facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 04 22 at 22.52.371Depois de 15 anos sem definir um Plano de Desenvolvimento Institucional, a UFRJ aprovou por unanimidade o PDI para os próximos quatro anos. A votação ocorreu na terça-feira (20), em sessão do Conselho Universitário.
O PDI define metas acadêmicas e de gestão até 2024, e sua construção foi coletiva. Durante 40 dias, uma consulta pública recebeu sugestões da comunidade interna e externa. Mais de 500 sugestões foram recebidas.  
“Esse novo PDI é o produto de uma construção coletiva, reflete a UFRJ da atualidade e como a instituição pretende avançar. Parabéns à toda a comunidade acadêmica e aos colegiados superiores”, resumiu a reitora, professora Denise Pires de Carvalho.

Vivian Rumjanek, professora emérita

Por unanimidade e aclamação, o Conselho Universitário decidiu na terça-feira (20) pela concessão do título de emérita à professora titular aposentada Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica. Vivian ingressou na UFRJ em 1992, por concurso público, e lecionou na graduação e na pós-graduação. Carioca, Vivian passou boa parte da sua formação na Inglaterra, onde fez mestrado e doutorado na Universidade de Londres.
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira de Imunologia e da British Society for Immunology, com atuação nas áreas de Imunologia Celular e Imunologia Tumoral, ela teve papel fundamental no desenvolvimento da pesquisa clínica no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Criou, em 2000, o Programa de Oncobiologia da UFRJ, reunindo mais de 300 pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa do país.  
Relatora do processo de concessão do título, a professora Cláudia Martins destacou outro aspecto fundamental do trabalho de Vivian Rumjanek: ela foi a idealizadora do primeiro curso de extensão de Biociências para surdos da UFRJ, em 2009, uma parceria entre o Instituto de Bioquímica Médica da universidade com o Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Topo