facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 09 28 at 19.56.01O drama do Colégio de Aplicação agora se reflete no edital de seleção de novos alunos. O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) aprovou edital de ingresso para o CAp sem vagas para a educação infantil. O segmento abarca crianças de dois a cinco anos. “Não temos ainda um local adequado para as crianças pequenas. O prédio prometido na BioRio não foi entregue e a antiga sede da Escola de Educação Infantil continua interditada”, justificou a professora Cassandra Pontes, representante dos docentes do CAp no colegiado.
Hoje, as crianças recebem aulas em duas salas improvisadas na sede do colégio, na Lagoa. “As salas eram utilizadas como salas de Inglês e leitura para as crianças do fundamental e médio. É uma situação que impacta 800 famílias do colégio”, revela a presidente da Associação de Pais, Alunos e Amigos do CAp, Sthefany Libonati.
Mesmo com a situação dramática gerada pela falta de estrutura, a dirigente considera um erro que a universidade deixe de abrir vagas para a educação infantil. “Quinze crianças passarão ao ensino fundamental. Por que não abrir ao menos essas 15 vagas?”, questiona. “Como a UFRJ, maior universidade federal do país, pode abrir mão da educação na primeira infância?”, lamenta.
De acordo com o edital aprovado, a pré-inscrição para os ensinos fundamental e médio acontece de 1º a 29 de outubro. Serão ofertadas 30 vagas para o 1º ano do ensino fundamental; 13 vagas para o 6º ano; e 40 vagas para o 1º ano do ensino médio.
Todos os alunos serão admitidos apenas por sorteio público. A tradicional prova de nivelamento para o ensino médio – que deixou de ser aplicada na pandemia – não voltará a ser utilizada como critério de seleção.
Outra novidade da seleção diz respeito às vagas de cotas para pretos, pardos e indígenas. Para concorrer às vagas. o critério será o da autodeclaração, mas as famílias dos candidatos precisarão preencher formulários específicos e anexar uma foto da criança para análise. “Ainda insistimos que será necessário compor uma banca de heteroidentificação no colégio”, informa a professora Maria da Soledade Simeão. “Por ora, acrescentamos a foto estilo passaporte para que os próprios professores do CAp, que fizeram curso de heteroidentificação, façam a avaliação”.
A bancada estudantil criticou duramente o edital sem as vagas da educação infantil. “Nós estamos fechando o acesso a crianças da educação infantil por falta de estrutura”, disse Alexandre Borges. “Imagina se no semestre que vem a gente decide não abrir novas vagas para a Medicina, por falta de estrutura?”, provocou.
O sorteio para as turmas dos ensinos fundamental e médio está previsto para 2 de dezembro, com matrículas de 11 a 15/12, para o 1º ano do ensino fundamental; e de 8 a 12 de janeiro, para o 6º ano e o ensino médio. 

Topo