facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

ALEXANDER KELLNER TOMA POSSE PARA NOVO MANDATO À FRENTE DO MUSEU NACIONAL ATÉ 2026

Nesta sexta-feira (6) aconteceu a posse comemorativa da nova diretoria do Museu Nacional. O professor Alexander Kellner, um dos arqueólogos mais respeitados do mundo, assume seu segundo mandato à frente da unidade. A vice-diretora é a professora Andréa Ferreira da Costa. Kellner conduzirá o museu até 2026 e dará continuidade ao trabalho de reconstrução do palácio destruído por um incêndio de grandes proporções em 2 de setembro de 2018. Para as comemorações do Bicentenário da Independência, a direção quer abrir ao público um espaço nunca antes visitado: o Jardim das Princesas, na lateral do paço. O jardim frontal também deve ser aberto ao público ainda neste ano. As obras completas estão previstas para terminar somente em 2026, na conclusão do mandato da atual diretoria. Um dos novos projetos é expor o acervo do museu em outros espaços da cidade, até que o palácio seja reconstruído.

 

CRIADO O NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DA UFRJ

O Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), em sessão especial realizada no dia 5. A iniciativa vai fomentar a articulação de estudos, pesquisas e atividades de extensão sobre relações étnicas e raciais nos diferentes campos de conhecimento desenvolvidos na UFRJ. O Neabi surge vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura, como órgão suplementar. “É emblemático aprovarmos o Neabi como órgão suplementar na UFRJ neste momento em que nossas populações indígenas estão sob fortes ataques por parte de diversos membros da sociedade brasileira”, disse a diretora do campus Duque de Caxias, professora Juliany Rodrigues.

 

NOVA SUPERINTENDÊNCIA NA PR-3 VAI FACILITAR O PLANEJAMENTO

Dentro da pró-reitoria de Planejamento e Finanças (PR-3), o Consuni criou a Superintendência de Planejamento Institucional. “Como vivenciamos recentemente com a elaboração e aprovação do PDI da UFRJ em nosso Conselho, é fundamental para a nossa universidade que haja uma instância administrativa que se preocupe com a formalização desse trabalho fundamental para o planejamento das atividades de nossa Instituição”, diz trecho do parecer conjunto das comissões do colegiado. A modificação também atende legislação recente do governo. Em 2020, a Instrução Normativa nº 24 estendeu a todos os órgãos da administração pública federal a obrigatoriedade de elaborar, avaliar e revisar o seu planejamento estratégico.

Topo