Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

20250730 131812 1Foto: Kelvin MeloNo IFCS-IH, há um conjunto de boas novas: reforma das fachadas em fase final, aquisição de mobiliário e equipamentos, reforma elétrica aprovada pelos órgãos de preservação do patrimônio, além de recursos já captados para o reparo das instalações hidráulicas. “Quando as pessoas retornarem, teremos pelo menos salas de aula em boas condições e um prédio que volta a se apresentar como um monumento histórico do Rio de Janeiro”, avalia o diretor do IFCS, professor Fernando Santoro. “Mas ainda vamos passar por obras que vão criar dificuldades aqui e ali”.
A reforma das fachadas, custeada pelo município, começou em outubro passado e está na etapa final, na parte da frente do prédio histórico do Largo de São Francisco. Plantas que cresciam nas paredes laterais foram arrancadas. Janelas e calhas estão sendo recuperadas.
A reforma elétrica, a mais aguardada pela comunidade, já está autorizada pelos órgãos de preservação do patrimônio. “Estamos esperando a assinatura do convênio com a prefeitura para iniciar a reforma elétrica. Já houve aprovação do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) e do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional). Isso significa que a obra já pode ser licitada”, explica o diretor.
“Também conseguimos uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão do deputado Glauber Braga (PSOL) que vai permitir todo o reparo hidráulico e da cisterna”, afirma Santoro. A medida vai prevenir várias situações de falta de água no prédio.
Parte dos recursos também será empregada na construção de uma rampa de acessibilidade na saída — aos fundos —, a realização de algumas obras de manutenção e instalação de câmeras de vigilância.
O IFCS ainda foi beneficiado com R$ 100 mil recebidos por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta: um proprietário construiu em local proibido e teve que pagar multa à Justiça. O dinheiro foi gasto com quadros brancos — instalados no semestre letivo passado — e equipamentos de audiovisual. “Entre eles, um projetor de cinema. Por isso, vamos inaugurar em breve o Cine IFCS”, comemora o diretor.

Topo