facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 10 02 at 10.12.45A AdUFRJ lançou uma plataforma digital sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A página (https://adufrj.org.br/debateebserh) vai funcionar como um fórum de discussão plural, reunindo documentos e recebendo textos dos docentes. Poderão ser enviados artigos autorais, literatura publicada na área ou outras formas de contribuição. Para participar, é preciso preencher um rápido cadastro na seção “Fórum”, no botão “acessar”.
Em 14 de agosto de 2020, todos os diretores de unidades hospitalares solicitaram à reitoria que fosse reaberto o debate — suspenso em 2013 — da adesão da universidade à empresa. Nestes oito anos, as unidades funcionaram em bases precárias, apoiadas em servidores extra-quadro, pagos com recursos de custeio da UFRJ. Hoje, é a única federal cujos hospitais não aderiram à Ebserh: o da UFRGS é gerido por empresa pública própria e o da Unifesp é privado.
Por outro lado, a reabertura da discussão acerca da adesão à EBSERH, embora apoiada pelas direções dos hospitais e aprovada por ampla maioria do Conselho do Centro de Ciências da Saúde, encontra forte oposição do Sintufrj, do DCE e de segmentos do movimento docente, em especial do Sindicato Nacional, o Andes.  
A diretoria da AdUFRJ entende que a adesão ou não à Ebserh é uma questão polêmica, que deve ser enfrentada com serenidade. E que a recém-lançada plataforma digital servirá como uma ferramenta para circular informações confiáveis sobre o tema.

Topo