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WhatsApp Image 2021 03 19 at 17.25.57Andrea Da Poian
Instituto de Bioquímica Médica (IBqM)

 

Vou optar por abordar duas experiências positivas durante esse ano de pandemia: minhas atuações na pesquisa e no Prof Bio, um mestrado profissional. Vou começar pela pesquisa porque tem a ver com a covid-19. Fui chamada, no início da pandemia, para participar de um estudo internacional sobre a estrutura das proteínas do Sars-CoV-2. E foi um desafio voltar ao laboratório em segurança para fazer parte desse consórcio internacional, estudando uma das proteínas que participa do processo de replicação do coronavírus. Convidei duas alunas minhas de doutorado para participar do projeto. Nesse mesmo momento, o IBqM criou um grupo de trabalho para discutir nossas ações em várias frentes e uma delas foi estabelecer protocolos de segurança para o trabalho nos laboratórios. No início era um grupo pequeno. Mas, gradualmente, outros alunos foram voltando também. Temos uma escala que permite no máximo oito pessoas por dia, e ainda assim em horários alternados. Nosso trabalho é muito experimental, tem que ser feito no laboratório.

Não ficamos imobilizados na pandemia, as pesquisas não pararam. Como reflexo daquele consórcio internacional, desenvolvemos um ensaio próprio, aprovado em setembro no Comitê de Ética, usando a proteína que estávamos estudando para fazer a testagem de todo o IBqM. Fizemos uma primeira coleta de todo mundo, levantando um panorama de quem teve ou não contato com o vírus. E estamos na segunda fase, testando todos de novo para ver se alguém teve contato com o vírus nesse meio-tempo. Com isso a gente mede quantos assintomáticos existem, quantos tiveram sintomas, vai atrás dos contactantes de quem testou positivo para ver a cadeia de transmissão. E, no caso dos positivos, estamos observando a duração das respostas do organismo ao longo do tempo, se os anticorpos diminuem ou se mantêm, se outros tipos de anticorpos surgem. São 250 pessoas envolvidas nesse ensaio. Agora, com os primeiros vacinados, estamos vendo também a resposta à vacina. Os dados do ensaio podem gerar em breve um artigo científico. Isso é animador.

Outra experiência positiva foi o mestrado profissional em ensino de Biologia. Ele é feito em rede nacional, englobando 20 instituições, e é destinado a professores de Biologia do Ensino Médio da rede pública. E eu tive de adaptar uma das disciplinas, que eu coordeno, que engloba a parte molecular. A ideia é mostrar aos professores das escolas como foram construídos os conceitos básicos da Biologia, para que eles dominem esses conceitos e possam aprimorar a forma como são dadas as aulas em suas turmas. Nós conseguimos transformar o roteiro original do mestrado, onde há muitas atividades em laboratório, para um modelo que pudesse ser eficiente remotamente. E, incrivelmente, deu muito certo, com participação maciça e aulas muito legais. Foi uma experiência altamente produtiva.

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