WhatsApp Image 2024 12 16 at 16.30.43Fotos: Fernando SouzaPode marcar na folhinha ou na agenda eletrônica. Em 2025, as aulas da graduação no primeiro período começam em 17 de março e terminam em 19 de julho. As datas foram aprovadas no último Consuni e valem para calouros e veteranos. No Colégio de Aplicação, o semestre letivo vai de 6 de fevereiro a 11 de julho. A Faculdade de Medicina também tem período diferenciado, com início em 10 de fevereiro e témino em 12 de julho (veja o calendário completo, incluindo pós-graduação, abaixo). WhatsApp Image 2024 12 16 at 16.30.43 2 A reunião do Conselho Universitário ocorreu na manhã de 12 de dezembro. Por maioria, os conselheiros derrubaram o calendário aprovado no Conselho de Ensino e Graduação, CEG, que definia o começo das aulas para 24 de março e o término para 26 de julho.
“A proposta que chegou do CEG deixou muita gente chocada. Propunha um início muito tarde em 24 de março”, afirmou o professor Antonio Solé, diretor da AdUFRJ e representante dos Titulares do CCS. “Comecei a fazer uma pesquisa em várias universidades do Brasil, inclusive algumas que fizeram greve, o que não foi o caso dos docentes da UFRJ. Das 23 que investiguei, 11 começam em 10 de março. Isso inclui universidades grandes, como a UFMG e a UFRGS”, completou Solé. Veja o quadro ao lado.
Os professores Solé e Ricardo Medronho chegaram a apresentar ao Consuni uma proposta com data de início de semestre diferenciada para calouros e veterenos. Calouros começariam em 17 de março e veteranos iniciaram uma semana antes.
A maioria dos conselheiros, no entanto, preferiu unificar as entradas no dia 17.

WhatsApp Image 2024 12 16 at 16.30.43 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTAS

VIGILANTES PROTESTAM POR SALÁRIOS

Houve tensão no Conselho Universitário do dia 12. Vigilantes com salários e benefícios atrasados protestaram no colegiado. A reitoria da UFRJ reconheceu a dívida com as empresas, mas esclareceu que a legislação permite um atraso no repasse de até 60 dias e que a responsabilidade dos pagamentos seria das firmas terceirizadas. O pró-reitor de Finanças, professor Helios Malebranche, disse que não há nem 30 dias de atraso do vencimento. O reitor Roberto Medronho informou que esteve em Brasília e conseguiu uma promessa de recursos para sanar o problema.

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE APROVADA

O colegiado aprovou uma resolução da Política de Sustentabilidade e Educação Regenerativa UFRJ. O objetivo é unir esforços de toda a comunidade universitária para mitigar as atuais emergências socioambientais e, além disso, ajudar a prevenir futuras crises. “No nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), temos como um dos valores a questão da sustentabilidade ambiental”, disse a vice-reitora da universidade, professora Cássia Turci. “Acho esse documento importantíssimo para nortear nossos caminhos”.

EDUCAÇÃO FÍSICA TEM CALENDÁRIO ESPECIAL

O Consuni também alterou o calendário, ainda de 2024, da Escola de Educação Física e Desportos, que segue com as atividades acadêmicas muito prejudicadas pelos dois desabamentos do telhado (em setembro de 2023 e em maio deste ano). As disciplinas práticas do curso de Educação Física que não puderam ser iniciadas em outubro por falta de condições serão estendidas até 20 de dezembro (com carga horária dobrada). Após o recesso de fim de ano e férias em janeiro de 2025, as atividades serão retomadas de 3 até 28 de fevereiro (de novo, com carga horária dobrada). A Escola não receberá calouros no primeiro semestre de 2025 para acertar o fluxo de estudantes represados nas disciplinas práticas. “Não haveria possibilidade de entrarem mais 240 estudantes sem as condições acadêmicas de 2024 estarem resolvidas. A oferta vem para o segundo semestre”, explicou a pró-reitora de Graduação, Maria Fernanda.

Topo