facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 05 26 at 12.38.15Foto: Beatriz CoutinhoBeatriz Coutinho

O Centro de Ciências da Saúde (CSS) prepara a mudança de parte de suas instalações. O destino será o Polo de Biotecnologia, antiga Bio-Rio, que atualmente faz parte do Parque Tecnológico. Proposta pela reitoria, a medida foi aprovada no Conselho do CCS, na segunda-feira (23), e deverá ser confirmada no Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE), na próxima terça-feira (31).
Ainda não se sabe quais cursos ou laboratórios vão migrar. A decania organiza um Plano Diretor, para melhorias do centro, que já inclui a incorporação de parte do Polo.
As plantas do novo espaço serão analisadas “só depois que tivermos qual a estrutura dos prédios, as áreas livres, quais são os espaços verdes que ainda existem lá, é que nós vamos poder estabelecer diretrizes e analisar como poderá ser feita essa expansão”, explica o decano do CCS, professor Luiz Eurico Nasciutti.
A reitoria justificou a escolha do CCS para ocupar o novo espaço: além de ficar ao lado do polo, o CCS possui uma área proporcionalmente inferior à ocupada por outros centros, considerando o número de pesquisadores, professores, técnicos e alunos. É o maior da UFRJ. “O CCS tem carência de áreas. Ele tem uma ocupação ruim nas áreas que atualmente estão à sua disposição. Há ocupação dos subsolos, e essa ocupação gera problemas de insalubridade”, aponta o vice-reitor, professor Carlos Frederico Leão Rocha. “Portanto, estamos encaminhando a redução desses problemas para maior saúde dos trabalhadores e alunos”.
O vice-reitor explicou que, nesta expansão, a administração central vai arcar com os gastos de segurança, limpeza e manutenção das edificações. Os recursos para reforma ou construção deverão vir do próprio Centro. “Nesse momento, o que estamos fazendo é entregando uma área”, afirma o dirigente.
A reitoria também vai ocupar uma parte do Polo com a Superintendência Geral de Comunicação Social, a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador
A mudança é necessária pela falta de espaço para as estruturas da administração central. Uma situação que se tornou mais grave após os dois incêndios no prédio da reitoria, em 2016 e em 2021.

HISTÓRICO
A Bio-Rio era uma fundação de apoio não credenciada na UFRJ, que alugava uma área dentro do campus. Seu convênio com a UFRJ expirou em 2018. Em fevereiro de 2019, o Polo passou a ser administrado pelo Parque Tecnológico. (Beatriz Coutinho)

Topo