (FAU), Cleusa Santos (ESS), Cristina Miranda (CAp-UFRJ), Luciano Coutinho (FACC) e Regina Pugliese (aposentada do CAp).

A AG deliberou, ainda, o envio de um texto de resolução (TR) para ser discutido no 59º Conad sobre mudanças de método na condução dos Congressos do Sindicato Nacional. O 33º Congresso do Andes-SN (São Luís – MA), no início deste ano, deliberou que caberia ao 59º Conad propor alterações na dinâmica e organização do próximo Congresso, em 2015. O objetivo da contribuição da Adufrj-SSind é “para garantir o melhor aproveitamento político do tempo de sua realização”.

O texto sugere outro calendário de organização do congresso: haveria, em todos os dias, reuniões de grupos de trabalho e plenárias para deliberar sobre os temas abordados imediatamente antes (atualmente, o cronograma dos congressos prevê dias apenas com plenárias ou apenas com GTs e, ainda, GTs e plenárias no mesmo dia, mas com temas diferentes).

 A AG propõe, ainda, que o congresso divida os temas da seguinte forma: Tema 1 - Movimento docente e conjuntura; Tema 2 - Centralidade da luta; Tema 3 - Plano de lutas geral; Tema 4 - Plano de lutas dos setores; Tema 5 - Questões organizativas e financeiras. Hoje em dia, a divisão é a seguinte: Tema 1 – Movimento Docente e Conjuntura; Tema 2 – Centralidade da Luta; Tema 3 – Políticas Sociais – Política Educacional, Gerais e Direitos e Organização dos Trabalhadores; Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras; Tema 5 – Plano de Lutas – Geral, Educação, Direitos e Organização dos Trabalhadores; Tema 6 – Plano de Lutas – Setores.

Por fim, o texto recomenda que a organização do congresso deverá ser “objeto de avaliação permanente a cada Conad”.

Ataque aos sindicatos

Uma última decisão da Assembleia foi aprovar uma moção de solidariedade à atual diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, que vem sofrendo ataques das empresas de comunicação (veja quadro).

Luciano Coutinho, 1º Tesoureiro da Adufrj-SSind, salientou que este é um momento de ataques a diversos sindicatos e criminalização crescente dos movimentos sociais. Por isso, a necessidade de a Adufrj-SSind se posicionar, reafirmando seu compromisso com a democracia.

A atual diretoria do Sindicato dos Jornalistas foi eleita em oposição ao grupo que há 20 anos controlava a entidade e que era ligado às grandes corporações de mídia. Desde então, os ataques têm se intensificado até o recente pedido de um grupo de profissionais pela renúncia da diretoria. O grupo se baseou em uma edição tendenciosa das Organizações Globo, que noticiava a espulsão de jornalistas da sede do Sindicato no dia 25 de julho, quando ocorreu uma coletiva de imprensa com familiares e presos da Copa.

Informes

A diretoria informou que há muitas reclamações de professores que não conseguem utilizar o estacionamento do campus Praia Vermelha, mesmo com seus carros cadastrados pela Prefeitura Universitária. A cada dia, a dinâmica de circulação no interior daquela área apresenta mudanças, segundo relatos.

Também chegou ao conhecimento dos diretores que cooperativas de crédito têm conseguido dados dos professores da UFRJ. São informações constantes do Siapenet (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos). A diretoria da Adufrj-SSind pedirá formalmente explicações à reitoria sobre o assunto (veja mais informações na página 9).

 

Nota de apoio da Assembleia à diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

14081282Organizações Globo manipularam informação para atacar direção do sindicato dos jornalistas do Rio. Foto: Samuel Tosta - 13/06/2013A Assembleia Geral da Adufrj-SSind, reunida em 04/08/2014, manifesta seu apoio à atual diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro que tem sofrido ataques perpetrados principalmente por setores aliados aos interesses dos conglomerados econômicos que monopolizam os meios de comunicação comerciais.

 Cabe ressaltar o papel protagônico desempenhado pela atual diretoria nas lutas em defesa dos Direitos Humanos e da democracia, bem como seu apoio incondicional ao direito à livre manifestação de ideias conjugado com a necessária defesa dos direitos dos profissionais de comunicação.

 A Adufrj-SSind se soma a todas as trabalhadoras e trabalhadores que lutam pela construção de uma sociedade em que o direito à livre manifestação seja uma realidade.

Esta foi a síntese da mesa que debateu “Conjuntura, lutas sociais e educação”, na mesa de sábado (9) do evento

Palestrantes observam que contrarreformas educacionais são similares em todo o mundo

Silvana Sá. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
*Com colaboração de Lara Abib (Aduff-SSind)

“A luta em defesa da educação como direito social é internacional e histórica. Perpassa todas as gerações e ultrapassa fronteiras. Defender a educação pública é tarefa de professores, estudantes e de todos os trabalhadores da educação. Por isso, este encontro é estratégico”. Com essas palavras, a professora Mariluz Arriaga, da Universidad Nacional Autónoma de Mexico (UNAM), uma convidada especial do Encontro Nacional de Educação, iniciou sua intervenção na mesa de sábado, 9 de agosto. 

