facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 06 10 at 19.24.59 2Diretoria da AdUFRJ

A semana que se encerra com a confirmação da perda de mais verbas das instituições federais de ensino superior — só na UFRJ, são R$ 12 milhões — exige de todos nós uma postura firme em defesa da educação pública brasileira, alvo prioritário dos ataques do governo de destruição de Jair Bolsonaro. Se na segunda-feira (6), o Executivo confirmou o bloqueio de mais R$ 6,96 bilhões do orçamento da Educação, na quinta-feira (9), milhares de pessoas foram às ruas em pelo menos 50 cidades do país, em protesto contra os cortes. Que o agonizante governo Bolsonaro não se engane: não vamos nos calar diante dos seus desvarios autoritários.
Junto com outros sindicatos e entidades estudantis, a AdUFRJ participou ativamente da construção do ato do dia 9 no Centro do Rio (veja AQUI). E esse movimento será ainda mais forte daqui por diante. Vamos nos articular com outras entidades do campo democrático e formar fileiras contras os derradeiros desmandos deste governo que será varrido do Planalto nas eleições de outubro. No próximo dia 14, vamos fazer uma atividade conjunta com o SINTUFRJ e o DCE Mário Prata no ato Ocupa Brasília em Defesa da Educação Pública e Contra as Privatizações, que promete ser mais um marco em defesa do país.
Convocamos todos os professores da UFRJ a se engajarem nessa mobilização. Teremos nos próximos dias dois encontros importantes. No dia 15, nosso Conselho de Representantes vai referendar a escolha dos 14 novos docentes eleitos nos dias 6 e 7, reforçando essa vital instância do sindicato. E no próximo dia 22 vamos nos reunir em assembleia para debater os cortes nos orçamentos da Educação e escolher os nossos delegados ao 65º Conad do Andes, a ser realizado entre os dias 15 e 17 de julho na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista (BA).
Defender a educação pública, gratuita e de qualidade não é só participar de articulações políticas e de protestos, como a AdUFRJ tem feito e vai continuar a fazer. É também levar às ruas o que as universidades produzem em favor da vida e do desenvolvimento do Brasil: ensino, pesquisa e extensão. Por isso, no próximo dia 25, todos estão convidados a participar do evento UFRJ na Praça, no Parque Madureira. Com atividades lúdicas, vídeos, aulas, exposições e instalações, professores da UFRJ vão interagir com o público para mostrar como a Ciência está presente em nosso dia a dia e como as universidades podem ser acessíveis a todos. Confira mais detalhes AQUI.
Vamos ganhar as ruas, de todas as formas!
Boa leitura!

Topo