facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

ADEUS A ROBERTO MACHADO

WhatsApp Image 2021 05 22 at 10.22.20O Brasil perdeu, dia 19, o professor Roberto Machado, aos 79 anos. Um dos maiores especialistas do Brasil em Deleuze, Nietzsche e Foucault, Machado se destacou em obras que propuseram o encontro dos pensamentos desses três filósofos. Titular do Departamento de Filosofia do IFCS, o docente fez estágios orientados por Michel Foucault, no Collège de France. No pós-doutorado, atuou sob a supervisão de Gilles Deleuze, na Universidade de Paris 7. A AdUFRJ, assim como toda a comunidade da UFRJ, se entristece com sua partida.

LUTA ANTIMANICOMIAL

A professora Gizele Martins participou de uma roda de conversa virtual promovida pelo Programa de Saúde Mental de Macaé, na terça-feira (18), para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A data foi criada há 34 anos, quando ocorreu a Primeira Conferência de Saúde Mental do Brasil. A apresentação da professora Gizele, que é do curso de Enfermagem,  se transformou numa carta aberta ao município de Macaé. “Resistência em tempos de distanciamento é reinventar nossas ideias e manter nossos ideais. É mudar a forma, de presencial para virtual, mas o conteúdo é o mesmo: é a luta antimanicomial”, diz trecho.

EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

WhatsApp Image 2021 05 22 at 10.22.21A comunidade científica saiu em defesa do professor Conrado Hübner Mendes, da Faculdade de Direito da USP. O docente, que também é colunista da Folha de São Paulo, está sendo intimidado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Em um tuíte, Conrado chamou Aras de “poste geral da República” por sua atuação na pandemia. O procurador encaminhou à comissão de ética da USP uma representação alegando injúria, calúnia e difamação. A AdUFRJ publicou, no dia 17, nota de repúdio à perseguição sofrida pelo professor.

"SOMOS A AFIRMAÇÃO DA VIDA"

O vereador Reimont (PT/RJ) promoveu uma live em defesa da UFRJ na última quinta-feira (20). As professoras Eleonora Ziller e Ligia Bahia (presidente e ex-vice-presidente da AdUFRJ) participaram do encontro. O Sintufrj foi representado pela servidora Joana de Angelis e os estudantes, por Lucas Azevedo, da ECO. “Nós somos a afirmação da vida, da liberdade de pensamento, da arte, da cultura, de tudo o que nega este governo. Por isso somos tão atacados”, afirmou Eleonora.

CINEADUFRJ DISCUTE FASCISMO

WhatsApp Image 2021 05 21 at 22.49.24O cinema italiano dos anos 1970 fez um balanço do significado do fascismo na Itália da primeira metade do século XX. Diante dos retrocessos sociais e políticos atuais, o CineAdUFRJ — uma parceira do sindicato com o Grupo de Educação Multimídia da Faculdade de Letras — discute o tema no próximo dia 27, às 18h30. Serão debatedores: Ricardo Costa, jornalista, crítico e escritor; e Francisco Carlos, professor e historiador. Para participar pelo Zoom, acesse: https://bit.ly/2Ephkwp.

Topo