Renan Fernandes
A AdUFRJ prepara uma série de atividades para celebrar o retorno das aulas de graduação para a maioria dos cursos, em 2025. Uma festa para os professores está marcada para a Casa da Ciência, em 14 de março, às 18h. A data celebra também a inauguração de uma nova edição da exposição fotográfica “Servidores da Sociedade”, com registros de toda a universidade — ano passado, a mostra ganhou elogios por onde passou: no Palácio Universitário, no Centro de Ciências da Saúde e no Nupem, em Macaé. Está previsto também para março o lançamento do curso de alemão para docentes, voltado para iniciantes, com o objetivo de fortalecer a leitura de textos acadêmicos ou de conhecimento geral. E, no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres, os docentes receberão de presente um planner com homenagem a 12 personagens femininas que fizeram, fazem e farão história na universidade.
Acolhimento
A festa de boas-vindas promete agitar a Casa da Ciência. A professora Mayra Goulart, presidenta da AdUFRJ, enfatizou a importância de eventos de encontro com os colegas. “A ADUFRJ é um espaço de resistência e luta, mas temos nos esforçado para nos tornar também um espaço de acolhimento, que aumente os laços entre professores de diferentes unidades”, disse Mayra.
A docente destacou que características singulares da UFRJ, como seu tamanho e tradição, podem provocar a sensação de solidão entre os professores. “O caráter centenário e sua magnitude, por vezes, fazem o professor se sentir solitário e perdido nessa imensidão”, disse. A festa é o remédio contra o isolamento. “Esses momentos de socialização podem ajudar no estabelecimento de laços que reduzam esse sentimento”, afirmou a presidenta.
Exposição
Sucesso de público e crítica em 2024, a exposição “Servidores da Sociedade” retorna em 2025. “A exibição dá continuidade à proposta da AdUFRJ de, através de uma exposição itinerante, mostrar ações de professores e técnicos da universidade pública para a sociedade, compartilhando o conhecimento e o desenvolvimento da ciência”, afirmou a professora Nedir do Espirito Santo, vice-presidenta da AdUFRJ e curadora da exposição,
Nedir deu alguns detalhes do que espera o público na Casa da Ciência a partir do dia 14 de março e convidou todos para a mostra. “Junto com a exposição acontecerão atividades interativas nos fins de semana para crianças, jovens e adultos. Queremos manter a Casa da Ciência fervilhando e convidamos colegas e seus familiares para visitarem”.
Planner
A AdUFRJ prepara também cursos de idiomas e presentes para os professores. Em março, serão lançadas duas turmas de alemão instrumental para docentes da UFRJ. O professor José Mauro Pinheiro, doutorando em Linguística na UERJ, é integrante da APA-RIO (Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro) e colaborador junto ao Círculo de Leitura do Goethe-Institut Rio. “Os alunos não precisam trazer conhecimento prévio da língua para a aula – embora seja sempre bem-vindo. Para aqueles que já se depararam com autores de fala alemã – Freud, Marx, Nietzsche, Heidegger, para citar alguns –, e desejam aprofundar esse conhecimento cultural e linguístico, eis a oportunidade”, disse.
Pinheiro é também professor de inglês da AdUFRJ desde 2023. Em um ano e meio de aulas, o curso já recebeu docentes das mais diversas áreas do conhecimento. “Os alunos debatem, engajam-se nos temas contemporâneos abordados e, com isso, vão se sentindo mais confortáveis com a língua inglesa. É um projeto bem-sucedido e muito enriquecedor para todas as partes”, avaliou o professor.
O mês de luta por igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres não vai passar batido. Os professores vão ganhar um planner em que 12 mulheres da UFRJ serão exaltadas. São docentes, estudantes, técnicas e trabalhadoras em destaque, mostrando a contribuição feminina para a produção de saberes desenvolvida na universidade. O planner é uma ótima ferramenta de planejamento para organizar tarefas, compromissos e reuniões.