O professor Ismar de Souza Carvalho, titular do Instituto de Geologia e diretor da Casa da Ciência da UFRJ, é um dos finalistas na categoria Ciência e Saúde do Prêmio Faz Diferença 2024. Os vencedores serão definidos pelos votos de um júri de jornalistas, ganhadores de 2023 e leitores. A votação já está aberta no site do jornal O Globo e vai até o dia 27 de abril.
Ismar Carvalho foi autor de um estudo revolucionário que indica o Brasil como último refúgio dos grandes mamíferos da Era do Gelo. A pesquisa mostra que eles estiveram muito mais perto dos nossos antepassados do que a Ciência acreditava. Havia um consenso de que os grandes mamíferos foram extintos em massa entre 11 e 12 mil anos atrás. Mas os estudos liderados pelo professor Ismar apontam que eles viveram no Brasil até 3.500 anos atrás. A descoberta transforma o modo de olhar para o passado e para as mudanças de era do nosso planeta. A próxima edição do Jornal da AdUFRJ apresentará o perfil do professor e mais detalhes de seus estudos.
O voto é aberto a não assinantes. Para participar, basta fazer o login com sua conta de assinante ou realizar um breve cadastro no site do Jornal O Globo – que pode ser com uma conta Google ou
via Facebook. É possível votar várias vezes segui das na personalidade preferida.
Acesse: https://is.gd/omoq2W
Realize o login ou cadastre-se gratuitamente.
Vote no professor Ismar quantas vezes quiser. Participe! Seu voto faz diferença.
Quem são os finalistas na categoria Ciência e Saúde?
O professor titular da UFRJ Ismar Carvalho; o professor associado de Medicina em Harvard e diretor de Transplante Renal no Massachusetts General Hospital, Leonardo Riella; e professora titular da Faculdade de Medicina na USP, Ludhmila Hajjar.