facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 06 22 at 20.25.49 7A AdUFRJ acaba de lançar uma campanha em defesa da vacinação. Bottons com os dizeres “Professores com Zé Gotinha” estão disponíveis na sede do sindicato e poderão ser retirados pelos filiados. A iniciativa busca minimizar os danos produzidos pela desinformação sobre as vacinas, especialmente durante o governo Bolsonaro. Mas com consequências gravíssimas até hoje.
“A ideia é que os docentes usem o Zé Gotinha em sala de aula e em suas atividades sociais. A influência de professores em relação ao tema vacinação é comprovadamente relevante”, afirma a professora Ligia Bahia, especialista em saúde pública e idealizadora da campanha. “O Zé Gotinha é um personagem que precisa apaixonar o país. Precisamos de altas coberturas vacinais e ampliar o cardápio dos imunizantes no SUS, incluindo o mais rápido possível uma vacina efetiva para dengue”, completa.WhatsApp Image 2023 06 22 at 20.25.49 6
Antes referência internacional de vacinação, o Brasil agora corre o risco de voltar a sofrer com doenças evitáveis ou até mesmo com aquelas que foram erradicadas há anos. A queda da cobertura vacinal começou em 2016 e foi ampliada a partir da pandemia, em 2020.
O país hoje é considerado de alto risco para o retorno da pólio e pode perder outras conquistas, como as eliminações da rubéola, do tétano materno e neonatal, além do controle da difteria. O alerta é da Sociedade Brasileira de Imunizações. O sarampo, que chegou a ser eliminado, voltou.

Topo