facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2020 11 27 at 13.14.53 1Mais uma intervenção do governo Bolsonaro em universidades e institutos federais, a 17ª em apenas 23 meses de gestão. Em portaria publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (23), o MEC designou a professora Liliádia da Silva Oliveira Barreto como reitora interina da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A medida foi tomada pelo MEC após o Ministério Público Federal (MPF) abrir inquérito para apurar denúncia de irregularidade na formação da lista tríplice. As entidades representativas dos professores, técnicos-administrativos e estudantes — responsáveis pela denúncia — argumentam que a reitoria ignorou a consulta à comunidade acadêmica durante o processo.
Em nota divulgada na manhã de quinta (26), a reitoria pro tempore informou que vai trabalhar “para a realização proba e legítima de novas eleições, promovendo a Consulta Pública à comunidade acadêmica e a reunião do Colégio Eleitoral Especial”. A conferir.
Ao menos uma boa notícia veio da capital federal: a professora Márcia Abrahão foi reconduzida à reitoria da Universidade de Brasília, em decreto publicado no dia 20. Crítica do governo, a docente havia ficado em primeiro lugar na consulta à comunidade acadêmica e no Colégio Eleitoral.

Topo