facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

cd202f29 410f 460d 8e4a d11f8909bb54O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ (Nupem), em Macaé, no Norte Fluminense, acaba de ganhar um incentivo e tanto para a expansão de suas atividades. A prefeitura local, por meio do decreto 04/2023, de 11 de janeiro, declarou de utilidade pública um terreno de 13 mil metros quadrados, contíguo ao Nupem, que será doado ao instituto para a ampliação do Laboratório de Pesquisas de Doenças Emergentes e Negligenciadas e para a criação de novos cursos de graduação.
Segundo a diretora do Nupem, Cintia Monteiro de Barros, a ideia é que o laboratório expandido seja uma referência em diagnóstico avançado na região Norte Fluminense. “E não apenas para covid-19, mas para outras doenças como zika e chikungunya”, diz a professora. A ampliação do laboratório poderá contribuir também para a qualificação continuada de alunos da UFRJ e de outras universidades sediadas na Região Norte Fluminense, nas áreas de Saúde e Ciências Biológicas, propiciando a formação de mais mestres e doutores.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), acredita que a expansão do Nupem credencie o município a se tornar uma referência em ensino e pesquisa. “Agora é hora de expandir a universidade aqui, é um legado. A ideia do município é desapropriar uma área próxima para avançar e construir mais laboratórios para o Nupem. Tenho certeza de que vamos ter nos próximos anos um mega complexo universitário para atender Macaé e o país”, avalia o prefeito.ead0c9ad abc2 4159 964e 7c7551a3166bPARCERIA: A diretora do Nupem, Cintia Monteiro de Barros, e o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, selaram acordo para expansão das atividades do instituto, que terá seu Laboratório de Doenças Emergentes e Negligenciadas ampliado e três novos cursos de graduação

NOVOS CURSOS
De acordo com Cintia Monteiro de Barros, a cessão do terreno vai permitir a implantação de novos cursos de graduação, o que é também um desejo da prefeitura. “Hoje nós temos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas. A ideia é expandir, não só com atividades ligadas ao cuidado com o meio ambiente — e que são a base do surgimento do Nupem —, mas também para áreas do campo da Saúde, como Biologia Molecular, Bioquímica e Morfologia, entre outras”, adianta a professora.
A diretora do Nupem diz que sua equipe está trabalhando nos projetos político-pedagógicos de novos cursos de graduação para apresentar ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e à reitoria da UFRJ. “São cursos de Oceanografia, Biomedicina e Licenciatura Interdisciplinar, este voltado à formação de profissionais que atendam às escolas da região”, diz Cintia.
O curso de Oceanografia trará maior compreensão dos oceanos e da área costeira do Norte Fluminense, explorada pela indústria de petróleo e gás, além de capacitação de profissionais na região. Já o curso de Licenciatura Interdisciplinar terá como foco a melhoria na formação de professores, capacitando-os a atuar em escolas de Ensino Médio e Fundamental de todo o Norte Fluminense.

PARCERIA NA PANDEMIA
Cintia Monteiro de Barros lembra que o trabalho em conjunto com a Prefeitura de Macaé se fortaleceu em um momento de alta tensão: a pandemia da covid-19. “Nós estabelecemos naquele momento várias parcerias públicas e privadas, e uma delas foi com a Prefeitura de Macaé, que tinha um centro de testagem. Todas as amostras dos pacientes iam para o Nupem para análise molecular. Isso em uma época em que nem os laboratórios privados realizavam testes moleculares para covid-19. Esse trabalho em parceria rendeu análises para 15 mil testes e gerou conhecimento científico. Nós temos três publicações em revistas científicas internacionais com análises de dados desses testes, e esse trabalho continua”, lembrou a diretora do Nupem.
Por conta desse trabalho conjunto, a prefeitura construiu parcialmente o Laboratório Integrado de Doenças Emergentes e Negligenciadas e previu a sua expansão para o terreno que agora será doado ao Nupem. O instituto tem hoje 60 docentes, 40 técnicos e cerca de 500 alunos nos cursos de graduação e pós-graduação.

Topo