facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 10 02 at 10.14.55”Cada filme me deixou estatelado no sofá, refletindo. Acho que a angústia política que vivemos é explicitada”, disse o professor Henrique Cukierman, da Coppe, durante o CineAdufrj que discutiu o impacto social gerado pelo excesso de informações e pelas notícias falsas que circulam nas diferentes mídias online, no dia 30.  “Temos um grande desafio de como governar o ciberespaço. É um esforço transnacional, vai além da arrumação da democracia atual”, completou.
A curadoria da atividade — uma parceria entre o Grupo de Educação Multimídia da Faculdade de Letras e a AdUFRJ — escolheu três filmes para alimentar a discussão: “Um dia na Vida”, de Eduardo Coutinho (2010), “Privacidade Hackeada”, de Karim Amer e Jehane Noujaim (2019) e “Rede de Ódio”, de Jan Komasa (2020).

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PROJETO SELECIONA DOIS BOLSISTAS

O projeto “Organização e Divulgação de Acervo Científico – Colaboração SBPC-RJ” seleciona dois bolsistas. É necessário estar matriculado em qualquer curso de graduação ou pós-graduação na UFRJ e ter noções básicas de informática (conhecimentos de Microsoft Excel, Microsoft Word). O atendimento aos interessados será feito pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão duas bolsas no valor de R$ 600,00 mensais, com duração de até um ano. O processo seletivo será coordenado pelo Instituto de Física, em colaboração com o Instituto de Estudos de Saúde Coletiva.

ENTENDENDO O MUNDO A PARTIR DE SUAS FALHAS

“Da diversidade vivemos, da diversidade seguimos vivendo”. A sabedoria do artista plástico Hélio Oiticica foi rememorada pelo webinário “#Fail | Tecnologia e Política: pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas”, realizado pelo MediaLab UFRJ, em parceria com a EcoPós e a Faperj. “De um lado, as falhas e as panes dão uma rasteira neste projeto de mundo marcado por uma racionalidade computacional que promete alto grau de previsão e controle”, explicou a professora Fernanda Bruno, do Instituto de Psicologia, na abertura, no dia 27. “As falhas também nos impelem a agir, elas podem também ser uma ocasião para fazer de outro modo”, completou.

Topo