facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 10 28 at 08.31.16 3A AdUFRJ fez o L desde julho deste ano e intensificou suas ações políticas pela candidatura do presidente Lula na medida em que avançava a campanha eleitoral. Na mesma urgência de quem tem tudo a perder e com a alegria de quem acredita que verá ‘a manhã renascer e esbanjar poesia’, os professores da UFRJ fortaleceram a atuação em defesa da democracia e pelo único candidato capaz de derrotar Bolsonaro nas urnas. A certeza de que a universidade não sobreviverá a um segundo governo autocrático guiou a diretoria em todas as ações desenvolvidas, especialmente nos últimos três meses.
Uma das primeiras tarefas foi ajudar a construir o Comitê de Luta UFRJ, que iniciou formalmente suas atividades em 6 de julho. A AdUFRJ também estava presente no primeiro grande comício de Lula, na Cinelândia.WhatsApp Image 2022 10 28 at 08.31.16 2
No âmbito sindical, a associação defendeu, no Conselho do Andes, a necessidade de os professores universitários de todo o Brasil apoiarem Lula contra Bolsonaro. Não aconteceu no primeiro turno, mas, alvíssaras, se tornou realidade a declaração do Sindicato Nacional a favor de Lula para o segundo turno das eleições.
WhatsApp Image 2022 10 28 at 08.31.16 4As ruas viraram palco de inúmeras ações. O saber universitário foi levado para a praça. Madureira, Praça XV e Quinta da Boa Vista foram lugares escolhidos para fazer a universidade pública ser vista fora de seus muros. Salas de aula e laboratórios de pesquisa e extensão foram criados a céu aberto. Tudo para dizer: “Bolsonaro quer destruir toda essa riqueza”.
O sindicato não parou nas demonstrações do quanto a Educação e a pesquisa são importantes para a sociedade. Manifestações junto com os estudantes e técnicos da UFRJ foram fundamentais para denunciar os cortes na área.WhatsApp Image 2022 10 28 at 08.31.16 1
Os últimos dias exigiram mais. Panfletagens, adesivaços, carreatas, passeatas. A AdUFRJ, em sua diretoria e seu corpo de funcionários, foi incansável.“Mais do que virar votos, nós também atuamos como formadores de opinião, dando argumentos para que quem já vota no Lula consiga convencer outras pessoas a também votarem”, acredita a professora Mayra Goulart, cientista política e vice-presidente do sindicato.
Nesta última edição antes da eleição mais importante de nossas vidas, encerramos com a fala da moradora de Madureira Elaine Santos. “Eu vivi os melhores anos da minha vida nos governos Lula. Realizei sonhos. Meus três filhos se formaram na UFRJ e agora luto pelos meus netos, para que eles possam ter políticas públicas que os levem também à universidade”. Vamos juntos, Elaine. Bom voto para todos nós!

WhatsApp Image 2022 10 28 at 08.29.53 1WhatsApp Image 2022 10 28 at 08.31.16

Topo