A gentileza no trato com todos era uma das marcas do professor.” A última vez que estive com ele foi virtualmente, quando conversamos para me acolher no PPED (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento). Foi muito caloroso comigo”, completa Mayra.
Mesmo quem não era da mesma área destaca a conduta serena e amigável do professor Charles. “Ele era muito simpático. Todo mundo no IFCS ficou triste com a notícia do falecimento”, afirma o diretor da unidade, professor Fernando Santoro, da Filosofia.
Charles, um dos fundadores do Departamento de Ciência Política do IFCS e do Scientific Eletronic Library On Line (Scielo), graduou-se em Ciências Sociais pela UFF (1968), cursou o mestrado em Ciência Política no IUPERJ (1981), doutorado em Ciência Política na USP (1977), pós-doutorado pela Universidade de Londres, em 2002, e pela École de Hautes Études en Science Sociales, em (2012).
Em 2019, recebeu o Prêmio Gildo Marçal Brandão, de Excelência em Ciência Política, pela Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Socais (Anpocs). Era Editor Emérito de DADOS – Revista de Ciências Sociais, periódico do qual foi editor-chefe por décadas.