facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 03 19 at 17.25.572Giuliana Franco Leal
Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Campus Macaé)

 

Cinco horas da manhã de uma segunda-feira normal de outubro de 2020. Minha jornada de trabalho profissional começa cedo e termina tarde. No meio dela, tem um longo turno de trabalho não remunerado, em que faço comida, limpo a casa e cuido dos meus filhos. Hoje preciso terminar o parecer de um artigo antes que as crianças acordem, o prazo está no fim. Sem creche, sem rede de apoio, o jeito é torcer para que elas durmam até o parecer estar pronto. Não foi desta vez. Bom dia, meninos, vamos tomar café da manhã?

Enquanto assistem ao desenho, termino de escrever.  Entre limpar um bumbum e separar uma briga de irmãos, preparo slides para a aula da tarde e também o almoço. Pelo whtasapp, vejo as últimas atualizações de um grupo de muitas mães e alguns pais professores da UFRJ. Discute-se como conciliar trabalho docente e cuidados com filhos ou com familiares doentes, idosos ou com deficiências. A universidade precisa estar atenta para que essas diferenças entre seus servidores não se transformem em desigualdades; o sindicato também.  

Depois de almoçar, lavar a louça e escovar várias fileiras de dentes, sento com as crianças no chão para montar quebra-cabeças. Enquanto inventamos histórias de piratas, esqueço por um tempo os milhares de mortos da pandemia. Depois do banho nas crianças, as deixo com o pai. Começa meu turno dedicado exclusivamente ao trabalho profissional. Preparo o material de apoio da aula e paro para ler notícias. Desanimadoras. Não vou nem comentá-las na aula. Com os alunos, discuto problemas sociais e seus reflexos na área profissional deles e os incito a pensar alternativas. Muitas câmeras fechadas, mensagens no chat, alguns se arriscam no microfone. Conversamos sobre como ser profissionais melhores. Ao fim da aula, uma aluna diz que a quarentena está difícil, mas que nossa aula de segunda-feira tem sido um dos alívios. Sorrio. O dia ainda vai longe, mas já trouxe algumas alegrias no meio do caos. Estamos sobrevivendo, estamos na luta.

Topo