facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

05aWEB menor1139As aulas remotas estão tirando o sono de muita gente e deixando alunos ansiosos. Pensando nisso, Danielle Ramires (foto), estudante da Faculdade de Letras, resolveu elaborar um tutorial para partilhar com seus colegas os aprendizados que obteve no seu curso particular de línguas e na pós-graduação da Letras, que assistia como ouvinte. Ambos migraram totalmente para o ambiente virtual. O resultado foi um material com um bate-papo sério, mas com linguagem simples e muitos memes. “Meus colegas se mostraram preocupados, nervosos mesmo, com o início das aulas remotas. Então pensei em usar a minha experiência pra tentar ajudá-los a passar por esse processo”, explicou a estudante de 22 anos. “Eles estão tão desesperados quanto eu fiquei, no início”, contou.
O material é um livreto, em formato PDF, que explica o que é o período de aulas remotas, apresenta o calendário completo da graduação, com os períodos de inscrição e trancamento de disciplinas, dá dicas de como organizar a rotina de estudos, sugere critérios para que os alunos escolham melhor suas aulas, entre outros conselhos. “As informações oficiais estavam pulverizadas, as pessoas estavam com dificuldade de encontrar um conjunto seguro de informações. Então tive a ideia de reuni-las”, contou. “Além de tentar conscientizar de que a inscrição de disciplinas neste período requer responsabilidade e uma atitude mais coletiva, já que são poucas vagas e muitos formandos acabaram prejudicados porque não entraram nos critérios exigidos”, destacou a estudante.
O texto foca nas aulas remotas, mas a estudante fala também sobre a importância de separar momentos para a realização de atividades que deem prazer aos estudantes. “Estamos em casa para cuidar da nossa saúde. A nossa saúde mental também faz parte deste processo. Se você não cuidar da sua saúde mental, a sua saúde física fica prejudicada”.
O guia já é um sucesso. “Se a gente pudesse resumir em poucas palavras, eu diria que é leve, claro e objetivo”, elogiou Sara Raquel Araujo da Silva, também estudante da Faculdade de Letras. “Ele leva em consideração a nossa rotina, até em relação ao tempo de leitura do documento, que dura menos de cinco minutos. Com certeza é para ser lido e compartilhado”, defendeu. “O material da Danielle está aprovadíssimo! Já passei para todos os meus alunos”, contou a professora Juliana Esposito Marins, da Faculdade de Letras. “Ela mostra uma preocupação em ajudar as pessoas, que é algo muito relevante, sobretudo neste momento”, avaliou a docente. Para a professora, o tutorial elaborado pela estudante casa com as preocupações do corpo docente, sobre como melhorar suas práticas pedagógicas no Período Letivo Excepcional. “Temos discutido a linguagem, como nos aproximarmos mais dos nossos alunos, como restabelecer o vínculo afetivo tão fragilizado neste momento conturbado e o texto dela vai exatamente nesse sentido. É nota mil”.

Topo