facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 11 04 at 18.43.25 1Foi uma batalha árdua, extenuante, histórica. E a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nos traz um misto de alívio e orgulho. Alívio pela certeza de que a educação pública voltará a ser respeitada, depois de tão atacada e menosprezada pelo governo Bolsonaro. E orgulho porque nossa diretoria foi fiel a um compromisso assumido ainda em sua campanha à AdUFRJ — o de apoiar o candidato do campo democrático com mais chances de derrotar Bolsonaro —, e se engajou de várias formas no esforço coletivo da sociedade civil para eleger Lula.

Não foi uma caminhada fácil. Enfrentamos o imobilismo do Andes, que assumiu uma inexplicável posição de neutralidade no primeiro turno, e que só veio se juntar à campanha em apoio a Lula no segundo turno. Encaramos cortes sucessivos de orçamento que levaram a UFRJ a negociar contratos e pagamentos para continuar funcionando. E fomos às ruas em 18 de outubro para protestar, com ações no Rio e em Macaé. Mas vencemos tudo isso. E é também com orgulho que resumimos, nas páginas 4 e 5, toda essa trajetória de nosso sindicato em defesa da universidade pública e da democracia, simbolizada pela vitória de Lula.

Temos muito trabalho pela frente. O presidente eleito terá de reconstruir o país, esfacelado em tantas frentes pelo desgoverno Bolsonaro. O que nos enche de esperança é a centralidade que a área de Educação voltará a ter no âmbito federal. Em seu discurso da vitória na Avenida Paulista, no domingo (30), Lula reafirmou esse compromisso: “Educação não é gasto. É investimento no futuro”. Nossa matéria da página 3 aborda as expectativas de entidades como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) pelo diálogo com o futuro governo.

Diálogo é também o que se espera da relação de Lula com os governadores eleitos em outubro. Sobretudo com aqueles que apoiaram Bolsonaro, como Cláudio Castro, no Rio; Tarcísio de Freitas, em São Paulo; e Romeu Zema, em Minas Gerais. Em entrevista na página 6, a cientista política Mayra Goulart, vice-presidente da AdUFRJ, analisa o cenário político pós-eleições com o foco na relação entre o governo federal e os estaduais.

Na página 7, trazemos a cobertura sobre o Consuni Extraordinário desta quinta-feira (3). E, na página 8, registramos a confraternização dos docentes promovida pela AdUFRJ em comemoração à vitória de Lula, no Fórum de Ciência e Cultura. O nome do encontro não poderia ser mais apropriado: Festa da Democracia.
Boa leitura!

Topo