facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 05 04 at 18.46.15 2Foto: Fernando Souza/Arquivo AdUFRJDepois de consagrada a vitória da Chapa 10, dos professores Roberto Medronho e Cássia Turci, para a reitoria da UFRJ, é a vez de o Colégio Eleitoral da UFRJ se reunir para a segunda etapa do processo. Cabe aos conselheiros de todos os colegiados superiores da universidade elaborar a lista tríplice que será enviada ao presidente Lula para a nomeação do novo reitor. A reunião está marcada para o dia 16 de maio.
O Colégio Eleitoral segue o que regulamenta a Lei 9.192/95, com composição de, pelo menos, 70% de docentes. Técnicos e estudantes também formam o grupo. Fazem parte do Colégio Eleitoral os integrantes do Conselho Universitário, Conselho de Ensino de Graduação, Conselho de Ensino para Graduados, Conselho de Extensão Universitária e Conselho de Curadores.
Não existe na legislação atual uma vinculação formal entre a pesquisa feita com os três segmentos acadêmicos e as decisões do Colégio Eleitoral, mas os conselheiros costumam, tradicionalmente, respeitar a decisão da comunidade universitária. O vencedor da consulta interna encabeça a lista de candidatos a reitor, também como o mais votado no colegiado. Uma segunda lista, com os nomes dos candidatos a vice-reitor, é formada e também encabeçada pela vice da chapa eleita.
A posse da nova reitoria está prevista para acontecer no início de julho. Medronho e Turci comandarão a universidade até 2027.

NÚMEROS FINAIS
A apuração dos votos em separado para as eleições da reitoria da UFRJ foi encerrada na última terça-feira (2) à noite. A comissão eleitoral iniciou a contagem na sexta-feira, dia 28 de abril, logo após a totalização das urnas eletrônicas, mas pausou a apuração durante o feriado prolongado. O trabalho foi retomado na tarde do dia 2 e confirmou a vitória da Chapa 10, dos professores Roberto Medronho e Cássia Turci.
Confira os números:

Chapa 10
Professores: 2.253 votos – equivalentes a
18,2 pontos paritários
Técnicos: 2.536 votos – equivalentes a 10,3 pontos paritários
Estudantes:
6.835 votos – equivalentes a 3,3 pontos paritários
Total ponderado Chapa 10:
31,8 pontos paritários

Chapa 20
Professores: 835 – equivalentes a 6,7 pontos paritários
Técnicos: 2.066 – equivalentes a 8,4 pontos paritários
Estudantes: 9.792 – equivalentes a 4,7 pontos paritários
Total ponderado Chapa 20: 19,9 pontos paritários

COMO É O CÁLCULO
A fórmula paritária calcula o quociente de votantes pelo total de eleitores aptos de cada segmento (docentes, técnicos e estudantes), por chapa. Em seguida, multiplica-se o quociente de cada grupo por 1/3 e somam-se todos os quocientes. Por fim, multiplica-se por cem para se chegar ao percentual ponderado de votos por segmento.

Topo