facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

CONADA presidente da AdUFRJ, professora Eleonora Ziller (como delegada, com direito a voto), e os professores Herli de Menezes e Luis Acosta (como observadores) compõem a delegação da universidade ao 11º Conselho Extraordinário do Andes (Conad), uma das instâncias deliberativas do Sindicato Nacional dos docentes universitários. Os nomes foram eleitos em assembleia realizada no dia 19.

O encontro ocorre entre os dias 27 de março e 3 de abril, de forma virtual, e tem como tema central “Em defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia e autonomia do Andes-SN”. Eleonora defendeu que o evento seja uma oportunidade para a união de todos os professores em torno de uma agenda clara. “Espero que a gente saia do Conad com orientações claras e unitárias, e que não haja a repetição de um discurso que só favorece disputas internas”, disse a professora.

Ainda na assembleia, alguns professores demandaram que a AdUFRJ atue em ações sociais, como as cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O diretor Josué Medeiros respondeu que o sindicato já fez uma doação de R$ 5 mil para a iniciativa. “Nossa ideia era não só apoiar financeiramente, mas visitar o local onde funciona a cozinha com uma comitiva de docentes da UFRJ”, explicou. Mas a visita ficou impossibilitada pelo recrudescimento da pandemia.

Na avaliação de Josué, a assembleia foi bastante positiva. “Já estamos fazendo ações de solidariedade desde o começo da pandemia. Ver a ideia pautada na assembleia reforça que esse caminho tem que continuar”, ponderou. Josué também considerou positiva a unidade em torno do discurso de enfrentamento às políticas do governo. “Estamos tendo unidade no movimento de enfrentar Bolsonaro e impedir que o genocídio continue”.

PLENÁRIA EM DEFESA DA VIDA

Unidade em defesa da vida, pela vacinação já, contra o governo genocida e em defesa do serviço público. Esses foram os principais temas que marcaram a Plenária de docentes das instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, na quarta-feira (25). O evento virtual, organizado pela Regional Rio de Janeiro do Andes-SN, contou com o apoio da AdUFRJ, ADES Faetec, Asduerj, Adunirio e Aduff.

Cerca de 130 docentes, de todas as instituições de ensino superior do estado, participaram da plenária. “Apesar do momento muito triste que estamos vivendo, é uma alegria poder estar em uma plenária composta por docentes das diversas seções sindicais do Rio de Janeiro”, saudou a professora Elizabeth Barbosa, 1ª vice-presidente da Regional Rio do Andes-SN. “Queremos afirmar aqui a defesa da vida. Estamos aqui pela rejeição da reforma administrativa, que ataca os serviços públicos, pelo lockdown, para defender um auxílio-emergencial digno e pela vacinação urgente de toda a população”, justificou.

O professor Felipe Rosa, vice-presidente da AdUFRJ, fez uma avaliação positiva do encontro. “Foi demonstrada uma unidade muito grande, e que o objetivo dos docentes deve ser batalhar por vacina para todos, pelo fim desse governo destruidor e lutar contra as reformas que estão por vir”, disse. “A PEC emergencial passou, mas agora temos de batalhar para conseguir resistir à reforma administrativa e a outras investidas do governo, como o estrangulamento do orçamento das universidades e da pesquisa”, apontou. Para Felipe, a plenária mostrou que há muita vontade política de fazer uma luta unificada. “O clima construtivo da plenária estava muito bom”, afirmou.

 

Topo