facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 07 01 at 19.22.24Diretoria da AdUFRJ

Aos professores e professoras,

Quarta-feira, 30 de junho, foi um dia histórico, quando se reuniram entidades e partidos dos mais diversos matizes políticos para dar entrada a um grande pedido de impeachment do presidente Bolsonaro, ao mesmo tempo que a CPI da Covid começa a desvendar uma intricada rede de corrupção envolvendo o Ministério da Saúde e o próprio governo na compra de vacinas.
Por tudo que estamos vivendo e enfrentando, em nome de tantas perdas desnecessárias durante a pandemia, por nossos mortos, mas também pelo nosso futuro, sábado estaremos mais uma vez nas ruas. Ainda no início do mês de maio já havíamos identificado que era preciso encontrar uma forma de frear os desmandos do governo federal. Vivíamos sob um triplo ataque (corte de verbas, desrespeito à autonomia e uma reforma administrativa que desfigura o Estado brasileiro), além de uma criminosa política negacionista e irresponsável de enfrentamento da pandemia. O anúncio de que o orçamento da universidade para 2021 inviabilizaria nossas atividades foi o estopim de uma revolta gestada desde o ano anterior, quando éramos insultados diariamente pelo pior ministro da Educação de todos os tempos. Por isso, estivemos ao lado das entidades estudantis na convocação do ato público na porta do IFCS, no dia 14 de maio, em defesa da universidade. Ainda com muito receio, pois enfrentamos a mais grave crise sanitária do país, também estivemos nas manifestações do dia 29 de maio e 19 de junho por vacina para todos, pela defesa da vida e pela democracia.
Sábado, 3 de julho, estaremos mais uma vez concentrados a partir das 10 horas no Monumento a Zumbi (na Av. Presidente Vargas) e depois seguiremos juntos com todas as entidades da UFRJ, formando o imenso cordão da Minerva. É uma manifestação também pedagógica: 100% dos participantes estarão de máscaras, com álcool em gel e sempre buscando o distanciamento. Mesmo com todos os cuidados que tomamos, muitos não poderão estar lá. Essa também é uma escolha justa, e ainda mais, necessária. Há mais de um ano aprendemos a nos manifestar nas redes e nas janelas. O nosso convite nesse momento é: escolha o que for possível para você, mas não deixe de dizer ao país que tudo tem limite. Vamos dar forma à nossa indignação, vamos ajudar a escrever com dignidade mais essa página da história brasileira.

Topo