facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 02 16 at 20.37.42Pela primeira vez em 41 anos de história do Andes, quatro chapas irão disputar a direção do sindicato nacional. Há professores da UFRJ em três das quatro chapas. As eleições serão nos dias 10 e 11 de maio.
Os candidatos se inscreveram no último dia do congresso e apresentaram os três nomes que compõem o triunvirato de cada grupo. O regimento exige que as chapas tenham 83 docentes. A nominata completa pode ser entregue até abril. Conheça um pouco das chapas e leia trechos dos manifestos das candidaturas.

CHAPA 1
Apoiada pela diretoria, a Chapa 1 é encabeçada pelos professores Gustavo Seferian (UFMG), Francieli Rebelatto (Unila), e Jennifer Webb Santos (Colégio de Aplicação da UFPA). O professor Luis Acosta (Serviço Social da UFRJ) integra a chapa.

“ANDES PELA BASE, OUSADIA PARA
SONHAR, CORAGEM PARA LUTAR”
Consideramos que é central concentrar esforços para derrotar a extrema-direita... Também é crucial fortalecermos a unidade de nossa classe, pois o divisionismo no campo classista apenas fortalece o capital...
Queremos que nosso sindicato continue ativo no enfrentamento às contrarreformas, no combate aos ataques contra os serviços públicos e nas campanhas pela recuperação das perdas em nossos salários e nossa carreira. Também queremos que nosso sindicato permaneça atuando com independência de classe.

CHAPA 2
O triunvirato que lidera a Chapa 2 é formado pelos professores André Guimarães (Unifap), Celeste dos Santos Pereira UFPel) e Wilson do Vale Madeira (UFMA). A professora Marinalva Oliveira (Faculdade de Educação da UFRJ), ex-presidente do Andes, integra a chapa.

“ANDES-SN CLASSISTA E DE LUTA”
É fundamental que o sindicato não esteja subordinado a qualquer órgão público ou privado e tenha autonomia com relação a administrações, governos, partidos e ou grupos políticos... O caráter classista que queremos resgatar parte do reconhecimento e da denúncia da mais ampla opressão realizada sobre os trabalhador(as). Defendemos indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão... Defendemos a autonomia universitária como norma autoaplicada, a ampliação das ações afirmativas e a expansão dos investimentos na melhoria do ensino.

CHAPA 3
A chapa 3, Renova Andes, é liderada pelos professores Antônio Pasquetti (UnB), Eleonora Ziller (UFRJ), ex-presidente da AdUFRJ, e Erika Suruagy (UFRPE). O Renova é o maior coletivo de oposição à atual direção do sindicato.

“RENOVA ANDES: PARA LIDERAR
UM RENASCIMENTO DA VIDA SINDICAL”
A Chapa Renova Andes se apresenta como oposição à direção que, há anos, está à frente do nosso sindicato... Queremos resgatar o caráter sindical do Andes, por meio de um enfoque prioritário na carreira e nos direitos previdenciários da categoria. O Andes precisa retomar as relações com as entidades do movimento da Educação, em particular sua presença no Fórum Nacional Popular da Educação, bem como com as associações científicas que sempre foram parceiras históricas do movimento docente.

CHAPA 4
A quarta chapa se apresenta como representante da Quarta Internacional e é encabeçada pelos professores Soraia Carvalho (UFPE), Raphael Góes Furtado (UFES) e Gisele Cardoso Costa (UFAM).

“POR UM ANDES CLASSISTA E DE
OPOSIÇÃO AO GOVERNO BURGUÊS
DE LULA/ALCKMIN”
É um momento importante para a categoria avaliar os rumos de nosso sindicato. Diante da necessidade de enfrentar os ataques de Bolsonaro, em vez de a diretoria erguer a luta da categoria por seus direitos, partiu para o completo adesismo à então chapa (e agora governo) de Lula/Alckmin. O balanço nos leva a construir uma chapa comprometida com a defesa da educação pública, da autonomia universitária, dos salários e direitos da categoria docente; e que fortaleça a unidade de professores junto aos estudantes, técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados; junto aos demais trabalhadores... que integram, com outros segmentos, a imensa maioria oprimida do país.

Topo