facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 06 10 at 19.47.31Fotos: Silvana SáDepois de 20 anos de espera, o Instituto de Física finalmente parece estar mais próximo da transferência de suas atividades para o novo prédio. A UFRJ foi contemplada em um edital do MEC de apoio a obras inacabadas. O financiamento de R$ 1,5 milhão será utilizado na climatização do edifício.

A verba já está na UFRJ e os documentos estão em análise na PR-3, informa o diretor do IF, professor Nelson Braga. “Passamos a documentação na segunda-feira, dia 6”, conta. “Já tínhamos um projeto em execução pela Coppetec, com verbas provenientes de emendas parlamentares e de recursos próprios da universidade, para implantação da rede de internet, telefonia e dados no prédio”, informa o diretor. “A Coppetec, então, fez uma atualização do Plano de Trabalho com um aditivo sobre a climatização do prédio. Nesse plano, consta o orçamento da obra para que a reitoria transfira o valor à fundação, que vai executar o projeto”.

Nelson Braga acredita que, com esta etapa concluída, a mudança aconteça em pouco tempo. “Precisamos aguardar o trâmite da abertura de licitação e a conclusão das obras, mas estou muito otimista de que agora temos um horizonte. Creio que em menos de dois anos essa mudança esteja concluída”.

O prédio novo do IF começou a ser construído em 2003. Uma série de problemas travou a obra na metade. A retomada aconteceu em 2010. A construção foi finalizada em 2014, mas somente em 2019 houve a ligação da energia elétrica. O novo edifício fica próximo ao CCMN, atrás do esqueleto do que seria um alojamento estudantil.

ELEVADORES
Esperança também para a comunidade que utiliza os andares superiores do Bloco A do CT. Denunciada na edição 1.227 do Jornal da AdUFRJ, a precária situação dos equipamentos parece estar com os dias contados. A universidade também foi contemplada em edital do MEC para ações de acessibilidade. O valor disponível para aquisição e instalação dos novos elevadores é de R$ 2 milhões. “É uma ótima notícia no meio de tantos cortes”, comemora o pró-reitor de Finanças, professor Eduardo Raupp. “O dinheiro já está disponibilizado para a universidade”, afirma Raupp.WhatsApp Image 2022 06 10 at 19.50.49

O superintendente do CT, Agnaldo Fernandes, acredita que até o final do ano o contrato para instalação dos novos elevadores esteja pronto. “Temos expectativa de ainda em 2022 termos um contrato assinado para resolver o problema”, diz.

Agnaldo conta que em março deste ano, em conversa com a PR-3 sobre alternativas para solucionar o caso, surgiu a possibilidade de pleitear os recursos ao MEC. “Orientados pela direção da PR-3, preenchemos um formulário com as justificativas e enviamos à pró-reitoria”, conta. “A equipe da decania concluiu o Estudo Técnico Preliminar. Agora, o processo está na fase de elaboração do Termo de Referência pela equipe da pró-reitoria de Gestão e Governança e a decania está fazendo a pesquisa de preços”, explica Agnaldo.

DESESPERO
A gota d’água da crise dos elevadores foi o incidente sofrido pelo professor Cláudio Cerqueira Lopes, titular do Instituto de Química. Ele ficou preso com outras quatro pessoas por mais de uma hora, no dia 10 de maio. A imagem do professor sentado no chão, passando mal, comoveu a comunidade acadêmica.

“Fico feliz e agradecido que minhas orações tenham sido ouvidas”, comemora o professor. “Este recurso é fundamental para preservar as vidas de estudantes, funcionários, professores e pessoas externas à UFRJ que entregam produtos e serviços para viabilizar atividades de ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Química”, finaliza.

Topo