facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 04 30 at 13.25.34 1Diretoria da AdUFRJ

Car@ colega, 

Professor presente. Esse é o nosso mote para lembrar que nós, professoras e professores da UFRJ, estamos novamente nas ruas. No próximo domingo, Primeiro de Maio, data tão simbólica para cada um e cada uma de nós, que lutamos por dias melhores, estaremos no Aterro do Flamengo para reafirmar nosso compromisso com a democracia, a Educação e a Ciência, valores tão atacados pelo governo negacionista de Jair Bolsonaro.
Este ano, o Dia do Trabalhador é diferente. Jamais o trabalho acadêmico foi tão desvalorizado e agredido por um governo que flerta com a barbárie e humilha alunos e docentes. A universidade pública e gratuita forma os profissionais do futuro, produz pesquisas que implicam na melhoria de vida da população — como a busca por vacinas ou a tecnologia de extração de petróleo do pré-sal —, democratiza e amplia o acesso de milhões de jovens ao ensino superior, inclusive com a adoção da política de cotas. Ainda assim, a gestão Bolsonaro insiste em atacar as universidades, cortar os recursos, interferir na escolha de reitores, boicotar a Ciência e asfixiar nossos salários, defasados em mais de 40%, segundo o Dieese.
Não vamos nos aquietar. Seguiremos ocupando as salas de aula e as praças do país, com alegria, resistência e conhecimento. Os servidores públicos federais exigem um reajuste de 19,99%, que corresponde à inflação dos três primeiros anos do governo Bolsonaro. Mas sonhamos com muito mais do que um salário decente. Queremos resgatar a esperança de um Brasil melhor, com mais universidades, mais Educação e mais Cultura. E com democracia, sempre. Para todos, todas e todes.
Participe! Vamos juntos mostrar a importância do trabalho docente no domingo, Primeiro de Maio, no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Silveira Martins. A AdUFRJ montará uma banquinha com o nosso jeito de fazer sindicalismo, nossos materiais, café fresco, bolo, política e abraço. Venha com a gente!

Topo