facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

JOSÉ MONSERRAT FILHO

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.39.07 2No fim de 2023, uma grande perda para o jornalismo científico do país. José Monserrat Filho, que dirigiu a comunicação da SBPC durante anos, faleceu no dia 30 de dezembro. Nascido em Porto Alegre, em setembro de 1939, Monserrat filiou-se à SBPC em 1977 e, sete anos depois, assumiu a direção de Comunicação da revista Ciência Hoje. Na mesma década, sempre em estreita associação com o professor Ennio Candotti, iniciaria o Informe da SBPC, embrião do Jornal da Ciência. Monserrat ainda chefiou, de 2011 a 2015, a Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira. Nos últimos anos, se dedicava a escrever artigos sobre Direito Espacial para o site da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial e para o Jornal da Ciência. A direção da AdUFRJ expressa seus pêsames aos familiares e amigos.

 

 FERNANDO EMMANUEL BARATA

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.39.07 1Mestre de várias gerações de engenheiros civis, o professor emérito Fernando Emmanuel Barata nos deixou aos 99 anos, no dia 27 de dezembro. A diretoria da AdUFRJ se soma às manifestações de pesar da reitoria e da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), entidade que o docente presidiu entre 1970 e 1972. Formado engenheiro civil pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Escola Politécnica da UFRJ, Fernando Barata começou a carreira, em 1951, na área de Mecânica dos Solos e trabalhou para diversas empresas e autarquias, como a Petrobras, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro. Era conselheiro vitalício do Clube de Engenharia, onde atuou junto à Divisão Técnica de Geotecnia (DTG).

 

ORLANDO MARQUES VIEIRA
WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.39.07A direção da AdUFRJ lamenta o falecimento do professor emérito Orlando Marques Vieira, referência para todo o corpo social da Faculdade de Medicina, no último dia 29. O docente foi chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, do Hospital Paulino Werneck e do Departamento de Cirurgia da universidade. A carreira do professor começou em 1956, quando se graduou pela Faculdade de Medicina, onde também fez residência em cirurgia geral, doutorado, livre-docência em cirurgia geral e em clínica cirúrgica. Na Academia Brasileira de Medicina, Vieira exerceu diversos cargos como tesoureiro, secretário-geral e vice-presidente. Também foi membro e presidente de diversas sociedades, como o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, além de ter sido um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Angiologia.

Topo