Mariluz integra uma coalização internacional em defesa da educação pública da qual participam estudantes, professores e representantes sindicais do México, EUA e Canadá. E como o debate tinha como tema “Conjuntura, lutas sociais e educação”, de acordo com ela, o desafio é encontrar meios de atuar localmente, mas em uma perspectiva internacional. E avançar na constituição de um plano de lutas com uma agenda definida. Sobretudo neste momento, de criminalização dos movimentos sociais. Para isto, diz a docente, se faz urgente e necessária a unificação das lutas.

A educação, nos últimos anos, tem sido vista como negócio em várias partes do mundo, segundo a professora. Mariluz chamou de “tsunami neoliberal” a série de contrarreformas impostas à educação. Critérios de produtividade e “qualidade” impostos pelas empresas ganham cada vez mais espaço no ramo educacional. Tais medidas, para ela, além de gerar competitividade entre os profissionais que atuam na educação, também colocam em risco a própria continuidade das escolas, uma vez que as mais pontuadas recebem mais recursos que as menos pontuadas. Além disso, retiram dos docentes o protagonismo na construção do conhecimento: “Está em jogo o que conhecemos como educação pública e a continuidade da nossa profissão como professores e professoras. Querem nos roubar conceitos fundamentais. Temos que trabalhar coletivamente. Viva a luta dos trabalhadores da educação e dos estudantes do mundo”.

Novo patamar de lutas

Na sequência do debate, o professor Roberto Leher, da Faculdade de Educação da UFRJ, traçou um perfil dos novos setores que operam na educação. De acordo com ele, os objetivos desses grupos são classistas: “Há um entendimento de que a educação é necessária para socializar as novas gerações, de maneira que os indivíduos entendam que a sociedade é um organismo, onde alguns são braços e pernas. Os que serão o cérebro desse organismo receberão outra educação. Este é o primeiro objetivo, diferenciar a educação entre quem manda e quem executa. É uma ação de classe”. 

O segundo objetivo, para Leher, seria o de converter a educação em uma atividade de serviço, “uma nova fronteira para o capital”. “A principal ofensiva dos setores dominantes foi exatamente no campo da educação. A privatização da educação no Brasil nada tem a ver com os processos das décadas de 60, 70, 80 e 90. Algo novo acontece. Corporações financeiras estão assumindo o controle da educação. O grupo Kroton domina 1,5 milhão de estudantes – mais do que as 60 universidades federais do país juntas”.

A organização desses setores dominantes em um único movimento, o “Todos pela Educação”, faz com que sua atuação seja semelhante à de partidos políticos, de acordo com o professor. “Reúne frações burguesas em uma única coalizão. Organiza ações e consegue inserir princípios no Plano Nacional de Educação”. Estes setores, para o docente, são fortalecidos com os financiamentos públicos, agora legitimados pelo PNE, como as transferências para programas como Prouni e Fies.

Por outro lado, o Encontro Nacional de Educação, para Roberto Leher, inaugura um novo patamar de lutas em defesa da educação pública: “Este Encontro tem por objetivo fazer frente ao ‘Todos pela Educação’, aos ataques mercantis que temos sofrido. O ENE demonstra que estamos no momento de construirmos nosso próprio projeto de educação, da ciência, das artes”.

Ações do Banco Mundial

Valério Arcary, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), chamou atenção para as ações globalizadas de ataques à educação e aos trabalhadores. “O vocabulário é o mesmo em todo o mundo: meritocracia, produtividade, avaliações constantes. É um pacote do Banco Mundial que está sendo implementado. A diferença está apenas na velocidade com que esses pacotes se desenvolvem nos diferentes lugares”.

Arcary afirmou que há uma disputa ideológica em jogo: “Os governantes responsabilizam a população pelos fracassos dos serviços essenciais. É como se os governantes fossem iluminados e que o povo não prestasse. Isto é uma guerra ideológica. Podemos ganhá-la, mas é preciso fazê-la. Caso contrário, nossa juventude vai assimilar o discurso opressor e achará que a responsabilidade pelos fracassos é individual, quando sabemos que é um problema social”.

Ele conclamou os presentes a somarem esforços para transformar as “ideias tão poderosas em ação”. “Nosso princípio deve ser muito objetivo e claro: nenhum centavo de dinheiro público para a educação privada. Mesmo os que nos consideram radicais por lutarmos pelo socialismo vão concordar que dinheiro público deve ser destinado para a educação pública”.

Mediação foi do Andes-SN

A mediação da mesa de abertura foi feita pela presidenta do Andes-SN, Marinalva Oliveira. Ela fez um breve discurso de abertura em nome do Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, organizador do ENE. Dele fazem parte diversas entidades nacionais, entre elas, além do Sindicato Nacional, estão a CSP-Conlutas, o Conselho Federal de Serviço Social, a Assembleia de Estudantes Livre – Anel, a Oposição de Esquerda da UNE e a Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física. “Esse Encontro foi aprovado nas entidades nacionais e a partir das discussões e acúmulos feitos pela base. O nosso objetivo central e construir a unidade com os movimentos populares em defesa da educação pública”, disse. 

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