Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2025 02 21 at 16.58.34 4EXPERIÊNCIA David ocupou diversos cargos na estrutura da UFJFNa reunião desta quinta-feira (20) do Conselho Pleno da Andifes, em Brasília, o ministro Camilo Santana anunciou o professor Marcus Vinicius David, ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora e ex-presidente da associação de reitores, como o novo secretário de Educação Superior do MEC. Ele substitui o professor Alexandre Brasil, que assumirá uma diretoria na Secretaria Executiva do ministério.
“É ele (David) o nosso novo secretário. Ele terá o desafio de conduzir os destinos da Sesu e construir com todos vocês esse diálogo importante com o Ministério da Educação. Fiz questão de anunciar aqui e espero que você possa, juntamente com seus colegas, garantir o fortalecimento da autonomia da universidade e a melhoria do orçamento”, disse Camilo, ao fazer o anúncio aos reitores.
O professor Alexandre Brasil (Nutes/UFRJ) confirmou ao Jornal da AdUFRJ, na quinta-feira (20), que permanecerá no MEC. “Recebi um convite do ministro Camilo (Santana) para permanecer no MEC, atuando na Secretaria Executiva. Vou cuidar de projetos estratégicos para o MEC”, disse o professor, que estava na Sesu desde fevereiro do ano passado.WhatsApp Image 2025 02 21 at 16.58.34 3TRANSIÇÃO Alexandre vai cuidar de projetos estratégicos no MEC
Alexandre Brasil chegou ao MEC junto com a professora Denise Pires de Carvalho, no início do terceiro governo Lula, em janeiro de 2023, quando a então reitora da UFRJ foi nomeada para a Sesu. Na ocasião, ele ocupou a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior. Há um ano, com a ida de Denise para a presidência da Capes, Brasil assumiu a Sesu. “O novo secretário definirá a sua equipe. Estamos numa transição tranquila, visando garantir a continuidade do excelente trabalho desenvolvido na Sesu desde a vinda da professora Denise, sob orientação do ministro Camilo”, completou Brasil.
Graduado em Economia pela UFJF, com mestrado (UFRJ) e doutorado (UFLA) em Administração, Marcus Vinicius David presidiu a Andifes entre 2021 e 2022. Ele foi reitor da Federal de Juiz de Fora de 2016 a 2024.
Ao agradecer a indicação, o professor David enalteceu o trabalho feito por Alexandre Brasil e pediu a colaboração dos reitores. “Recebo essa missão com a consciência da sua complexidade, da sua responsabilidade, mas com a confiança de poder desempenhar um grande trabalho pelo nível de aceitação que tive do meu nome entre os reitores das universidades federais e dentro do próprio Ministério da Educação”.

 

Topo