facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 06 15 at 18.50.05 5Divulgação COPPE/UFRJNa última semana, professores, estudantes e técnicos da Coppe definiram quem comandará o instituto pelos próximos quatro anos. A chapa 1, composta pela professora Suzana Kahn (diretora) e pelo professor Marcello Campos (vice-diretor) venceu as eleições. Foram 160 votos de docentes, 254 de técnicos e 266 de estudantes. A chapa 2, formada pelos professores Theodoro Antoun Netto, candidato a diretor, e Marcelo Savi, candidato a vice-diretor, recebeu 83 votos de docentes, 126 de técnicos e 131 de estudantes.
No dia 13, o Conselho Deliberativo da instituição homologou o resultado e formalizou as listas tríplices com os nomes de Suzana e Marcello como primeiros colocados. Compõem, ainda, as listas: Romildo Dias Toledo e Lavínia Borges, ao cargo de diretor, e Marysilvia Costa e Célio Costa, para a vice-direção. A lista será submetida ao reitor que, por tradição, escolhe os primeiros colocados. A nomeação deve ser feita após a posse do professor Roberto Medronho.
O professor Fernando Rochinha, presidente do Conselho Deliberativo, agradeceu a condução do processo e a participação dos integrantes da comissão. “Era nítido o cansaço físico das pessoas. Nós agradecemos muito o empenho, a doação nos finais de semana, nas horas-extras”, disse, durante a reunião do Conselho. “A gente sai mais forte desse processo. A instituição cresce”, avaliou o docente.
Atual diretor da Coppe, o professor Romildo Dias Toledo destacou a participação recorde da comunidade acadêmica. Compareceram às urnas 85% dos professores, 62% dos técnicos e 16% dos estudantes. As eleições foram remotas, pelo sistema Hélios da universidade. “É um número bem representativo. A comissão eleitoral, os alunos, servidores e técnicos estão de parabéns”, elogiou o dirigente, cujo mandato se encerra em julho. Toledo é do mesmo grupo político de Suzana.

SEM TEMPO A PERDER
Diretora eleita, a professora Suzana Kahn avalia que o resultado nas urnas é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado há quatro anos na instituição. “Passamos por percalços muito sérios, como a pandemia. Perdemos vários colegas, mas isso nos uniu mais como equipe”, analisa. “De fato, criou-se um vínculo muito forte para ultrapassar aquele período tão complicado”, acredita a professora.
Suzana promete colocar em prática planos interrompidos pela pandemia e pela crise financeira que atingiu o país e as universidades, em especial. “Nossas linhas programáticas deverão ser atacadas simultaneamente. Uma das questões é atrair mais alunos de pós-graduação. Precisamos atuar mais também na extensão, que é um dos pilares da universidade”, destaca a docente.
Uma área que merecerá atenção especial, segundo a diretora eleita, é o empreendedorismo. “Nem todo mundo que faz mestrado ou doutorado quer ser professor. Há demanda por empreendedorismo e inovação. Queremos que nossos alunos tenham oportunidades também fora da área acadêmica”, afirma Suzana.
Outro ponto de atenção será a interseção entre as áreas. “A engenharia não é mais tão departamentalizada quanto no passado. Precisamos reforçar essa interdisciplinaridade para atuar na fronteira do conhecimento”, diz a professora. Temas como economia de baixo carbono, transição energética, engenharia de saúde, considerados eixos transversais de conhecimento, estão entre as prioridades.
A nova diretoria que acompanhará Suzana e Marcello já foi escolhida. Diversidade e incentivo a novos talentos foram critérios que pesaram na escolha dos nomes, segundo a diretora eleita. “A Coppe cresceu muito e temos que trazer pessoas mais novas para perto de nós, para conhecerem a administração da Coppe. Há pessoas com muita experiência em suas áreas, altamente qualificadas, mas que precisam se familiarizar com a gestão”, defende. “A diversidade desse time que assume a Coppe este ano é muito interessante”.

Saiba quem são os demais integrantes da nova diretoria

Professora
Marysilvia Costa
Diretora de Tecnologia
e Inovação

Professora
Amanda Xavier
Diretora de Planejamento,
Administração e
Desenvolvimento Institucional

Professor Tharcisio
Fontainha
Diretor adjunto de
Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional

Thiago Aragão
Diretor-adjunto de
Empreendedorismo

Jean-David
Caprace
Diretor Acadêmico

Thiago Ritto
Diretor-adjunto Acadêmico

Glaydston Ribeiro
Diretor executivo da
Fundação Coppetec

Antonio Figueiredo
Diretor superintendente
da Fundação Coppetec

Vanda Borges
Diretora adjunta de
Gestão de Pessoas

Cleide Lima
Diretora adjunta de Extensão

Topo