facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WEB menorP8AO texto do professor Eduardo Coelho, coordenador do Laboratório da Palavra, da Faculdade de Letras, é o terceiro da série Quar@ntenados. A seção foi criada para acolher artigos de docentes sobre temas relacionados à quarentena. A diretoria abriu este canal a partir das reuniões do Conselho de Representantes. Os interessados devem escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A Coalizão Global de Educação da Unesco está monitorando a crise do ensino referente à pandemia do covid-19. Seus dados estatísticos sobre o fechamento de escolas revelam que 91,4% dos alunos de todo o mundo estão sendo afetados. Audrey Azoulay, diretor-geral da Unesco, declarou que “nunca antes havíamos testemunhado a interrupção educacional em uma escala como esta”.
Sem dúvida, a educação formal atola numa crise sem precedentes, cujas implicações, até o momento, não foram sequer listadas suficientemente no Brasil, algumas por falta de comunicação, articulação e competência técnica do poder público e outras por estarmos no olho de um furacão emocional, moral e político que nos abala. O quadro é dramático, até mesmo trágico, porque as perdas são irremediáveis. Existem, no entanto, muitas perguntas – e elas descortinam alguns começos no meio de tantas incertezas.    
WEB menorP8Certas questões devem ser colocadas o quanto antes, referentes ao presente e ao futuro próximo, seguidas de um plano de ações realista, que não desconsidere a continuidade ou aprofundamento da precariedade infraestrutural de unidades do ensino público. É neste sentido – do levantamento de questões propositivas e de um plano de ações para o retorno às aulas – que o Laboratório da Palavra/PACC da Faculdade de Letras/UFRJ está se articulando com unidades públicas de ensino através de uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes, professores e pesquisadores de dentro e de fora da universidade, compreendendo todos os segmentos da educação formal e todos os problemas que cada um desses segmentos pode revelar.
Em relação ao presente, o Laboratório da Palavra/PACC contatou as unidades-parceiras do ensino público, buscando responder a suas demandas relacionadas ao isolamento ocasionado pela pandemia. Para o ensino infantil, houve inicialmente a produção de conteúdos digitais, como vídeo-leituras destinadas às crianças. Sabe-se que a leitura na primeira infância consiste na prática mais eficiente de combate ao déficit cognitivo, que tende a alcançar índices alarmantes nos próximos anos devido à suspensão das atividades educacionais. Para o segmento fundamental, fez-se um levantamento das dúvidas de alunos sobre o covid-19, com a posterior elaboração de respostas. Para o ensino médio, com a absurda manutenção da data do ENEM, os alunos solicitaram orientações de estudo. A curadoria de conteúdos artístico-culturais também está sendo realizada pelo Laboratório, que a disponibiliza através de redes sociais e whatsapp das unidades-parceiras. Além disso, com apoio da psicanalista Beatriz Vieira, da Escola Brasileira de Psicanálise, formou-se uma equipe para atender alunos e profissionais de todos os segmentos em questão.
Depois da realização de um seminário interno, reunindo toda sua equipe e profissionais das unidades-parceiras, o Laboratório constatou a necessidade de elaborar um plano de ações para o retorno às aulas. Especialmente em relação ao ensino infantil e fundamental, torna-se urgente criar um plano de ações para o retorno, considerando que muitas crianças, em casa, não estão se alimentando adequadamente e que a violência doméstica aumentou 50% desde o início da quarenta. Nesse contexto, algumas perguntas já se tornam fundamentais: como acolher os profissionais e alunos das unidades de ensino público?; como viver junto numa sociedade que tem se caracterizado pela intolerância e pela violência sistêmica?; como reformular nossas práticas, de modo a minimizar o estado de desorientação e trauma generalizado, bem como o desinteresse pelas metodologias vigentes de ensino, que está se manifestando ainda mais intensamente agora?
Para realizar um plano de ações capaz de minimizar os impactos e a desigualdade que se potencializam neste momento, o Laboratório da Palavra/PACC e as unidades de ensino parceiras estão precisando do apoio de profissionais das áreas de biologia, medicina e nutrição. Solicitamos que os interessados entrem em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

EDUARDO COELHO
PACC/Faculdade de Letras/UFRJ

Topo