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04aWEB menor1139A UFRJ elaborou um guia para orientar a comunidade acadêmica no período de aulas virtuais. O documento, de 53 páginas, foi criado por uma comissão formada por 19 professores, 5 técnicos e 4 estudantes coordenados pelo vice-reitor, professor Carlos Frederico Leão Rocha. A publicação apresenta um diagnóstico dos desafios e impactos do ensino remoto, como, por exemplo, a manutenção da interação entre a complexa rede necessária à formação de professores, nos 39 cursos de licenciaturas da universidade, enquanto durar a necessidade de distanciamento social.
“Quando a reitoria montou a comissão, identificamos dois grandes gargalos: a inclusão digital de todos os estudantes e a capacitação dos docentes e técnicos para uso das plataformas de ensino”, lembrou o professor Bruno Souza de Paula, um dos integrantes do grupo. “Com o tempo, surgiu a necessidade também de elaborar um guia que fosse resultado do trabalho da comissão, que pudesse orientar a comunidade acadêmica em relação ao ensino remoto, reunir tutoriais, mas que também indicasse algumas diretrizes para a etapa posterior, de retorno gradual das atividades presenciais”, explicou.
Além do diagnóstico, o guia apresenta tutoriais e links de apoio para atividades remotas, com orientações que incluem condições de inclusão digital dos estudantes, treinamento de professores e formação também para os técnicos-administrativos atuarem nos ambientes virtuais. “Neste momento, em que o distanciamento social é medida necessária para o controle da pandemia e para a segurança do nosso corpo social, propomos a utilização de ferramentas que já são adotadas no cotidiano de alguns professores e estudantes”, explica trecho da apresentação do documento.
Para salas de aulas virtuais, a universidade treinou professores e técnicos nas plataformas AVA@UFRJ e Google ClassRoom. Cerca de 300 docentes e técnicos-administrativos foram treinados pelas equipes da TIC e do NCE para servirem como multiplicadores dos conteúdos apreendidos. “Houve duas rodadas de treinamento para atender a representantes de todas as unidades. A última sessão foi gravada para servir de material de consulta”, informou o professor Bruno, que é Coordenador do Núcleo de Ensino a Distância da PR-1. Os links desses tutoriais fazem parte do documento elaborado pela comissão.
Para  a  utilização  dos  recursos  do  Google  Meet,  Google  Classroom  e  Google  Drive,  pelos  docentes, a TIC irá criar uma conta temporária no domínio @eremoto.ufrj.br para aqueles que ainda não têm acesso à plataforma.  Os  docentes  que  já  possuem  acesso  aos  recursos  do  G-Suite Educacional deverão contatar o administrador de sua unidade e realizar a atualização de seus dados.  
Há também um conjunto de recomendações e normas de biossegurança para o retorno gradual da universidade. O grupo orienta que a administração central monte um Comitê de Biossegurança para Covid-19 para acompanhar a implementação das ações propostas pelo Grupo de Trabalho Pós-Pandemia da UFRJ. “É sempre importante reforçar que estas diretrizes, bem como o ensino remoto emergencial, não são coisas permanentes e não são EaD. É uma outra modalidade de ensino, para lidarmos com o momento da pandemia”, reforçou o professor Bruno.

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