facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

68c10378 2fb3 4439 a72e 066254d39976Bem-te-vi: foto de Daniel MelloIgor Vieira

No Observatório do Valongo, não é necessário olhar pela lente de um poderoso telescópio para enxergar beleza no céu. Desde 2016, a professora Silvia Lorenz-Martins e o técnico Daniel Mello, adeptos da observação de pássaros, já registraram mais de 40 espécies no bucólico jardim da unidade.
A atividade culminou no Catálogo de Aves do Valongo, divulgado em dezembro, com 39 delas — uma parte desenhada por estudantes da Escola de Belas Artes. A publicação é fruto do projeto de extensão Voos, coordenado pela decana do CCMN, Cassia Turci, e ligado ao Laboratório de Representação Científica (LaRC). Com participação de professores e alunos do CCMN, do CCS e do CLA, a iniciativa busca conectar arte e ciência.
A professora Silvia explicou a motivação para o projeto com brilho nos olhos. “A gente naturalmente se interessa pela natureza. Em 2019, eu e Daniel tínhamos o catálogo pré-pronto. Na pandemia, os alunos da EBA, com base em nosso acervo, assistiram a palestras e aulas online sobre aves e desenho científico”. O catálogo também conta com informações sobre as espécies.
O Voos é ambicioso e está abrindo as asas. Os próximos passos são um catálogo das aves do Fundão, uma exposição na Semana de Integração Acadêmica (SIAC), a impressão de uma asa articulada em 3D para estudo, livros infantis para colorir, e até mesmo um site com a imagem e o canto dos pássaros. O céu é o limite.e81f493e e723 4606 b2c1 4d8133647c81gavião-carijó - ilustração de Suellen Rodrigues Martins
“Para se ter uma ideia, são 180 espécies de aves no Jardim Botânico, e mais de 200 no Fundão. Queremos que as pessoas saibam da nossa riqueza em biodiversidade, e mostrar o que cerca quem está na UFRJ, a beleza das aves e onde observá-las”, diz a professora. “Com isso, você valoriza a natureza, o meio ambiente, a vida”, completa.
O astrônomo Daniel se orgulha do Valongo. “O Observatório é promotor da astronomia e da ciência. Agora, com o catálogo, ele é colocado como uma área verde urbana de suma importância, a única do Morro da Conceição e uma das poucas do centro do Rio”, afirma, no jardim que foi cultivado de forma voluntária e coletiva pela comunidade do observatório, ao longo dos anos.
“O catálogo serve como guia deste hobby. Quem se interessar vem aqui e já sabe onde procurar, quais os hábitos dos pássaros, o que comem e em que estação”, explica o astrônomo. Daniel lembra que o Brasil é o segundo país com maior biodiversidade de aves — só fica atrás da Colômbia. “A observação se popularizou há ‘apenas’ dez anos no Brasil. O catálogo então se soma aos materiais em português”.
0396e644 6ef7 4b5c b038 4f3cd86dc41bTeque-teque - ilustração por Flavia FontesCriada durante os tempos difíceis da pandemia, a publicação também serviu para animar os participantes. A extensionista Flávia Fontes, da EBA, que fez o desenho do Teque-Teque e da Cambacica, relatou sua experiência. “Eu ia para faculdade no período integral. De repente veio o confinamento, tudo parou, a vida estava vazia. O projeto me ajudou porque foi constante, desde 2020, com palestras, produção, e interação. A partir delas e das fotografias, fizemos os desenhos”.
Flavia valoriza o conhecimento aprendido com fotógrafos, biólogos, taxidermistas e ornitólogos, além de apaixonados pelas aves em geral. “Muita gente sabe de aves sem ser necessariamente dessa área. É bom saber que as pessoas se interessam”.

CIÊNCIA CIDADÃ
Com o trabalho, a professora Silvia também ajuda a promover a chamada “ciência cidadã”. Em fóruns de discussão online, os aficionados postam fotos das aves e áudios dos cantos, de forma organizada, com etiquetas e marcadores. A informação, gerada de forma voluntária, ajuda pesquisadores e cientistas. “As pessoas registram a foto com informações como e onde a foto foi tirada, data, idade e sexo. Isso é ciência cidadã, é importante”, afirma.
Silvia brinca ao ser indagada se a sua formação como astrônoma ajuda na observação de aves. “Estou aco054d2804 c7e9 469d bd32 fe8ced2fd124Guaracava - foto de Silvia Lorenz-Martinsstumada a olhar para cima (risos). Mas não tem muito a ver, exceto que a câmera que uso para tirar foto do céu, também tiro dos pássaros”, conclui.

Topo