facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

richeA professora Cristina Riche, ouvidora-geral da UFRJ entre 2007 e 2021, foi agraciada com a Medalha Minerva do Mérito Acadêmico, no último Consuni. A relatora do processo e decana do Centro de Letras e Artes, professora Cristina Tranjan, fez um parecer afetuoso, aprovado por aclamação. “Ambas crescemos no seio da colônia árabe no Rio de Janeiro e temos famílias cujos relacionamentos se entrelaçam”, disse. “Você foi luz dos olhos de tantas pessoas cujos problemas pareciam sem solução”. Decano eleito do CFCH, o professor Vantuil Pereira também saudou a ex--ouvidora. “Mais que um reconhecimento, a medalha é um agradecimento”.

Mudanças na avaliação docente

O Consuni do dia 30 aprovou uma mudança na avaliação docente para fins de promoção, progressão funcional e estágio probatório. As notas dos docentes cujos períodos aquisitivos coincidam com o ensino remoto da UFRJ (de março de 2020 a abril de 2022) deverão ser multiplicadas por um fator de correção de 1,5 ponto. Além disso, haverá possibilidade de aprovação na avaliação mesmo se as atividades dos grupos II ou III (Pesquisa ou Extensão) ficarem zeradas durante o ensino remoto. As mudanças foram propostas pela Comissão Permanente de Pessoal Docente para não penalizar os professores em suas avaliações nos períodos remotos.

APROVADA POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

A UFRJ aprovou sua política para ampliar a cooperação em projetos culturais, de pesquisa e extensão com universidades e instituições de pesquisas de todo o mundo. A nova resolução modifica a estrutura deliberativa da área de internacionalização. A formalização era exigida pela Capes. As unidades acadêmicas, órgãos suplementares e campi avançados também deverão formar coordenações de internacionalização. A resolução prevê, ainda, que a UFRJ destine investimentos anuais para a área até que atinja 1% de sua dotação orçamentária. A universidade deverá garantir alojamento e alimentação para visitantes internacionais.

Adeus ao professor Fernando Martins

O Consuni manifestou pesar pelo falecimento do professor Fernando Sérgio Viana Martins, da Faculdade de Medicina. Nascido em 1952 em Campos dos Goytacases, ele ingressou como aluno ainda nos anos 70. Depois da residência médica no Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, assumiu como professor da Medicina, em 1983. A moção destacou algumas importantes iniciativas do professor, uma delas, a concepção e implantação, em 1997, do Centro de Informação em Saúde para Viajantes da UFRJ, primeiro centro exclusivamente dedicado à medicina de viagem no Brasil.

Topo