facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Por Estela Magalhães


ranking1 1A UFRJ é a terceira melhor universidade da América Latina, atrás apenas da USP e da Universidade Nacional Autônoma do México. A informação é do EduRank, ranking independente baseado em métricas de 14.131 universidades de 183 países. Nesse estudo, foram classificadas as 100 melhores instituições da América Latina com base em sua reputação, desempenho em pesquisa e impacto de ex-alunos.

“Esse resultado mostra a competência dos professores da UFRJ em números”, diz a professora Denise Freire, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2). “Entrando nos rankings, podemos dizer para a sociedade que estamos muito bem e que prestamos um serviço para a sociedade que volta para ela na forma de inovação, pesquisa e formação de excelência”, completa.

Em 2020, a PR-2 criou o escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho (GID), que passou a coletar e sistematizar dados para envio aos diferentes rankings, bem como propor soluções para melhorar o desempenho da UFRJ. “Os rankings também nos ajudam a identificar nossos pontos fracos e fortes. Esse diagnóstico nos permite projetar políticas públicas para melhorar os pontos que estão ao nosso alcance”, afirma Denise.

No caso do EduRank, os dados não foram disponibilizados pelas universidades. “Diversos rankings não coletam dados das instituições. Usam dados públicos ou coletados por terceiros”, explicou a professora Daniela Uziel, coordenadora do GID.

Topo